Siga-nos

Saúde

Entrou em funcionamento em Évora Área Dedicada à COVID-19 (ADC-Comunidade)

Pretende-se aumentar a capacidade de resposta ao diagnóstico COVID-19, nomeadamente a realização de testes.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Dando cumprimento à norma 004/2020 de 23 de março, emitida pela Direção-Geral da Saúde entrou em funcionamento, a Área Dedicada COVID-19 (ADC-Comunidade) em Évora nas instalações do Complexo Desportivo de Évora, cedidas pela Câmara Municipal de Évora, de forma a aumentar a capacidade de resposta ao diagnóstico COVID-19, nomeadamente a realização de testes.

No caso de suspeita deverá sempre ligar a Linha SNS24, e a partir de agora poderá também contactar a sua Unidade de Saúde Familiar/Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, para referenciação e encaminhamento.

De acordo com a nova norma, a avaliação feita pela Linha SNS24, ou pela USF / UCSP, permite o encaminhamento do doente suspeito de COVID-19 para:

– Autocuidados, em isolamento no domicílio e sob vigilância;

– Avaliação médica em Áreas Dedicadas COVID-19 nos Cuidados de Saúde Primários (ADC-COMUNIDADE);

– Avaliação médica em Áreas Dedicadas COVID-19 nos Serviços de Urgência do SNS (ADC-SU);

– CODU/INEM.

A partir de hoje  os doentes suspeitos de COVID19 poderão também ser encaminhados para esta Área Dedicada COVID-19 (ADC-Comunidade).

Salienta-se a importância de contactar sempre a Linha SNS24 ou a sua Unidade de Saúde Familiar/Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados.

Segundo José Robalo, presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo, estão a ser tomadas várias diligências para dar cumprimento à nova norma em toda a região, em estreita articulação com a autoridade de saúde regional e com os Agrupamento de Centros de Saúde da região.

É fundamental que a população continue a cumprir também as recomendações da Direção-Geral da Saúde.

Saúde

Seis enfermeiros do Hospital de Beja com Covid 19

O Bloco Operatório não está encerrado, tendo sido verificadas condições de segurança para doentes e profissionais.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE confirma a existência de 6 casos de infeção por covid-19 entre profissionais de saúde do Bloco Operatório do Hospital de Beja.

Trata-se de 6 enfermeiros, que foram colocados, de imediato, em isolamento no domicílio.

Apresentam sintomas ligeiros e não inspiram cuidados.

Avaliada a situação, foi acionado o plano de contingência do Bloco.

Cumprindo as normas da Direção-Geral da Saúde, a Unidade de Saúde Pública, o Serviço de Saúde Ocupacional e o Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos da ULSBA, procederam à avaliação da situação, iniciando os procedimentos de avaliação de risco dos colaboradores, assim como o pedido de testes e isolamento dos casos suspeitos.

O Bloco Operatório não está encerrado, tendo sido verificadas condições de segurança para doentes e profissionais.

No entanto, por questões de reforço da segurança, foram canceladas algumas cirurgias programadas e será mantida uma avaliação rigorosa relativamente à atividade do Bloco Operatório.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

OUTRAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Categorias

ARQUIVO

error: Content is protected !!