Siga-nos

Autarquias

Feira dos doces conventuais em Portalegre

O certame tem uma oferta diversificada de atividades, e as novidades deste ano vão deliciar os visitantes deste evento, que podem participar no “Circuito, doce, cultural e literário “Com José Régio… em Portalegre” , e na “Visita “doce” das Confrarias” à feira e Espaços Culturais da cidade.

Avatar

Publicado

em

O Convento de Santa Clara em Portalegre vai acolher mais uma Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, nos dias 5, 6 e 7 de abril de 2019, uma organização da Câmara Municipal de Portalegre, em parceria com a Qualifica Origin Portugal e com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

São já 19 anos a adoçar e a aliar os mais diversos paladares dos visitantes deste conhecido evento, a nível nacional e internacional, com os segredos da tradição conventual e tradicional de Portalegre e do país, que insiste em combinar a qualidade dos produtos apresentados (certificados com o selo da Qualifica), à excelência do património da cidade.

Está também ao dispor de quem visita a cidade de Portalegre, visitar as mais diversas exposições, quer no local da Feira, quer noutros espaços culturais da cidade: a Mostra de Tabuleiros de Charão, da coleção de Francisco Félix no Convento de Santa Clara, “Ad Initio: O Museu há 100 anos”, no Museu Municipal de Portalegre; “O Ponto e o Pixel”, no Museu da Tapeçaria de Portalegre-Guy Fino; “Carrilho da Graça – Projetos do Alentejo”, no Espaço Robinson – Núcleo Museológico do Convento de S. Francisco; e “Once upon a time (II) …”, de Barbara Walraven”, na Galeria de S. Sebastião.

A animação ficará a cargo de algumas das Associações Culturais do concelho de Portalegre, que tanto caraterizam e mostram a genuinidade do que melhor se faz na nossa região. Este ano, serão representadas pelos grupos musicais Trio de Cordas e Ensemble de Acordeões da Escola de Artes do Norte Alentejano; CAEP VOICES; Duo “Arsis”; Grupo Sons do Campo, e Grupo de Clarinetes da Sociedade Musical Euterpe; Grupo TriumPHONIA.

A animação de Rua estará a cargo dos criativos e surpreendentes elementos do Teatro do Convento.
Além disso poderás ainda apreciar o Grupo de Música Tradicional Portuguesa “Voz Amiga” da Terrugem e o Grupo “Danças com História”, de Sintra, que fará duas apresentações ilustrativas do séc. XVI.

Como habitual, irão realizar-se os concursos de Doces e Licores, organizados pela Qualifica.
Haverá um espaço dedicado ao “SABER FAZER” com várias demonstrações:
Doçaria conventual “O Toucinho-do-céu de Norte a Sul”, pela Doceira Ana Tomás, “Preparação de infusões”, pela Empresa Aromas da Vila, e confeção de biscoitos pela Pastelaria Theobroma.

Para os mais pequenos, não podia de forma alguma faltar o já habitual “Ateliê Mãos na Massa”, desta vez proporcionando uma experiência diferente, com a confeção de fitas de laranja.
Haverá também um espaço inteiramente dedicado ao lazer, dirigido aos mais novos, com insufláveis, pinturas faciais, distribuição de balões e outras atividades, com acesso gratuito.

A entrada no local tem o custo de 1€, com direito não só a disfrutar do espaço da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, mas também incluindo a visita aos Museus da Cidade de Portalegre e vice-versa. Este valor reverterá a favor de diversas instituições de solidariedade social.

Sendo este um dos eventos mais emblemáticos da programação anual do concelho, conta com a participação de doceiros de todo o país e da vizinha Espanha. Para além da Doçaria Conventual, mais sumptuosa e confecionada com grandes quantidades de açúcar e gemas de ovo, haverá também um espaço para a Doçaria Tradicional, também histórica e igualmente deliciosa, mas um pouco mais modesta na apresentação e evidenciando um toque de especiarias, como a canela presente nas Boleimas de Portalegre ou a erva doce dos Bolos Fintos.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Autarquias

225Mil € para requalificar 12 ruas em S.Pedro do Corval

A primeira fase da requalificação das vias pedonais de S. Pedro do Corval já se encontra concluída e integrou a Rua António Jacinto Rosa, Rua José Garcia da Costa, Rua Professor Cândido e Rua de S. Pedro.

TDS noticias

Publicado

em

O Município de Reguengos de Monsaraz vai requalificar 12 ruas em S. Pedro do Corval, num investimento de 525 mil euros.

A autarquia deliberou avançar com o projeto técnico da empreitada “Requalificação das vias pedonais em S. Pedro do Corval – 2ª fase” e a sua candidatura aos fundos comunitários.

A zona a intervencionar situa-se na parte norte e central da localidade e está integrada no PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Concelho de Reguengos de Monsaraz.

A autarquia vai requalificar a Rua de Évora, Rua Zeca Afonso, Rua de Cima, Beco da Sé, Rua Dr. Manuel Fernandes Ratinho, Pátio do Anica, Rua da Aula, Rua do Poço, Rua António Joaquim Fialho, Rua do Olival, Rua Professor Gomes e Rua do Jardim.

As obras visam melhorar o conforto e a segurança dos peões e dos automobilistas e dotar esta zona de redes de distribuição de água e de recolha de águas pluviais, que não existem ou por estarem envelhecidas causam continuados problemas e roturas.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Setembro 2019
S T Q Q S S D
« Ago    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul - Web Development by IDEIAS FRESCAS https://ideiasfrescas.com