Siga-nos

Educação

Direção Regional de Cultura do Alentejo participa em projeto inovador e premiado

O WSA pretende premiar projetos digitais inovadores com elevado impacto social, sendo uma iniciativa coordenada pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) no âmbito das Nações Unidas.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O projeto SENSEOS foi um dos projetos premiados no World Summit Awards (WSA) Portugal 2019, vencendo na categoria “Cultura e Turismo”.

O SENSEOS é um projeto piloto que visa a salvaguarda do património arqueológico através do desenvolvimento de uma ferramenta de vigilância de sítios arqueológicos por satélite.

Foi desenvolvido pela empresa THEIA (Instituto Pedro Nunes) e conta com a colaboração das Direções Regionais de Cultura do Alentejo e Algarve e o Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra.

O projeto é financiado pela Agência Espacial Europeia, através do programa ESA BIC Portugal.

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) participou neste projeto inovador fornecendo a cartografia arqueológica de uma determinada área, que foi monitorizada através da análise de imagens satélite pela equipa do projeto que, por sua vez, detetando movimentações do terreno próximo dos sítios arqueológicos identificados, lançou alertas.

Estes alertas foram, depois, verificados no campo por outro elemento da equipa, contratado para o efeito, e por arqueólogos da DRCAlentejo.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Educação

Évora é a partir de hoje a ‘capital’ da temática do património cultural

Winter School do ED ARCHMAT inicia-se já hoje.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

UÉ será palco de dois eventos internacionais centrados na temática do património cultural

A Universidade de Évora (UÉ) vai receber a partir de 24 de janeiro, e até ao dia 30, a Winter School do ED ARCHMAT (European Joint Doctorate in ARchaeological and Cultural Heritage MATerials Sciences) e, em simultâneo, o 9.º Encontro interino do E-RIHS-PP (European Research Infrastructure for Heritage Science), dois eventos internacionais que vão reunir representantes dos mais prestigiados centros de investigação em património cultural.

Por um lado, de 24 a 30 de janeiro, decorrerá a Winter School, sob o tema “Developing entrepreneurial, Project management and Communication transversal skills applied to the Cultural Heritage sector”, com um programa que reúne assuntos dentro de várias áreas do património cultural, tais como o desenvolvimento de projetos em rede, estudos integrados, gestão de coleções, documentação, divulgação, gestão de riscos, preservação e conservação. Estes temas em debate serão abordados através de case-studies, workshops e visitas técnicas apresentados por um painel de investigadores internacionais e nacionais de excelência proveniente dos centros I&D das universidades parceiras, entre as quais a Universidade de Évora, através do Laboratório HERCULES e da Plataforma Portuguesa da Infraestrutura de Investigação Europeia em Ciências do Património, E-RHIS.

E de 28 a 30 de janeiro, decorre o 9.º Encontro interino do E-RIHS, uma iniciativa que irá reunir representantes dos centros de investigação a nível europeu, como é o caso de Samanta Isaia, diretora do Museu de Antiguidades Egípcias de Turim, que trabalham em rede para formar uma infraestrutura para pesquisa, interpretação, conservação, documentação e gestão do património cultural. Participam neste encontro instituições de 16 países: Alemanha, Bélgica, Chipre, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa e Reino Unido. Cada um destes países possui plataformas para investigação que fornecem ferramentas e serviços avançados de grupos de pesquisa interdisciplinares para utilizadores científicos que se dediquem ao avanço do conhecimento sobre património, bem como de estratégias inovadoras para sua preservação.

A plataforma Portuguesa E-RIHS.PT é constituída pelo Laboratório HERCULES  da UÉ, o LNEC (Laboratório Nacional de Engenheira Civil) e o Laboratório José de Figueiredo (DGPC).

As palestras serão transmitidas on-line via streaming no 1º dia da Winter School ED-ARCHMAT e o acesso ao programa e às palestras está disponível AQUI na área streaming.

Será pedido um código de acesso que pode ser solicitado entrando em contacto através do email dissemination@ed-archmat-ejd-eu. A língua oficial é o Inglês.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul | redação: info@televisaodosul.pt 266702926 |Comercial: dialogohabil@gmail.com 917278022