Últimas:
Desassoreamento do rio Sado vai ser avaliado pela Agência Portuguesa do Ambiente  – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Autarquias

Desassoreamento do rio Sado vai ser avaliado pela Agência Portuguesa do Ambiente 

Na sequência do envio de um ofício pelo presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, dirigido ao presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) no final de julho, respondeu esta entidade que vai ser avaliado o respetivo pedido de desassoreamento de troços do rio Sado junto à cidade. 

Publicado

em

A pedido do presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal

Desassoreamento do rio Sado vai ser avaliado pela Agência Portuguesa do Ambiente

Na sequência do envio de um ofício pelo presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, dirigido ao presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) no final de julho, respondeu esta entidade que vai ser avaliado o respetivo pedido de desassoreamento de troços do rio Sado junto à cidade.

“Apreciada a comunicação oficial da autarquia de Alcácer do Sal, na qual se solicita que sejam promovidas ações de desassoreamento de um troço do rio Sado junto à área urbana (entre a ponte rodoviária e a ponte do IC1), a Agência Portuguesa do Ambiente, IP informa que este tipo de ações terão de ser adequadamente avaliadas sob vários aspetos, nomeadamente do ponto de vista ambiental e arqueológico, envolvendo a consulta de outras entidades.

Nesse âmbito, a APA informa que irá promover a referida avaliação e as consultas necessárias, com vista a enquadrar as tipologias de intervenção a desenvolver, a respetiva estimativa de custos financeiros, possíveis fontes de financiamento e a sua calendarização”, refere o ofício remetido pela entidade oficial.

Recorde-se de que as intervenções desta índole são uma competência do Ministério do Ambiente, pelo que a Câmara Municipal de Alcácer do Sal alertou a Agência Portuguesa do Ambiente para a necessidade urgente de desassoreamento de troços do Sado, rio que se encontra fortemente assoreado com largos prejuízos para meio ambiente, paisagem urbana, navegabilidade e turismo.

A resposta da APA reconhece que esta competência não é do Município, tendo a intervenção da autarquia sido crucial para que fossem desencadeados procedimentos fundamentais.

Autarquias

Portalegre melhora espaços escolares.

A empreitada no valor de € 134 897,19 (a que acresce IVA) tem um prazo de execução de 60 dias.

Publicado

em

Escola do 1º Ciclo e Jardins de Infância da Vargem, Monte Carvalho, Urra e Corredoura vão ter novos espaços de jogo e recreio municipais

Foi assinado o auto de consignação para a empreitada de “Remodelação dos espaços de jogo e recreio municipais das Escola do 1º Ciclo e Jardins de Infância da Vargem, Monte Carvalho, Urra e Corredoura, entre a Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Pombo Carvalho e o sócio-gerente da Urbanlab – Mobiliário Urbano, Unipessoal, Ldª., Rui Marçal Pinheiro de Sousa Freitas.

A empreitada no valor de € 134 897,19 (a que acresce IVA) tem um prazo de execução de 60 dias.

Esta intervenção engloba a desmontagem de equipamentos infantis e remoção de pisos existentes, a execução de pequenas regularizações de bases de assentamento de piso fornecimento, a instalação e montagem de equipamentos infantis, bem como o fornecimento e aplicação de novo piso diverso e multicolorido.

Reconhecendo a importância que estas beneficiações representam para as crianças e para a comunidade educativa do nosso concelho, a Câmara Municipal de Portalegre continua a apostar em intervenções que visam a melhoria da qualidade de vida e a segurança dos portalegrenses de todas as idades.

Continuar a ler

Autarquias

Feira D’Aires termina esta segunda feira. Presidente fala em casa cheia.

Feira termina esta segunda feira

Publicado

em

Feira D’Aires mostra tecido empresarial da região

Cerca de 70 expositores dos mais variados setores de atividade vão marcar presença em mais uma edição da centenária Feira D’Aires, um certame de referência na região, que decorre de 23 a 26 de setembro, em Viana do Alentejo.

Durante quatro dias o certame garante muita animação, para além das exposições, da feira franca, das tasquinhas, da gastronomia, do folclore e dos concertos com artistas bem conhecidos do grande público, como Toy (26), às 22h30.

A par das atividades económicas que vão ficar instaladas no pavilhão de exposições/atividades económicas, a feira oferece ainda mais dois pavilhões, um dedicado à gastronomia e um outro aos espetáculos.

Na tenda da gastronomia para além da animação musical, há ainda a dança, o cante alentejano, com a presença de 8 grupos do concelho, a Tuna Popular do Polo de Viana do Alentejo da UPTE/UÉ, a música popular com o Grupo de Cavaquinhos do Alentejo da A.M.Ar.T. e o VII Festival de Acordeão, promovido pela Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Viana do Alentejo.

No pavilhão dos espetáculos, o destaque vai também para o XI Festival de Folclore Feira D’Aires com a presença do Rancho Folclórico de Cabeção (Mora), do Rancho Folclórico do Ciborro (Montemor-o-Novo) e do Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo (Évora) e para o Next Moments com Dj’s do concelho.

De realçar ainda os 10kms D’Aires Running/Caminhada em homenagem a Luís Filipe Branco, personalidade que muito contribuiu para o desenvolvimento do desporto no Concelho, tendo sido o fundador da Secção de Atletismo do Sporting Clube de Viana do Alentejo, através da qual organizou, a partir de 1982, o Grande Prémio de Atletismo Feira D’Aires, que decorre no domingo, a partir das 9h00, no recinto da feira.

Continuar a ler

Autarquias

Odemira começa hoje ‘ronda’ pelas freguesias

Até ao final da semana autarquia faz ronda pelas freguesias

Publicado

em

MUNICÍPIO DE ODEMIRA DINAMIZA SEMANA ABERTA NAS FREGUESIAS

O Município de Odemira vai dinamizar uma Semana Aberta nas Freguesias de Boavista dos Pinheiros, São Luís e São Salvador e Santa Maria, entre os dias 12 a 16 de setembro, com o objetivo de promover uma gestão autárquica do território mais próxima e participada.

Agora dedicada às três Freguesias da zona central do concelho, esta é a terceira iniciativa do programa Semanas Abertas nas Freguesias, que inclui a realização da Reunião de Câmara descentralizada, o atendimento descentralizado do executivo municipal, reuniões temáticas com empresários, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Agrupamento de Escolas, associações e clubes, a visita a obras em curso e investimentos previstos nas freguesias e a promoção do contacto com a população e dinâmicas locais.

A reunião da Câmara Municipal de Odemira será realizada na Sociedade Recreativa Sanluizense, em São Luís, no dia 15 de setembro, a partir das 14.30 horas.

No âmbito da Semana Aberta nas Freguesias, será possível agendar atendimentos com o Executivo Municipal, no dia 14 de setembro, sendo entre as 9.30 e as 12.30 horas em Boavista dos Pinheiros e das 15.30 às 18.30 horas em São Luís. Os agendamentos deverão ser solicitados através dos contactos presidencia@cm-odemira.pt ou 283 320 900.

Esta é uma iniciativa de democracia participativa, que decorre o programa de governação “Odemira 21_25” e que assume a participação cidadã como a base da gestão municipal e da intervenção do poder local no processo de desenvolvimento do concelho.

Continuar a ler

ÚLTIMAS

Facebook

x
error: O conteúdo está protegido!!