Últimas:
Encontro Nacional das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens  – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Sociedade

Encontro Nacional das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens 

A partir de hoje em Reguengos de Monsaraz

Publicado

em

Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições

Encontro Nacional das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens

O Encontro Nacional de Avaliação da Atividade das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens vai decorrer de 22 a 24 de junho no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz. O encontro tem como tema “Crianças em contexto de crise” e é organizado pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, em articulação com a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do concelho.

Durante os três dias são esperadas mais de 400 pessoas, nomeadamente membros das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens de todo o país, docentes do ensino superior e investigadores na área da infância e da juventude, magistrados judiciais e do ministério público, psicólogos, assistentes sociais, sociólogos, educadores e professores, médicos, enfermeiros, terapeutas, entre outros.

A sessão de abertura realiza-se amanhã às 14h30 e terá as presenças de Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Lucília Gago, Procuradora Geral da República, Rosa Campaniço, Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Reguengos de Monsaraz e de Rosário Farmhouse, Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens. Junta-se à sessão de abertura através de vídeo a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

Pelas 14h45 haverá Cante Alentejano com os Encanta Modas, seguindo-se a conferência inaugural com a Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral. Maria João Fernandes, Vice-presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens vai apresentar às 15h45 o Relatório Anual de Avaliação da Atividade das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em 2021, decorrendo depois o debate sobre este documento. A partir das 16h45 estará aberta a Mostra da Prevenção.

O programa do segundo dia do encontro inicia-se às 9h30 com a sessão temática “Crianças e Saúde Mental”, que terá a participação de Rute Agulhas, psicóloga clínica e forense e de Teresa Goldschmidt, pedopsiquiatra e membro cooptado do Conselho Nacional da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, com moderação de Paulo Guerra, Juiz Desembargador. Pelas 11h30 vai ser apresentado o “Projeto Bem-Estar no Sistema de Proteção em Portugal” por André Tavares Rodrigues, autor e coordenador científico do projeto, seguindo-se meia hora depois a participação de membros de Comissões de Proteção de Crianças e Jovens envolvidas no projeto, nomeadamente de Matosinhos, Santa Maria da Feira, Beja, Elvas e Loulé. Às 12h30 realiza-se o debate desta temática com moderação de Maria João Leote de Carvalho, investigadora e membro cooptado do Conselho Nacional da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

Da parte da tarde, pelas 14h30, decorre a sessão sobre “Crianças – Violência e Conflitualidade”, com Fernanda Alves, Procuradora da República, os testemunhos de vida em contexto de violência doméstica por Luís Fernandes, psicólogo de Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental e de Cátia Silva, autora do livro “Sai da cama em que te deitas”, com moderação de António Castanho, psicoterapeuta e representante do Ministério da Administração Interna no Conselho Nacional da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

Às 16h30 realiza-se a sessão “Crianças – Processos de Promoção e Proteção e Lei Tutelar Educativa”, com intervenções de Maria João Fernandes, Vice-presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Catarina Pral, representante do Ministério da Justiça no Conselho Nacional da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e José Amaro, Diretor do Centro Educativo Navarro de Paiva, com moderação de Helena Gonçalves, Procuradora-Geral Regional de Lisboa. A fechar o dia, pelas 17h30 vai desfilar a Marcha Infantil da Associação Ani+.

Na sexta-feira, dia 24 de junho, os trabalhos abrem às 9h30 com a sessão “Crianças deslocadas da Ucrânia”, que terá a participação de Márcio Gagliato, consultor internacional da UNICEF e especialista em saúde mental e apoio psicossocial em emergências humanitárias, Sónia Almeida, Coordenadora Nacional da Garantia para a Infância, Hugo Monteiro, Inspetor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Ana Teresa Leal, Coordenadora do Gabinete da Família, da Criança e do Jovem da Procuradoria Geral da República, Inês Amaro, Diretora do Departamento de Desenvolvimento Social do Instituto da Segurança Social e Rita Gonçalves, Coordenadora do Núcleo de Assessoria do Apoio ao Conselho Diretivo do Alto Comissariado para as Migrações.

Pelas 11h decorre o debate com moderação de Rosário Farmhouse e meia hora depois vai atuar a Academia de Dança e Artes Performativas da Sociedade Artística Reguenguense.

A sessão de encerramento do Encontro Nacional de Avaliação da Atividade das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens realiza-se às 11h40 com intervenções de Marta Prates, de Rosário Farmhouse e de Jorge Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Justiça.

Agricultura

Feira Comercial e Agrícola do Poceirão

32.ª edição da Feira Comercial e Agrícola do Poceirão

Publicado

em

de 1 a 3 de julho

32.ª edição da Feira Comercial e Agrícola do Poceirão

É já no próximo fim de semana (1 a 3 de julho) que o Parque Mário Bento e ruas envolventes recebem a 32.ª edição da Feira Comercial e Agrícola do Poceirão.

O programa está recheado de espetáculos musicais, com artistas populares, bailes, noite de fados e cante alentejano. Destaque para a atuação de Belito Campos, no dia 2, às 22h30.

Um dos pontos altos do evento é o desfile etnográfico, no dia 3, a partir das 18h00, que vai percorrer as ruas de Poceirão com a animação dos ranchos folclóricos, o colorido das associações e as mais modernas máquinas agrícolas.

A Feira proporciona atividades para todos os gostos e idades: da Noite da Brasa, ao Poceirão Colorido, da Cãominhada ao Passeio das Pasteleiras.

O certame conta com espaços de exposição de máquinas agrícolas, artesanato, mostra de associativismo, espaço infantil com insufláveis e ateliês para as crianças, além da feira franca e das habituais tasquinhas, onde é possível saborear os petiscos típicos, acompanhados pelos excelentes vinhos da região.

Organizada pela Associação da Feira Comercial e Agrícola do Poceirão, a iniciativa conta com o apoio financeiro do Município de Palmela, no valor de 4.000€ (além dos apoios logístico e técnico de 7.000€) e o apoio da União das Freguesias de Poceirão e Marateca.

Programa

1 julho

20h00

Inauguração oficial com os Bardoada

Seguida de visita aos recintos de exposição

20h30

Noite da Brasa

Entremeadas, pão e vinho

20h30

Demonstração de Taekwondo

Pelo Grupo Desportivo Leões de Cajados

20h40

Era uma vez… O Cante

21h30 | Palco Principal

Baile com André Patrão

24h00

Vacada

2 julho

10h30 | Pavilhão

“Sustentabilidade na produção vitivinícola”

Com o Eng.º Luís Mendes, da AVIPE

18h00 | Avenida de Palmela

Poceirão Colorido

Animação com DJ e lançamento de tinta colorida

20h00 | Pavilhão Adegas

Cantar o fado com… Maria Mirra e Maria Mateus

21h00 | Palco Principal

Baile com João Tendeiro e Ricardo Pelixo

22h30 | Palco Principal

Espetáculo com Belito Campos

23h30

Continuação do Baile

24h00

Vacada

3 julho

9h30

Caminhada/Cãominhada

Org.: AJOC

10h00

I Passeio de Pasteleiras

13h00

Almoço para as/os participantes no Passeio

15h00

Workshop

18h00

Desfile Etnográfico pelas ruas de Poceirão

Com a participação da Rainha da Feira, Ranchos Folclóricos e máquinas agrícolas

19h00 | Palco Principal

Atuação dos Ranchos participantes no Desfile

22h00 | Palco Principal

Espetáculo com Jorge Nice

1h00

Encerramento da Feira

Continuar a ler

Crime

GNR deteve homem de 28 anos em Ponte de Sor

Homem constituido arguido

Publicado

em

Ponte de Sor

Detido em flagrante por furto de cobre

A GNR de Ponte de Sor, deteve em flagrante um homem de 28 anos por furto de cobre, no concelho de Ponte de Sor.

No seguimento de uma denúncia a dar conta de movimentos suspeitos nas imediações das instalações de uma antiga empresa, os militares da Guarda deslocaram-se para o local tendo em vista patrulhar a zona.

No decorrer da ação surpreenderam o suspeito, que se encontrava no interior das instalações da empresa a furtar fios de cobre dos quadros de eletricidade e das instalações elétricas, motivo que levou à sua detenção em flagrante.

No decorrer da ação foram aprendidos 35 quilos de fio de cobre e diversas ferramentas utilizadas na prática do ilícito.

O detido foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Ponte de Sor.

Continuar a ler

Acidentes

Jovem mineiro morre na mina de Aljustrel

Era residente em Aljustrel

Publicado

em

Acidente

Mineiro foi apanhado por tapete rolante

Um mineiro morreu esta tarde nas minas da Almina em Aljustrel.

O trabalhador terá sido apanhado pelo tapete rolante na zona da britagem.

A vítima, na casa dos 20 anos,  era residente em Aljustrel.

O Tiago tinha 20 anos. Morreu ontem nas minas de Aljustrel.

Continuar a ler

ÚLTIMAS

Facebook

x
error: O conteúdo está protegido!!