Últimas:
EDIA identifica abrigo de morcegos de importância nacional – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Sociedade

EDIA identifica abrigo de morcegos de importância nacional

Ao fim de quatro anos de investigação

Publicado

em

Espeleólogos da EDIA, com a colaboração do biólogo Tiago Marques da Universidade de Évora, conseguiram confirmar e identificar um abrigo de Morcegos de Ferradura Mourisco (Rhinolophus mehelyi) na Herdade da Coitadinha, Parque de Natureza de Noudar, em Barrancos.

“Esta será, provavelmente, o maior e mais importante do género em Portugal, com mais de dois mil exemplares.”

Os dados em Portugal, confirmam a presença desta espécie nas regiões do Sul e do Centro e, muito pontualmente, no interior Norte.

No “Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental” e no “Atlas dos Morcegos de Portugal Continental”, está entre as que têm um estatuto de conservação muito desfavorável, com uma classificação de espécie criticamente em perigo.

Tratando-se de uma espécie quase exclusivamente cavernícola, abriga-se sobretudo em grutas e minas abandonadas. Devido à escassez de abrigos, com as condições e características de que necessitam, é muito frequente a aglomeração destes morcegos num número reduzido de locais, pelo que a perturbação ou alteração das condições de um único abrigo pode comprometer uma enorme percentagem de indivíduos desta espécie.

Esta identificação surgiu durante os trabalhos desenvolvidos no âmbito do apoio que a EDIA tem prestado ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, ICNF, na monitorização dos abrigos de morcegos de importância nacional que se localizam na área do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva, EFMA, e suas áreas limítrofes, apoio que se tem vindo a realizar desde 2007, fazendo a avaliação de mais sete abrigos com esta classificação.

Só agora, em 2022 e durante a hibernação dos morcegos, se conseguiu o acesso à colónia de morcegos tendo-se contabilizado para cima de 2000 indivíduos.

Continuar a ler
Publicidade

Agenda

Grândola promove Geração Mais

Ja este fim de semana

Publicado

em

Município de Grândola promove Geração Mais já este sábado

A 12.ª edição da Feira Sénior de Grândola – Geração Mais realiza-se este sábado, 21 de maio, a partir das 9h00, junto ao Complexo Desportivo Municipal José Afonso com a receção aos mais de 200 participantes dos programas seniores dos programas de Envelhecimento Ativo de Grândola, Universidade Sénior de Grândola e Programa Viver Solidário, com a presença de participantes de dois projetos seniores de outros concelhos convidados: da Área de Promoção da Atividade Física, da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Universidade do Algarve para a Terceira Idade, de Faro.

Segue-se a habitual arruada pelas ruas da Vila Morena, acompanhada pela Banda da Música Velha – Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, até ao Parque de Feiras e Exposições, onde vão decorrer as restantes atividades do programa.

Após a Cerimónia Oficial de Abertura da 12.ª Feira Sénior de Grândola, a Geração+ associa-se à Unidade de Cuidados na Comunidade Serra e Mar nas comemorações de “Maio – Mês do Coração”, com a formação de um Coração Humano pelos seniores. Segue-se, no âmbito do 15.º Encontro Regional de Exercício Físico para a 3ª Idade, uma aula de grupo de atividade física sénior.

Após o almoço, servido por duas IPSS locais (AISGRA e Casa do Povo de Azinheira dos Barros), a tarde vai ser preenchida com um vasto conjunto de momentos de animação, destacando-se a atuação do Grupo Coral do PVS – Programa Viver Solidário; atuação dos grupos da UATI – Universidade do Algarve da Terceira Idade – Tuna Académica, Grupo de Guitarras e Grupo Marafados do Cavaquinho. A tarde termina com a matiné dançante ao som do acordeonista Luís Godinho.

Em paralelo, estarão patentes para visitantes e participantes, diversos expositores com mostras de entidades parceiras e de projetos do Município

Continuar a ler

Sociedade

Buscas em poço para tentar encontrar idoso. Bombeiros e GNR no terreno.

Efectivos aumentam na operação de Gavião. TDS acompanha em direto.

Publicado

em

TDS no local a acompanhar as buscas

“Homem de 84 anos desaparecido”

GNR e Bombeiros de Gavião estão no terreno em busca de um homem de 84 anos.

As buscas começaram ontem pelas 22h45 e estão a decorrer mas hoje com um número inferior de efectivos.

A informação dada as autoridades é de que o homem sofre de doença psíquica.

Nesta altura estão envolvidos 15 operacionais com 5 viaturas nas buscas.

(em desenvolvimento)

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!