Siga-nos

Agenda

 Encontro Regadio 2019 debate papel da água no desenvolvimento rural e planeamento do território 

O Encontro Regadio 2019 culmina com uma mesa redonda sobre “Os desafios para o Regadio”, com a participação de oradores convidados em representação das entidades que tutelam o regadio e das organizações dos agricultores regantes. 

TDS noticias

Publicado

em

A FENAREG e a Associação de Beneficiários do Mira organizam a 6 e 7 de Novembro, em Odemira, o Encontro Regadio 2019-XII Jornadas FENAREG, que terão como tema central o trinómio Agricultura-Ambiente-Território e os desafios dos Aproveitamentos Hidroagrícolas para além da gestão da água. 

Este evento assinala o 50º aniversário do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira, um perímetro de rega com 12.000 hectares de área beneficiada, cuja origem da água é a albufeira criada pela Barragem de Santa Clara, no rio Mira, onde se pratica uma agricultura de regadio com vocação exportadora e um forte contributo para o desenvolvimento sócio-económico do território do sudoeste alentejano e da costa vicentina, uma vez que o perímetro se estende pela faixa costeira entre Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira, até à povoação do Rogil, no concelho de Aljezur. 

A Barragem de Santa Clara e as infraestruturas do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira constituem ainda hoje o único investimento público verdadeiramente estruturante existente no concelho de Odemira, garantindo a disponibilidade de água para abastecimento público e suporte das atividades económicas. 

A situação particular deste perímetro de rega, que atualmente tem 94% da sua área classificada como Rede Natura, coloca uma série de desafios do ponto de vista da articulação das entidades gestoras do território e da conciliação das atividades económicas, nomeadamente a agricultura, com a proteção do ambiente e da orla costeira. 

Agenda

Castro Verde leva o melhor da região a Toronto

A Semana Cultural Alentejana da Casa do Alentejo em Toronto decorre entre 18 e 26 de outubro.

TDS noticias

Publicado

em

Foto: cm castro verde

A “embaixada” de Castro Verde será constituída pelo grupo “Cantares do Campo Branco”, formado por seis músicos do nosso concelho e que, deste modo, tem a sua estreia marcada neste evento muito especial junto da comunidade alentejana em Toronto, onde residem muitos castrenses.

O grupo “Cantares do Campo Branco” nasceu de um desafio feito pela Câmara Municipal a músicos do concelho, visando a presença no Canadá e, posteriormente, a consolidação de um projeto de música popular alentejana em Castro Verde.

Com a presença desta delegação, patrocinada pelo Município de Castro Verde, pretende-se consolidar os laços de amizade com a comunidade alentejana em Toronto e, contribuir para uma maior difusão da cultura e tradições do concelho.

A Semana Cultural Alentejana da Casa do Alentejo em Toronto decorre entre 18 e 26 de outubro, com um programa muito diversificado onde predominam os espetáculos de música alentejana.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Outubro 2019
S T Q Q S S D
« Set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul