Últimas:
Detetadas 46 infrações por campismo e caravanismo ilegal – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

ODEMIRA

Detetadas 46 infrações por campismo e caravanismo ilegal

Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Publicado

em

Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Detetadas 46 infrações por campismo e caravanismo ilegal

O Comando Territorial de Setúbal, através do Destacamento Territorial de Santiago do Cacém, hoje, dia 9 de agosto, realizou ações de fiscalização direcionadas ao caravanismo e campismo ilegal, na área protegida do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

No âmbito da Operação “Verão Seguro 2022”, os militares da Guarda detetaram 46 infrações pela prática de campismo e caravanismo ilegal ou irregular em área protegida, tem do sido identificados os respetivos proprietários.

O campismo e caravanismo ilegal ou irregular em área protegida pode conduzir a uma ocupação excessiva e desordenada de espaços públicos, zonas costeiras e áreas classificadas por autocaravanas e similares, com consequências negativas na paisagem, no ambiente, no ordenamento do território e na saúde pública.

A Guarda irá continuar a sensibilizar os caravanistas e campistas para adotarem um comportamento mais responsável e amigo do ambiente, especialmente nestas áreas protegidas.

A operação contou com o reforço do Destacamento de Controlo Costeiro de Sines da Unidade de Controlo Costeiro (UCC).

Agenda

Exposição “A_wear”, alerta para problema dos resíduos têxteis.

A inauguração da exposição está agendada para a próxima sexta-feira, dia 30 de setembro, pelas 18.00 horas em Odemira.

Publicado

em

EXPOSIÇÃO “A_WEAR” EM ODEMIRA

PROBLEMA DOS RESÍDUOS TÊXTEIS

A exposição “A_WEAR” de Ana Baleia vai estar patente ao público entre os dias 30 de setembro e 14 de outubro, no Espaço CRIAR – Centro em Rede de Inovação do Artesanato Regional, em Odemira.

A designer de moda e artista plástica Ana Baleia pretende alertar para a quantidade de resíduos têxteis e a poluição causada pela produção industrial de roupa. A inauguração da exposição está agendada para a próxima sexta-feira, dia 30 de setembro, pelas 18.00 horas.

A enorme quantidade de resíduos têxteis produzidos diariamente é o problema socioambiental que dá origem ao projeto de artes visuais A_WEAR. Ana Baleia pretende fazer um alerta, materializando em peças artísticas a forma como se relaciona com o problema das toneladas de roupa descartada. A exposição “A_Wear” reúne um conjunto de peças de instalação / escultura onde a principal matéria-prima utilizada são roupas usadas que foram deitadas ao lixo.

Esta exposição integra a programação “Setembro, uma imersão cultural”, promovida pelo Município de Odemira.

Continuar a ler

ODEMIRA

Odemira assina contratos comodato para alojamento dos militares da GNR

Os contratos de comodato foram assinados pelo Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e o Comandante do Comando Territorial de Beja da GNR, o Coronel Frederico Galvão da Silva

Publicado

em

MUNICÍPIO DE ODEMIRA E GNR CELEBRAM CONTRATOS DE COMODATO PARA ALOJAMENTO DE MILITARES

O Município de Odemira e a Guarda Nacional Republicana celebraram contratos de comodato para alojamento de militares que constituem os efetivos dos Postos Territoriais de Odemira e de Sabóia, do Destacamento Territorial de Odemira, com o objetivo de garantir todos os meios e condições para a continuidade da GNR no território.

Os contratos de comodato foram assinados pelo Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e o Comandante do Comando Territorial de Beja da GNR, o Coronel Frederico Galvão da Silva, em cerimónia que decorreu no dia 21 de setembro, nos Paços do Concelho de Odemira.

O Município vem desenvolvendo um conjunto de reuniões e contactos com os representantes da Guarda Nacional Republicana (GNR), quer a nível local, regional e nacional, com vista ao reforço dos meios de segurança existentes no concelho. Nas referidas reuniões foi comunicado pelos representantes da GNR que os Postos Territoriais de Odemira e de Sabóia não têm capacidade de alojamento para o efetivo que ali presta serviço. Neste sentido, e no âmbito da boa colaboração entre entidades, com vista à resolução desta situação o Município cede duas habitações municipais, localizadas em Odemira e Sabóia, em regime de comodato, que ficarão adstritas exclusivamente ao Destacamento Territorial de Odemira, pelo prazo de cinco anos, renováveis automaticamente por iguais períodos.

Ainda neste âmbito de colaboração institucional, o Município de Odemira, em conjunto com as Juntas de Freguesia, está a apoiar a GNR na reabilitação geral dos Postos Territoriais de São Teotónio, Sabóia, Colos e São Luís.

O programa de governação “Odemira 21_25” do Município de Odemira, vertido no documento referente aos “Objetivos Estratégicos – 2022”, prevê no seu conjunto de ações a “promoção da qualidade de vida para todos” e o desenvolvimento da proposta de “política de proximidade”, através da qual se pretende fomentar o sentimento de bem-estar nos espaços públicos, com especial enfoque para as questões como higiene, segurança e acesso para todos. Neste sentido, é uma preocupação e determinação do Executivo Municipal contribuir para a continuação da presença dos meios humanos da GNR no território e em particular no interior do concelho.

 

Continuar a ler

ODEMIRA

Odemira assinala Dia Internacional do Idoso

A iniciativa é promovida pelo Município de Odemira, que este ano optou por abrir o evento a todos os idosos do concelho para assinalar e celebrar a importância desta faixa geracional na sociedade.

Publicado

em

Dia Internacional do Idoso

ODEMIRA PROMOVE FESTA PARA TODOS OS IDOSOS DO CONCELHO

O Município de Odemira está a preparar a comemoração do Dia Internacional do Idoso, no próximo dia 1 de outubro, através de um convívio que este ano será dirigido a toda a população sénior do concelho, que decorrerá no Parque de Feira e Exposições do Concelho de Odemira (espaço da FACECO), em São Teotónio, a partir das 15.00 horas.

A iniciativa é promovida pelo Município de Odemira, que este ano optou por abrir o evento a todos os idosos do concelho para assinalar e celebrar a importância desta faixa geracional na sociedade.

A comemoração do Dia do Idoso contará com animação musical com Cláudio Rosário, para proporcionar uma tarde bastante animada, fomentando a socialização, e será oferecido lanche a todos os participantes.

O evento terá como ponto de partida uma sessão de boas-vindas, que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e da vereadora responsável pela área da Ação e Inovação Social, Isabel Palma Raposo.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, até ao dia 23 de setembro, através dos contactos accao.social@cm-odemira.pt ou 961 620 618.

Continuar a ler

ÚLTIMAS

Facebook

x
error: O conteúdo está protegido!!