Siga-nos

Educação

Ensino superior chega a Moura com curso superior de Turismo

Os interessados em obter mais informações devem contactar os serviços académicos do Instituto Politécnico de Beja ou a Câmara Municipal de Moura

TDS noticias

Publicado

em

Moura vai receber, pela primeira vez, um curso do ensino superior que estará disponível já no próximo ano letivo 2019/20.

Trata-se de uma parceria entre a Câmara Municipal de Moura, a Escola Profissional de Moura e o Instituto Politécnico de Beja, em articulação com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

O Município de Moura tem vindo a desenvolver esforços no sentido de enriquecer a oferta formativa existente no concelho, um objetivo que se materializa agora através do surgimento do Curso Técnico de Ensino Superior Profissional de Informação e Comercialização Turística, que funcionará nas instalações da Escola Profissional de Moura.

Será ministrado pelo corpo docente desta escola e do IPBeja.

“Ter um Curso TeSP na sede do concelho é uma forma dos nossos alunos poderem prosseguir os seus estudos no ensino superior, na área do turismo, sem terem de deixar o seu concelho, permitindo uma opção menos onerosa para as famílias e promovendo a igualdade de oportunidades” afirma Lurdes Balola, Vereadora da Câmara Municipal de Moura.

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais são uma nova formação superior com duração de dois anos, que incluem um estágio de um semestre numa empresa.

O acesso a um Curso pode ser feito de forma direta sem realização de prova, para titulares de um curso de Ensino Secundário Profissional Nível 4; titulares do 12.º ano completo, ou habilitação legalmente equivalente; titulares de um diploma de especialização tecnológica; e titulares de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

É também possível o acesso através do programa Maiores de 23.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Educação

Sines aprova gratuitidade de todos os transportes escolares

Com a medida agora aprovada, todos os estudantes e famílias ficam em situação de igualdade, independentemente da escola que frequentam ou do ponto do concelho onde residem.

TDS noticias

Publicado

em

A Câmara Municipal de Sines aprovou em reunião, por unanimidade, a assunção integral dos encargos com passes escolares dos alunos do ensino secundário.

A medida, com efeito a partir do presente ano letivo, 2019/2020, tem como objetivo o alívio das famílias desta despesa, contribuindo para a igualdade de acesso à educação e ensino e ajudando a prevenir o abandono escolar. A medida visa, ainda, promover a equidade, reduzindo assimetrias que se verificavam quando aplicados diretamente os apoios legalmente previstos para o transporte escolar.

A Câmara Municipal de Sines já garantia a 100% os custos dos transportes dos alunos dos três ciclos do ensino básico. Agora, passa a fazê-lo também para todos os alunos que frequentam o ensino secundário.

Dos 250 alunos do ensino secundário matriculados na Escola Poeta Al Berto, em Sines, no ano letivo 2018/2019, 21 usufruíram de transporte escolar na modalidade de circuito especial em transportes municipais (suportado a 100% pela Câmara Municipal) e 19 na modalidade de transporte público (suportado a 50% pela autarquia).

A Câmara também comparticipava 50% do passe dos alunos que, por não encontrarem áreas de educação específicas no nosso concelho, frequentaram a Escola Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém (oito alunos, no ano letivo 2017/2019), e a Escola Padre António Macedo, em Vila Nova de Santo André (19 alunos).

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Outubro 2019
S T Q Q S S D
« Set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul