Siga-nos

Economia

Eléctricas não se entendem quanto ao encerramento da Central Nuclear de Almaraz

Eléctricas voltam a reunir em Espanha

Avatar

Publicado

em

A reunião dos proprietários da central de Almaraz, Iberdrola (53%), Endesa (36%) y Naturgy (11%), verifica-se após terem discordado da forma como apresentar o pedido.

As empresas proprietárias da central nuclear de Almaraz (Espanha) reúnem-se na terça-feira para tentar chegar a acordo sobre a apresentação do pedido de renovação da licença de exploração.

Embora todas as empresas com participações naquela central nuclear na Espanha tenham assinado com a Companhia Nacional de Resíduos Radioativos (ENRESA) o protocolo que inclui o calendário que prevê que todas as empresas nucleares espanholas serão encerradas entre 2025 e 2035, a reunião da última terça-feira terminou sem acordo.

Fontes do setor adiantaram à EFE que a Iberdrola e a Naturgy queriam vincular o pedido de renovação da licença de exploração, para os anos incluídos no protocolo, às condições económicas e aos investimentos a serem realizados.

A ministra da Transição Ecológica, Teresa Ribera, declarou, com o cronograma para o fecho do parque nuclear, será possível desmontar em condições de segurança e evitar o “espetáculo” que foi o encerramento efetuado em Garoña.

A Iberdrola considerou-a “inviável” e apelou ao seu sócio que desistisse de pedir nova permissão para reoperar, condição para a qual a unanimidade das partes era necessária.

Economia

Missão Alentejo Global Invest a Bruxelas

O principal objetivo do projeto Alentejo Global Invest, passa pelo aumento do investimento externo na região Alentejo, de forma integrada com os principais parceiros regionais e assente nas principais infraestruturas da região e nos seus setores-chave.

TDS noticias

Publicado

em

A ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, dando continuidade à estratégia de promoção internacional da Região enquanto destino de excelência para investimento direto estrangeiro, está a organizar um Missão Internacional a Bruxelas.

A missão realizar-se-á nos dias 25 e 26 de junho, durante os quais serão realizadas reuniões com diversos responsáveis institucionais.  Pretende-se com esta missão dirigida a responsáveis cimeiros prosseguir em Bruxelas o desenvolvimento de um ambiente institucional favorável para a captação de investimento externo para o Alentejo, e assinalar o término do Projeto Alentejo Global Invest, com apresentação dos principais resultados do projeto.

Pretende-se desenvolver um conjunto de atividades de promoção internacional da região, alicerçada numa visão integrada e complementar de todos os seus ativos relevantes em termos de infraestruturas e setores chave, e dos equipamentos e recursos associados ao Alentejo, nomeadamente junto de mercados com potencial para a atração de investimento.

Uma das grandes componentes do Alentejo Global Invest é a promoção internacional na perspetiva da atração de investimento, que assenta em missões internacionais, com vista a dar a conhecer aos potenciais investidores a região, nomeadamente as suas oportunidades e os apoios ao investimento existentes.

O Projeto Alentejo Global Invest, financiado através do Programa Operacional Regional Alentejo 2020, visa a promoção externa do Alentejo focado nas infraestruturas de grande porte do território, nos seus sistemas integrados, e nos sectores da estratégia regional de especialização inteligente.

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento