Siga-nos

Educação

Conselho Nacional de Educação visita Polo da Universidade Popular em Viana do Alentejo

O programa terminou no Cineteatro Vianense onde assistiram ao ensaio da Tuna Popular dirigida pelo professor Válter Loureiro, um projeto criado no início de 2017 e composto por 50 elementos.

TDS noticias

Publicado

em

Os responsáveis do Conselho Nacional de Educação (CNE) visitaram o Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora.

A delegação do CNE foi recebida nos Paços do Concelho, pelo Presidente do Município, Bengalinha Pinto, onde foi apresentado o Polo de Viana do Alentejo da UPTE/UÉ que comemorou este mês de maio o seu 9º aniversário. No ano letivo em curso, cerca de 140 alunos das três freguesias do concelho frequentam os mais de 10 cursos disponíveis, para além do Clube de Saúde Sénior e da Tuna Popular.

As aulas, lecionadas por professores voluntários, decorrem de novembro a junho, em cada freguesia, de segunda a sexta-feira.

De salientar que o Polo da UPTE/UÉ resulta de um protocolo de cooperação entre o Município de Viana do Alentejo e a Universidade de Évora, que visa contribuir para a promoção do envelhecimento ativo da população e para a melhoria da sua qualidade de vida.

Seguiu-se a deslocação ao Centro do Cante e do Saber, sede do Polo, onde tiveram a oportunidade de assistir a uma aula de história e cultura local e ficar a conhecer a sede do Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo e a sua história.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Educação

3.º Fórum do Projeto Educativo Local com forte participação em Palmela

Integrado no Ano Nacional da Colaboração, o Fórum apelou ao potencial transformador da colaboração na promoção do sucesso educativo das crianças e jovens e à importância do envolvimento da comunidade e, mais concretamente, das famílias no processo educativo.

TDS noticias

Publicado

em

O 3.º Fórum do Projeto Educativo Local (PEL) contou com uma centena de participantes e com intervenções de grande qualidade, prosseguindo o trabalho que o Município de Palmela está a desenvolver no âmbito do “Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – Eu conquisto o meu sucesso”.

A iniciativa realizou-se no dia 31 de maio, na Biblioteca Municipal de Palmela, e reuniu docentes, educadoras/es, auxiliares, técnicas/os da área da educação, representantes de entidades parceiras, estudantes e pais, no debate em torno do tema “Educação e Parentalidade: tecer uma rede de cumplicidades”.

“Educação, Parentalidade e Sucesso Educativo”, “Fazer o círculo sem reinventar a roda: educar para o processo educativo”, “A motivação dos pais para se envolverem nas escolaridade dos filhos – motivação e compromisso” e “Educação e Parentalidade, como tecer uma rede de cumplicidades?” foram algumas das comunicações apresentadas, com os preciosos contributos de docentes e investigadoras/es, Agrupamentos de Escolas do concelho, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Palmela, Associações de Pais do concelho, Instituto de Apoio à Criança (IAC) e “Projeto Pais Informa”, do Município de Loures, entre outros.

Na sessão de abertura do evento, o Presidente do Município, Álvaro Balseiro Amaro, enquadrou o 3.º Fórum PEL no âmbito do “Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – Eu conquisto o meu sucesso”, Plano esse que tem como grande objetivo «reforçar uma interação positiva entre a escola e a família, que fomente a responsabilidade mútua pelo prosseguimento adequado do processo de escolarização e educação das crianças e jovens».

Fruto de uma candidatura ao Programa Operacional da Região de Lisboa 2020, o Plano une o Município, escolas, famílias e comunidade na promoção do sucesso escolar e integra também atividades como a Receção à Comunidade Educativa, o Mercado da Cidadania, o Fantasiarte, a Rádio Miúdos, a Exposição de Trabalhos ou os Jogos Desportivos Escolares.

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento