Siga-nos

Agenda

Dia de Reis celebrado em  Moura e Santo Amador 

Tradição volta a ser celebrada

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Em 2020, o tradicional Cântico aos Reis volta a ser celebrado em Moura

Às 20:30, do dia 5 de janeiro, chegam ao recinto dos Quartéis os Reis Magos e o Presépio Vivo, seguindo-se pelas 21:00 a atuação do Grupo Coral e Etnográfico do Ateneu Mourense. No mesmo local será acesa a habitual fogueira e haverá distribuição de bolo-rei e moscatel. 

No dia 6 de janeiro, a partir das 14:30, o executivo do Município realiza as habituais visitas à Fundação São Barnabé, APPACDM e Lar de São Francisco, acompanhados pelos grupos corais infantis da Escola da Porta Nova e da Escola do Sete e Meio, com a interpretação de modas alusivas ao Cântico aos Reis. 

Em Santo Amador, o Cântico aos Reis assinala-se no dia 5 de janeiro, às 20:00, no Centro Cultural, onde atuarão o Grupo Coral Feminino da ADASA e o Grupo Coral da Casa do Povo de Santo Amador, seguindo-se a distribuição de bolo-rei e de moscatel.

A iniciativa, nesta localidade do concelho, resulta da parceria entre a Câmara Municipal de Moura, a União de Freguesias de Moura e Santo Amador, a ADASA e a Casa do Povo de Santo Amador.

Agenda

Martim Soares Moreno, 1.º capitão-mor do Ceará, homenageado em Santiago do Cacém

Iniciativas começam dia 7 em Santiago do Cacém e estendem-se a Lisboa.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Martim Soares Moreno, o militar português que fundou o Ceará e se distinguiu na resistência contra as ocupações francesas e holandesas no Brasil, será homenageado, a 9 de novembro, em Santiago do Cacém, por vários actos em que estará presente uma destacada comitiva cearense.

A agenda das efemérides portuguesas, a que se junta uma conferência em Lisboa, associa-se a um vasto programa evocativo no Brasil. Deste lado do Atlântico, é a ocasião para, graças a novos estudos científicos, reconciliar a memória local com um filho da terra de que se perdera há muito o rasto.

Neste sentido, em Portugal estão programadas actividades em Lisboa e Santiago do Cacém. Dia 7 de Novembro, às 17:00 horas, na Sociedade de Geografia de Lisboa, terá lugar uma conferência sobre a “Jornada do Maranhão”, levada a cabo em 2019 pela Expedição Martim Soares Moreno, que reviveu a epopeia do militar alentejano desde o “Rio Siará” até a ilha de São Luís, no Maranhão, ressaltando a importância desse périplo para a definição dos limites territoriais actuais do Brasil.

Em Santiago do Cacém, no dia 9, decorrerão actividades a cargo da Câmara Municipal, do Instituto do Ceará e da Real Sociedade Arqueológica Lusitana, com uma sessão de homenagem a Martim Soares Moreno, nos Paços do Concelho, às 11:00 horas. Segue-se a inauguração, na Praça Conde de Bracial, de uma placa comemorativa do IV Centenário da sua nomeação como capitão-mor do Ceará.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul | redação: info@televisaodosul.pt 266702926 |Comercial: dialogohabil@gmail.com 917278022