Siga-nos

Agenda

ENTRUDANÇAS em tempo de carnaval animam Entradas

A dança, a música, o cante e a gastronomia são o mote, permitindo que se explorem as diferentes propostas artísticas nacionais e internacionais que transformam o festival num espaço aberto de diálogo intercultural. 

Amilcar Matos

Publicado

em

O Entrudanças regressa a Entradas, concelho de Castro Verde, de 1 a 3 de Março, evocando a Lucerna, numa homenagem à luz e à história da região. Na sua décima nona edição (e a décima sexta na vila de
Entradas), a PédeXumbo, a Câmara Municipal de Castro Verde e a Junta de Freguesia de Entradas, entidades organizadoras do festival, lançam o convite para que os públicos aproveitem estes três dias de festival e venham viver um Entrudo diferente na planície alentejana. 

‘Danças da Gasconha, Danças Gregas Antigas, Danças Circulares Sagradas, Danças Portuguesas, Forró e Samba da Gafieira e muito mais’

O folk europeu predomina e o cartaz deste ano é composto por projetos como os belgas Duo de Schepper-Sanczuk e os franceses La Base Duo, que nos brindam com repertório da Gasconha. De Portugal chegam Delicatessen, Forró Power Trio, Ledok, Nat-u-Ra e Parapente700 com Juan de La Fuente.

Mas num festival onde o público mais do que espetador é participante, o programa preenche-se com inúmeras oficinas. Quem vier ao Entrudanças este ano vai poder aprender a dançar Danças da Gasconha, Danças Gregas Antigas, Danças Circulares Sagradas, Danças Portuguesas, Forró e Samba da Gafieira, entre outras. Haverá também uma oficina de Cante, dinamizada por Celina da Piedade e oficinas de instrumentos e gastronomia. Também há um espaço na programação dedicado aos mais pequenos com contos, oficinas de manualidades, magia, cante em família e passeios para todos!

Uma festa que será vivida em tradição nas ruas e diferentes espaços de Entradas, que se transformarão em palcos de concertos, animações, exposições, convívio e partilha.

Agenda

Festival Sete Sóis Sete Luas chega a Castro Verde

O Festival Sete Sóis Sete Luas 2019 é promovido, nesta sua XXVII edição, por uma Rede Cultural de 30 cidades de 10 Países do Mediterrâneo e do mundo lusófono: Brasil, Cabo Verde, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Itália, Marrocos, Portugal, Tunísia.

TDS noticias

Publicado

em

Castro Verde recebe nos dias 6, 7 e 8 de setembro de 2019, o XXVII Festival Sete Sóis Sete Luas, rede cultural que o concelho integra desde 2000.

Com uma programação rica e variada, onde as diferentes formas de expressão cultural do Mediterrâneo e do mundo lusófono encontram lugar, a aposta passa por proporcionar momentos de partilha, aprendizagem e descoberta, através da realização de diferentes espetáculos e apresentações de rua, que irão acontecer no Anfiteatro Municipal e junto à Igreja dos Remédios.

Durante estes dias o Festival apresenta em Castro Verde o virtuoso mandolinista italiano, Mimmo Epifani que, em conjunto com “The Barbers”, interpreta um repertório original, ligado a instrumentos de corda, como bandolim, mandola, mandoloncello e aos instrumentos étnicos utilizados nos salões de barbeiros de Salento, no sul de Itália. Também a Orkestra Popular Des 7Luas (Mediterrâneo), produção original do festival que reúne músicos do Brasil, Itália, Espanha, Portugal, e Guiné-Bissau, se apresenta em concerto nesta edição do festival, num concerto onde visita a música popular destes países do Mediterrâneo e do Mundo Lusófono.

Dino D’Santiago (Cabo-Verde / Portugal), nome incontornável da cena atual da música portuguesa, é outro dos músicos que se apresenta em Castro Verde, num espetáculo onde não faltarão os sons da tradição cabo-verdiana, em sintonia com o peso contemporâneo da música eletrónica.

As sonoridades tradicionais do Alentejo também marcam presença nesta edição do festival, através das melodias do grupo de música popular Cantares do Sul (Portugal).

A animação de rua fica a cargo de Yldor Llach (Espanha), artista catalão circense, que aqui apresenta o seu espetáculo de bicicleta acrobática “Sobre Rodas”, e dos Irmãos Esferovite (Portugal), que trazem uma aventura musical e circense.

Nas artes plásticas, destaque para a abertura da exposição “Meus aCORdes” e realização simultânea de um laboratório de pintura mural, pela mão de Tutu Sousa (Cabo-Verde), um autodidata no domínio da pintura e escultura. No seu percurso artístico fazem parte exposições individuais e coletivas em Cabo Verde, vários países europeus e nos EUA, tendo efetuado dezenas de pinturas murais e decorativas.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Agosto 2019
S T Q Q S S D
« Jul    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul