Últimas:
Domingo é Dia Mundial da Diabetes – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Saúde

Domingo é Dia Mundial da Diabetes

Diabetes: “Se não for agora, quando?

Publicado

em

14 novembro 2021 – Dia Mundial da Diabetes

“Diabetes: “Se não for agora, quando?”

“Se não for agora, quando?” é o lema da campanha da Federação Internacional de Diabetes (IDF) para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, que se assinala este domingo, dia 14 de novembro, e pretende alertar para a importância do acesso a cuidados de saúde para os diabéticos.

“A diabetes é uma pandemia, uma pandemia não infeciosa, mas é uma pandemia. Portugal é, no quadro dos países europeus, um dos que regista a taxa mais elevada de prevalência da doença, com cerca de um milhão de pessoas diabéticas. Atualmente existem mais de 500 milhões de diabéticos no mundo e, estima-se que este número suba para os 700 milhões em 20245”, afirma Estevão Pape, Coordenador do Núcleo de Estudos da Diabete Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

Cem anos após a descoberta da insulina – que surgiu da investigação conjunta do médico canadiano Frederick Banting e do seu colega Charles Best, em 1921 – a Federação Internacional de Diabetes (IDF) lembra que milhões de pessoas no mundo não têm os cuidados de saúde que necessitam para prevenir e tratar a doença.

“A IDF pretende, com esta campanha, alertar para a urgência de se garantir o acesso a insulina, medicação oral, sistemas de monotorização e, também disponibilizar educação e apoio psicológico”, conclui Estevâo Pape.

«O IDF apela aos governos nacionais a disponibilizar o melhor atendimento possível a pessoas que vivem com diabetes, e desenvolver políticas que melhorem o rastreio de diabetes e promovam a prevenção de diabetes tipo 2», invoca a Federação Internacional de Diabetes na campanha de sensibilização, deste ano.

«Muitas pessoas com diabetes precisam de medicamentos orais para fazer uma melhor monotorização da sua condição. Estes permanecem indisponíveis ou inacessíveis em países de baixo e médio rendimento», frisa ainda a organização internacional.

Saúde

Conferência: O papel do cuidador e a sua saúde mental.

Decorre em Évora a 25 de maio.

Publicado

em

Cantinho do Cuidador

O projeto Cantinho do Cuidador, projeto de profissionais de saúde do da Unidade de Cuidados na Comunidade do centro de Saúde de Évora, procura chegar a todos os Cuidadores Informais do Concelho de Évora com ações que visam a capacitação para o papel de cuidador, mas também promovendo o seu bem-estar e prevenindo os elevados níveis de exaustão a que esta atividade está sujeita.

Em curso desde 2019, encontra-se agora retoma as atividades de grupo pós pandemia, com + uma sessão, desta vez a acontecer no próximo dia 25 de maio pelas 16h na Fundação Eugénio de Almeida, sobre o tema “a Saúde mental do Cuidador“.

Sabendo-se que quem está nesta condição de Cuidar de alguém doente/dependente, está muitas vezes isolado em casa, a nossa experiência diz-nos que a divulgação destas iniciativas com recurso aos órgãos de comunicação social é uma boa forma da informação chegar a quem dela precisa.

Continuar a ler

Educação

Cantina de escola em Évora deixa de funcionar devido a casos de covid-19

Vários professores e assistentes operacionais infetados

Publicado

em

Os alunos da escola Conde de Vivalva em Évora vão ficar sem refeitório já a partir de amanhã e por tempo indeterminado devido a vários casos de covid-19 entre funcionários do estabelecimento de ensino.

Para além de casos positivos em auxiliares e assistentes técnicos há também professores com teste positivo à covid-19 o que leva a constrangimentos também no que diz respeito às aulas. 

A Escola Básica Conde de Vilalva, iniciou a sua atividade em 1993, e situa-se no Bairro do Bacelo, em Évora.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!