Siga-nos

Educação

Direção Regional de Cultura do Alentejo participa em projeto inovador e premiado

O WSA pretende premiar projetos digitais inovadores com elevado impacto social, sendo uma iniciativa coordenada pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) no âmbito das Nações Unidas.

TDS noticias

Publicado

em

O projeto SENSEOS foi um dos projetos premiados no World Summit Awards (WSA) Portugal 2019, vencendo na categoria “Cultura e Turismo”.

O SENSEOS é um projeto piloto que visa a salvaguarda do património arqueológico através do desenvolvimento de uma ferramenta de vigilância de sítios arqueológicos por satélite.

Foi desenvolvido pela empresa THEIA (Instituto Pedro Nunes) e conta com a colaboração das Direções Regionais de Cultura do Alentejo e Algarve e o Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra.

O projeto é financiado pela Agência Espacial Europeia, através do programa ESA BIC Portugal.

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) participou neste projeto inovador fornecendo a cartografia arqueológica de uma determinada área, que foi monitorizada através da análise de imagens satélite pela equipa do projeto que, por sua vez, detetando movimentações do terreno próximo dos sítios arqueológicos identificados, lançou alertas.

Estes alertas foram, depois, verificados no campo por outro elemento da equipa, contratado para o efeito, e por arqueólogos da DRCAlentejo.

Educação

Praxe na Universidade de Évora motiva denúncia em linha de ‘praxes abusivas e violentas’.

O caso da Universidade de Évora foi o único relatado aos serviços da Direção-Geral do Ensino Superior quanto a abusos em espaços de ensino superior no Alentejo 

TDS noticias

Publicado

em

A linha de denúncias de praxes abusivas e violentas recebeu no passado ano letivo nove queixas.

Em causa agressões entre alunos que aconteceram, na sua maioria, em instituições de ensino superior do norte do país mas também na Universidade de Évora.

No Alentejo, uma  situação de ‘praxe abusiva’ motivou uma denúncia contra a atuação de um grupo de alunos da Universidade de Évora. A denúncia terá sido feita por parte de um aluno ‘praxado’.

A linha de denúncias de praxes abusivas foi criada há cinco anos e desde então os abusos têm vindo a diminuir: No primeiro ano de existência, a linha recebeu 80 queixas; já no ano letivo que terminou em julho, registaram-se nove casos.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Agosto 2019
S T Q Q S S D
« Jul    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul