Siga-nos

Autarquias

Em Odemira existe Orçamento para Ambiente e Alterações Climáticas

Em simultâneo com o OP Municipal, decorrem os processos de OP das Freguesias, para os quais o Município atribui o valor de 10 mil euros para cada uma das 13 freguesias

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Um Orçamento Participativo (OP) desmaterializado e dedicado em exclusivo ao tema “Ambiente e Alterações Climáticas” são as novidades no processo de participação pública de Odemira para 2020, que afeta este ano o valor global de 300 mil euros para as propostas de âmbito municipal.

O novo ciclo do OP inicia com a fase de apresentação de propostas, que decorre entre os dias 1 de abril e 30 de junho. Após a análise técnica, durante o mês de novembro abrirá a fase de votação, onde serão os cidadãos a decidir quais as propostas a concretizar pelo Município.

Após terem sido incorporadas as propostas de natureza imaterial no último ano, o OP de Odemira é em 2020 um OP temático: todas as propostas devem incidir na área do Ambiente e Alterações Climáticas, decisão que visa potenciar e prover a consciencialização para a sustentabilidade, preservação e conservação do meio ambiente.

São elegíveis projetos apresentados relativos ao tema,  designadamente nas áreas da eficiência energética e hídrica, otimização e recolha de resíduos, energias alternativas e remoção de espécies invasoras, entre outras.

Tendo em conta a situação de pandemia do Covid-19, são incorporadas alterações que visam um processo 100% desmaterializado: as propostas  devem ser apresentadas exclusivamente em formato digital (através da página online AQUI  e será realizado um Encontro de Participação digital através de sistema de videoconferência.

O valor afeto ao processo do OP Municipal é de  300 mil euros, sendo 150 mil euros para os projetos promovidos nas freguesias do interior do concelho com população inferior a 1500 habitantes e 150 mil euros para projetos nas freguesias do litoral e/ou com população superior a 1500 habitantes.

Podem ser apresentados projetos transversais ao território. As propostas, materiais e imateriais, não devem ultrapassar o valor de  75 mil euros, incluindo custos de elaboração dos projetos, bem como o IVA à taxa legal em vigor.

Podem participar no Orçamento Participativo de Odemira todos os cidadãos a partir dos 14 anos de idade, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho.

Dinamizado de forma ininterrupta desde 2011, o Orçamento Participativo integra a estratégia do Município de Odemira para potenciar a participação pública, através de fatores positivos e construtivos, baseados em princípios de proximidade, transparência e oportunidade.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Autarquias

Montemor tem surto com 32 casos ativos e fez hoje concerto com largas dezenas de pessoas.

Concelho ativou o Plano Municipal de Emergência na última segunda feira.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Pedro Mestre tocou para dezenas de pessoas

“Concerto em pleno surto de Covid 19.”

Nunca Montemor o Novo registou tantos casos de Covid 19 desde o início da pandemia. Atualmente regista um surto com 32 casos ativos.

Hoje a autarquia organizou no Parque Urbano um concerto com Pedro Mestre em que esteve cerca de uma centena de pessoas. Veja AQUI.

Segundo anunciou a autarquia o espetáculo foi inserido nas Noites de Verão no Concelho.

A autarquia ativou, na passada segunda feira, o Plano Municipal de Emergência (PME) de Proteção Civil devido ao surto de covid-19.

O PME foi ativado por deliberação da Comissão Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Novo, reunida na segunda-feira, encontrando-se em vigor desde as 00:00 de segunda feira passada e até às 23h59 de 31 de agosto.

O surto de covid-19 de Montemor-o-Novo foi divulgado pela diretora-geral da Saúde, Graça Feitas, que referiu que “ainda está em investigação” a ligação deste foco da doença ao surto do concelho vizinho de Mora.

Montemor sem novos casos nos testes de ontem.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

OUTRAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Categorias

ARQUIVO

error: Content is protected !!