Últimas:
“Desembarque” estreia hoje na TDSrádio. A cultura em primeiro lugar. – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Artes

“Desembarque” estreia hoje na TDSrádio. A cultura em primeiro lugar.

Rita Carneiro estreia na TDS às 17h00 deste sábado.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Programa de uma hora de cultura, notícias, eventos, música, etc

“Desembarque”

Desembarque é um programa semanal com duração de uma hora e que pretende, acima de tudo, pela sua génese, abordar a Cultura no seu sentido mais lato, ou seja, tanto dar destaque a notícias, novidades, eventos, quanto abordar um autor, uma obra, quer seja literária, discográfica, cinematográfica…

Desembarque surgiu da estreita relação da autora com a temática cultural em geral. Licenciada em Antropologia Cultural e Social, pela Universidade Nova de Lisboa, Rita Carneiro cedo se apercebeu da quase ausência de espaços que pudessem e quisessem dar ênfase a esta vertente tão importante da nossa vida em sociedade. 

Assim nasceu Desembarque, da necessidade que a autora sentiu em transmitir, primordialmente no Arquipélago dos Açores, onde reside, as iniciativas que a este nível vão surgindo, cada vez com mais intensidade, mas não apenas por aí, do nível local ao nacional, do nacional ao internacional, a divulgação é a arma mais poderosa nos tempos que correm. 

Actualmente, aposta na divulgação não só da música portuguesa de qualidade como também na estrangeira, tentando manter sempre esses mesmos níveis de qualidade, introduziu uma pequena rúbrica dedicada à poesia e aos melhores “dizeurs”, não só mais antigos como essencialmente aos actuais.

Desembarque é apenas isso: dar um pouco de voz a um dos aspectos mais importantes de qualquer sociedade – a sua cultura!

Agenda

Revelados segredos do Teatro Garcia de Resende

Visitas organizadas pela Câmara de Évora são gratuitas e encenadas por atores.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

“Segredos do Teatro Garcia de Resende revelados em ciclo de seis visitas guiadas e encenadas”

Dar a conhecer a história e o interior do Teatro Garcia de Resende (TGR), que reabriu ao público a 01 de junho, após conclusão das obras de requalificação que decorreram ao longo do último ano, é o objetivo de um conjunto de seis visitas agendadas para as sextas-feiras nos dias 11, 18 e 25 junho e 2, 23 e 30 de julho, sempre às 18h.

Com a duração de duas horas, as visitas organizadas pela Câmara de Évora são gratuitas e encenadas pelos atores Maria Marrafa e Jorge Baião. As reservas devem ser feitas pelo telefone 266 703 112 com limite máximo de 10 pessoas por visita. 

O Teatro Garcia de Resende completou, precisamente no dia da sua reabertura, 129 anos de existência (foi inaugurado em 1892). Considerado um dos mais belos teatros portugueses, com um palco à italiana e uma impressionante maquinaria de estilo barroco, ainda em funcionamento, construída para a realização de óperas, faz parte da Rede Europeia de Teatros Históricos. 

O TGR volta, assim, a ser um espaço de cultura aberto a toda a população, que se pretende afirmar como um centro de criação e experimentação, no qual caibam as diversas linguagens artísticas: do teatro à música, passando pela dança e o cinema, o palco do Teatro é lugar de “encontro de todas as expressões, liberdades e igualdades no prosseguimento da descentralização da cultura e da cultura para todos.” 

Recorde-se que a requalificação do TGR incidiu na melhoria da segurança, funcionalidade e conforto, centrada na segurança contra incêndios, estabilidade estrutural, redes de água e esgotos, eletricidade e ventilação. A intervenção agora concretizada permite adequar a centenária sala de espetáculos às exigências dos tempos atuais, constituindo-se, também, como inegável mais-valia no contexto da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027. 

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!