Siga-nos

Música

Coro italiano ‘Antonio de Vecchi’ em Alcácer do Sal

Com entrada livre

TDS noticias

Publicado

em

Dia 11 de outubro, sexta-feira, 21h30, Igreja da Pousada D. Afonso II

Com entrada livre, o evento é promovido pela Câmara Municipal de Alcácer e pelo Coral Luísa Todi. Criado em 1986, o coro “Antonio De Vecchi” provém da comuna de Cinto Caomaggiore e é um dos mais importantes da província de Veneza.

O seu repertório incide principalmente sobre as músicas sacra e popular.

A história

O coro “Antonio De Vecchi” originou-se na tradição de mistura de setembro de 1986, representada pelo coro da paróquia dirigido por Giovanni e mais tarde Antonio De Vecchi, com a frescura e o entusiasmo da jovem corale cintese.

O atual diretor Luciano Bertuzzo é um artesão convencido e incansável. Com o tempo, a nova realidade coral cintese ampliou o estudo e a atividade musical: do repertório litúrgico ao aprofundamento da polifonia sagrada e profana e à busca de canções folclóricas. Em dezembro de 2002, para comemorar 16 anos de atividade, ele apresentou o primeiro CD duplo com 40 faixas, escolhidas entre as mais interessantes de seu repertório polifônico e popular.

Desde 2002, o coral iniciou uma profunda renovação da equipe com a inclusão de um grupo de jovens e alguns cantores de países vizinhos; o novo grupo possui cerca de 40 elementos em sua força de trabalho completa. Em 14 de maio de 2005, ele apresentou o segundo CD, intitulado “not only SACRO”, produzido com o coro “I Cantori di S. Tomaso di Canterbury”, de Gaiarine, e gravado ao vivo no concerto de S. Biagio em 7 de fevereiro de 2004 no Cinto. Caomaggiore e o concerto de primavera em 14 de maio de 2004 no Chions.

Na ocasião do concerto de S. Biagio 2007, o coral gravou ao vivo o terceiro CD dividido em três partes: coral solo, orquestra solo e coro + orquestra; no CD, existem vários trabalhos de diferentes autores e, em particular, o “Spatzen Messe” de W. A. ​​Mozart. Na primavera de 2008, foi gravado o quarto CD, intitulado “Vozes no castelo”, gravado no castelo de Pielungo (PN) e contendo o melhor do repertório atual do coro.

Também esteve presente em vários locais nas regiões de Veneto e Friuli, na Sardenha, em Marche, Toscana, Úmbria, Roma, Varese, Turim, Catania, Áustria, Alemanha, Suíça, França, Polônia, Hungria, Espanha, República Tcheca e Portugal. O grupo vive e viveu todas essas experiências culturais, sociais e humanas muito interessantes, através da fórmula da “troca de pares” que permite, além da troca entre coros de suas experiências musicais, também o conhecimento de diferentes realidades socioculturais. Os muitos consentimentos e aplausos recebidos nesses anos não afetaram de maneira alguma o espírito original dos “amantes da música” com quem o grupo gosta de se identificar e se expressar.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Música

Banda de Música da Força Aérea Portuguesa atua este sábado em Vendas Novas

A entrada é gratuita, sendo no entanto necessário levantar o bilhete já disponível na Biblioteca Municipal.

TDS noticias

Publicado

em

Vendas Novas recebe sábado, pelas 22h00, no Fórum Cultural “A Praça”, um concerto pela Banda de Música da Força Aérea Portuguesa.

A iniciativa surge no âmbito do programa de comemorações dos 225 Anos da Primeira Viagem Aérea em Portugal, que se iniciou em Vendas Novas em maio deste ano, terminando com este mesmo evento.

A Banda de Música da Força Aérea Portuguesa foi criada em 1957 e, ao longo da sua existência, foram vários os concertos que comprovam o nível eminentemente solístico, artístico e técnico dos instrumentistas e a dignidade da direção dos seus maestros.

Atualmente o maestro principal e também responsável pelas Fanfarras da Força Aérea é o Major António Rosado, tendo como assistentes o Capitão Rui Silva e o Alferes Artur Rouquina. Para além de participar nas cerimónias militares oficiais quer no âmbito da Força Aérea Portuguesa, quer no âmbito do protocolo de Estado, tem contribuído, como elemento de divulgação cultural, para o enriquecimento do meio musical português, realizando concertos do mais alto nível por todo o País.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Outubro 2019
S T Q Q S S D
« Set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul