Siga-nos

Política

Eleições para a Comissão de Coordenação da Região Alentejo a decorrer.

Roberto Grilo e Ceia da Silva são os dois candidatos a presidente

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

As eleições para os presidentes e um vice-presidente (o outro é nomeado pelo governo) estão a decorrer

“Roberto Grilo e Ceia da Silva são os dois candidatos”

O ato eleitoral decorre nas assembleias municipais de todo o País, convocadas expressamente para o efeito.

O universo eleitoral é constituído pelos membros das assembleias municipais (incluindo os presidentes das juntas de freguesia que ali têm assento por inerência) e os membros eleitos das câmaras municipais (presidente e vereadores).

Em todas as regiões excepto o Alentejo houve um acordo entre o PS  o PSD, baseado na representatividade autárquica de cada partido.

O Alentejo ficou de fora do acordo porque o PSD tem uma representatividade reduzida (154 autarcas em 1288) e o PS tem a maioria (615 em 1288, 47,7% ) mas apenas relativa.

O fiel da balança aqui é o PCP/CDU, que tem 406 eleitos.

O actual presidente da CCDRA desde há cinco anos é Roberto Grilo, economista, 48 anos, militante do PSD mas afastado do partido, que foi nomeado pelo governo de Passos Coelho, sucedendo ao presidente de então, António Dieb, de quem era vice, que saiu para a ADC – Agência para o Desenvolvimento e Coesão.

O outro candidato é o actual presidente do Turismo do Alentejo, o socialista António Ceia da Silva, acalentava há muito o sonho de ser presidente da CCDRA.

Na região Alentejo a tendência de voto dos autarcas comunistas deverá ditar a vitória.

Política

Novos dirigentes das CCDR tomaram posse.

Cerimónia decorreu em Coimbra com a presença de António Costa

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Os presidentes e vice-presidentes das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), eleitos em 13 de Outubro, tomaram posse na cidade de Coimbra, esta quinta-feira, numa cerimónia que foi presidida pelo primeiro-ministro, António Costa.

”  Ceia da Silva é o novo presidente da CCDRA “

O ex-reitor da Universidade do Minho António Cunha foi nomeado para a CCDR Norte, enquanto a do Centro será presidida por Isabel Damasceno.

A CCDR de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) será presidida por Teresa Almeida, a do Alentejo pelo ainda presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva (PS), e a do Algarve pelo ex-secretário de Estado José Apolinário (PS).

No caso da eleição para um dos vice-presidentes foram eleitos Beraldino Pinto, ex-autarca de Macedo de Cavaleiros (PSD), para o Norte; o arquitecto José Pacheco para o Algarve; o ex-autarca Aníbal Reis Costa (PS) para o Alentejo; o geógrafo Jorge Marques de Brito, actual secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, para o Centro; e Joaquim Sardinha, autarca em Mafra (PSD), para LVT.

Há uma semana, o Conselho de Ministros deu a conhecer os outros vice-presidentes, por proposta do membro do Governo responsável pela coesão territorial, após prévia coordenação com os membros do Governo responsáveis pelas áreas das autarquias locais e do ambiente, e depois de consultado o presidente e o vice-presidente eleitos.

São eles Célia Maria Gomes de Oliveira Ramos, vice-presidente da CCDR Norte, Eduardo Anselmo Moreira Fernandes de Castro, vice-presidente da CCDR Centro, José Manuel Pereira Alho, vice-presidente da CCDR LVT, Carmen de Jesus Geraldo Carvalheira, vice-presidente da CCDR Alentejo e Elsa Maria Simas Cordeiro, vice-presidente da CCDR Algarve.

A cerimónia decorreu no Convento de São Francisco.

Continuar a ler

error: Content is protected !!