Últimas:
Conhece o bairro de etnia cigana de Castro Verde ? Nós mostramos. (Fotos) – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Política

Conhece o bairro de etnia cigana de Castro Verde ? Nós mostramos. (Fotos)

Veja o Bairro para o qual a autarquia anunciou um controlo apertado das autoridades.

Fotos: TDS
Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Polémica em Castro Verde: Autarquia anunciou ‘rigoroso confinamento’ de comunidade cigana

” … rigoroso confinamento…”

O SOS Racismo exige que a autarquia de Castro Verde ‘…revogue de imediato esta decisão’.

Em causa está o anúncio por parte da autarquia de realizar um ‘rigoroso confinamento’ a toda a comunidade cigana em que foram detectados 17 casos de Covid 19. (Veja AQUI)

O SOS Racismo exige igualmente que, ‘…as entidades competentes, nomeadamente o Ministério Público, Governo e a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial, analisem o sucedido e apliquem a Lei, denunciando e punindo qualquer medida de segregação étnica’.

“Como todos sabemos, estes casos confirmados de pessoas infetadas com Covid-19 não são os primeiros desde que a pandemia começou em março de 2020. Porém, é a primeira vez que, perante um grupo de pessoas infetadas, uma Câmara Municipal decide avançar com um plano de confinamento étnico. É, assim, uma medida de segregação étnica, inédita no país. Também vai ser desculpabilizada? “, interroga o SOS Racismo.

Numa extensa nota este episódio é abordado simultaneamente com o resultado obtido por André Ventura nas últimas eleições presidenciais.

Agricultura

Investigadores demonstram mau uso da água e destruição do território em Alqueva.

Comissão de Agricultura e Mar ouviu relatos.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Audição a investigadores

“Investigadores da Universidade de Évora falam em mau uso da água de Alqueva”

A Comissão de Agricultura e Mar, ouviu vários investigadores do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, o Ambiente e o Desenvolvimento, entre eles alguns que leccionam na Universidade de Évora.

A exposição foi pedida pelos próprios investigadores, tendo sido acompanhada de um parecer técnico a respeito da política pública para o regadio e do Plano Nacional de Investimentos 2030.

Muitas organizações ambientalistas têm vindo a manifestar-se contra a atual gestão das águas do Alqueva e contra a destruição de recursos naturais que os modelos de produção agrícola intensivos e superintensivos têm vindo a gerar ao longo dos anos.

Mais recentemente, têm sido crescentes os protestos e os alertas lançados por muitos especialistas e académicos que vão no mesmo sentido, como foi o caso de um comunicado emitido em Julho de 2020 e publicado no Jornal Expresso, onde anunciavam que a coesão territorial do Alentejo estaria em risco.

Oiça a opinião dos investigadores.

Continuar a ler

x
error: Content is protected !!