Últimas:
COVID-19: Mas afinal que medidas tomou a Câmara de Évora ? – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Autarquias

COVID-19: Mas afinal que medidas tomou a Câmara de Évora ?

Saiba o que foi noticiado pelos serviços da autarquia eborense

Foto: TDS (direitos reservados)
Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Com uma petição a decorrer e muitas críticas por parte dos moradores impõe-se perceber que medidas tomou Évora para atenuar os efeitos da COVID-19.

A informação enviada tem sido menos do que de pequenas câmaras por isso recorremos ao site da autarquia.

A Câmara divide as medidas em vários setores: Apoio Social, Cariz Económico e Tarifário e Apoios aos Funcionários.

Vamos por partes. 

Apoio Social. A autarquia refere a necessidade de criar respostas aos mais vulneráveis e refere mesmo o ‘apoio a compras de produtos essenciais’. Diz isto mas não diz como o faz nem refere contactos para que os idosos o consigam. Alarga de 90 para 120 dias a entrega de despesas de saúde no Cartão Social.

Refere o funcionamento de uma cantina escolar para garantir refeições e suspende os atendimentos presenciais. Diz que quer fazer o ‘ pagamento atempado de comparticipações’ aos idosos. Mas não explica como o vai fazer.

Apoio Económico e Tarifário. Mantém toda a atividade económica contratada.  Alarga prazos de pagamentos. Não diz para quando. Suspende a fiscalização do estacionamento. 

Outras medidas. Pagar aos estabelecimentos o tempo de inatividade das esplanadas. Manter o Complexo Desportivo aberto até às 21h00. Cancela o empréstimo de transportes e encerra o Ponto Jovem. 

Para os funcionários. A autarquia diz reforçar as medidas de proteção individual e coletiva dos trabalhadores. Mas não entra em pormenores de como o vai fazer. Suspende os atendimentos presenciais. Diz ainda querer reforçar os serviços públicos municipais com mais trabalhadores, equipamentos e recursos, incluindo a possibilidade de contratação externa. Nunca diz como o faz levantando muitas dúvidas a referida ‘contratação externa’.

Pinto Sá garante que a desinfeção dos espaços públicos é ‘deitar dinheiro para o lixo’. E refere que o Jardim Público e o Complexo Desportivo continuam abertos porque ‘ as pessoas precisam de espaços para descontrair’.

Ainda quanto à limpeza dos espaços públicos a autarquia emitiu a seguinte informação:

“Relativamente à desinfeção de espaços públicos e após contacto com a Autoridade de Saúde Distrital, a mesma informou que aguarda orientações da Direção-geral de Saúde, embora se considere que nesta fase a limpeza de espaços urbanos não constitui uma prioridade.
Reforçou a necessidade de limpeza de locais e superfícies onde possam permanecer pessoas, nomeadamente espaços internos, superfícies, puxadores de portas, entre outros, de acordo com as orientações da DGS em vigor, medidas implementadas no Município desde o momento em  que foram determinadas.
A Câmara Municipal continuará a acompanhar a evolução da situação em permanência e adotar as medidas necessárias, não poupando esforços quanto ao que tiver que ser feito para combater esta doença.”

É isto que a autarquia refere na informação que presta aos munícipes. Algumas destas medidas são ‘anuladas’ em parte ou na totalidade pelo Estado de Emergência em vigor.

COVID-19: Criada Petição para responsabilizar o presidente da câmara de Évora por falta de medidas preventivas.

Continuar a ler
Publicidade
1 Comentário

1
Deixe um comentário

avatar
700
1 Respostas ao comentários
0 Respostas
0 Seguidores
 
Comentários com mais reações
Comentários mais populares
1 Autores dos comentários
Myronguemn Autores dos comentários mais recentes
Myronguemn
Visitante
Myronguemn

free single personal ads
free dating sites

Agenda

Paulo de Carvalho no 25 de abril de Alcácer do Sal

Iniciativas Online.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

A Revolução dos Cravos vai ser comemorada pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal com uma programação variada, que vai desde animação de rua a iniciativas online na página de Facebook do Município.

“Alcácer do Sal celebra 25 de Abril com animação e iniciativas online “

“A COVID-19 muda, pelo segundo ano consecutivo, o modo como as comemorações ocorrem, mas jamais deixaremos de assinalar esta data quando os valores da Liberdade e da Democracia são tão importantes, nunca devendo ser esquecidos”, refere Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer.

Entre 3 de abril e 1 de maio, a autarquia aposta na animação de rua presencial, que vai percorrer todo o concelho e animar os dias da população, levando-lhes cor e alegria.

Nos dias 10, 17 e 23 de abril, pelas 21h30, a página de Facebook da Câmara Municipal (https://www.facebook.com/CMAlcacerdosal) apresenta concertos online comSusana Pedro, Os Germes e a dupla Pedro Jóia e João Salgueiro respetivamente.

Ao longo do dia 24 de abril, a mesma página terá “Poemas de Abril”, por alunos da Escola Secundária de Alcácer do Sal e, às 22h40, um concerto com Paulo de Carvalho.

À meia-noite haverá fogo de artifício em diversos locais do concelho (atividade presencial).

No dia 25 de abril, a página de Facebook da autarquia terá, novamente ao longo do dia, “Poemas de Abril”, por alunos da Escola Secundária de Alcácer do Sal; às 9h será transmitida a tradicional cerimónia do Hastear da Bandeira e, às 11h, será publicado o áudio livro “A revolução das letras”, de Vergílio Vieira.

Pelas 21h30 realiza-se o concerto online “A Madrugada e o Dia Seguinte”.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!