Siga-nos

Património

Escavações arqueológicas em Safara, Moura

Dia aberto realiza-se a 20 de julho 

TDS noticias

Publicado

em

Dado o sucesso dos trabalhos arqueológicos do ano passado, iniciou-se a segunda campanha de escavação no Castelo Velho de Safara, a decorrer durante os meses de Junho e Julho de 2019. 

Até ao momento foram já identificadas várias estruturas datadas da época Romano Republicana (século I a.C.), destacando-se vários troços de muralha à qual estão adossados diversos pequenos compartimentos provavelmente destinados ao armazenamento de recursos alimentares. 

Paralela à muralha, encontrou-se uma via de circulação junto da qual é possível que se tenha desenvolvido a zona residencial do povoado. A cultura material confirma a presença romana, mas indicia também uma forte presença de populações da II Idade do Ferro (séculos IV a I a.C.), havendo igualmente vestígios cerâmicos datados do 3.º milénio a.C., de cronologia Calcolítica. 

Entre a equipa internacional da South-West Archaeology Digs (SWAD) constam participantes de mais de 10 nacionalidades, estando a direção científica a cargo dos portugueses Mariana Nabais e Rui Monge Soares. Os trabalhos arqueológicos têm o apoio de várias entidades, como a University College London, a University College Dublin, a Câmara Municipal de Moura, a União de Juntas de Freguesia de Safara e Santo Aleixo, ADC Moura e a Empark. 

Durante a escavação têm vindo a decorrer atividades pedagógicas com os alunos da Escola Primária de Safara, que culminarão com a visita dos alunos ao sítio arqueológico. No dia 20 de Julho realiza-se o Dia Aberto, em que todos os interessados estão convidados a participar numa visita ao Castelo Velho de Safara e à escavação, e a apreciar os artefactos descobertos no local. 

No final das escavações, entre 30 de Agosto e 1 de Setembro, realiza-se na Casa da Moagem de Safara uma exposição da fotógrafa Ana Paganini sobre os trabalhos desenvolvidos pela SWAD, bem como uma palestra dos arqueólogos responsáveis reportando os resultados das campanhas arqueológicas realizadas. 

A Câmara Municipal de Moura apoiou desde o primeiro momento este projeto, tendo disponibilizado, este ano, um conjunto de recursos, designadamente financeiros, transporte, topografia e visitas guiadas ao centro histórico da cidade.

Autarquias

Retomados os trabalhos em Santa Catarina Sítimos

Trabalhos pretendem obter mais documentação arqueológica

TDS noticias

Publicado

em

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal está a proceder a trabalhos arqueológicos de manutenção na estação arqueológica de Santa Catarina de Sítimos.

O plano de atividades está a ser levado a cabo por técnicos do setor de Arqueologia, Património e Museus do Município de Alcácer, e foi adotado no sentido de retomar intervenções arqueológicas interrompidas em 2006/2007.

Os trabalhos pretendem obter mais documentação arqueológica de forma gradual na área intervencionada.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Outubro 2019
S T Q Q S S D
« Set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul