Últimas:
Comidas d’Azeite voltam aos menus dos restaurantes de Marvão – RÁDIO TDS
Siga-nos

Gastronomia

Comidas d’Azeite voltam aos menus dos restaurantes de Marvão

18ª Quinzena Gastronómica de 11 a 26 de fevereiro

Publicado

em

Comidas d’Azeite voltam aos menus dos restaurantes de Marvão

18ª Quinzena Gastronómica de 11 a 26 de fevereiro

As tradicionais “Comidas d’Azeite” estão de regresso às mesas dos restaurantes do concelho de Marvão, de 11 a 26 de fevereiro, numa Quinzena Gastronómica que pretende homenagear os produtores de azeite, celebrar a gastronomia típica da região, valorizar os seus produtos endógenos e, fundamentalmente, dinamizar a economia local.

Ao longo de duas semanas, numa iniciativa que cumpre a 18ª edição e é promovida pelo Município de Marvão, os catorze restaurantes do concelho vão apresentar as mais variadas receitas, elaboradas com base na gordura de eleição da dieta mediterrânica e da gastronomia marvanense.

Nos menus dos estabelecimentos aderentes, onde “o azeite é rei e senhor”, vão estar em destaque pratos tão diversos como açorda à alentejana, alhada de cação, boletos salteados em azeite, choquinhos à lagareiro, bacalhau “com todos”, fraca tostada em azeite, polvo à lagareiro, tiborna de azeite e alho com presunto ibérico, entre muitos outros, e que têm no azeite um denominador comum. 

Almoço Convívio das Comidas d’Azeite regressa a 12 de fevereiro

O arranque oficial da 18ª edição das Comidas d’Azeite está marcado para 12 de fevereiro, no recinto da Casa do Povo de Porto da Espada, com o dia a ser preenchido pelas Conversas d’Azeite, uma Prova de Azeites, um Mercadinho de Produtos Locais e o tradicional Almoço Convívio, que regressa após dois anos de interregno.

Servido pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa “Portus Gladii”, e com a animação musical garantida pelo “Grupo de Acordeones de Valencia de Alcántara”, este repasto é já a imagem de marca de uma Quinzena Gastronómica inteiramente dedicada às “Comidas do Lagar”.

Da ementa fazem parte, a tradicional prova dos azeites produzidos no concelho, a azeitona galega temperada com azeite, o queijo fresco com azeite e orégãos, as couves com bacalhau do Lagar, as migas de pão com carne de porco frita em azeite, a laranja com mel, azeite e canela, a tiborna e o café do “pucheiro”.

Olivoturismo em debate na terceira edição das Conversas d’Azeite

A Casa do Povo de Porto de Espada recebe a terceira edição das “Conversas d’Azeite”. Este fórum de partilha e debate, promovido pelo Município de Marvão, antecede o almoço convívio (com início às 10h00, de dia 12) e junta especialistas do setor, para discutir o potencial do Olivoturismo no desenvolvimento local, em territórios de baixa densidade demográfica.

Este ano, a iniciativa conta com a participação de Francisco Mondragão-Rodrigues (professor-coordenador da Escola Superior Agrária de Elvas – Instituto Politécnico de Portalegre) e Gonçalo Morais Tristão, (presidente do CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo), e é complementada com uma Prova de Azeites, sob a orientação de Graça Pacheco de Carvalho (professora da Escola Superior Agrária de Elvas – Instituto Politécnico de Portalegre).

As “Conversas d’Azeite” surgiram em 2021, num ano marcado pela pandemia e um confinamento que levou à criação de novas dinâmicas associadas à Quinzena Gastronómica das Comidas d’Azeite e, consequentemente, ao surgimento de debates que destacam a importância do olival, da azeitona e da produção de azeite para a economia local.

Continuar a ler
Publicidade

ALCÁCER DO SAL

Festival de Sopas em Alcácer do Sal

Este Festival, que vai ser o primeiro, vai servir para angariação de fundos para os jovens poderem ir a mais actividades.

Publicado

em

Alcácer do Sal

Festival das Sopas

O Agrupamento de Escuteiros de Alcácer do Sal, no dia 24 de Fevereiro vai estar com o Festival das Sopas no Pavilhão Graciete Baião em Alcácer do Sal.

Este Festival, que vai ser o primeiro, vai servir para angariação de fundos para os jovens poderem ir a mais actividades.

Cada entrada vai ter um custo de 5€, que contempla: 1 fatia de pão + 1 taça de arroz doce + 1 bebida de copo + Sopa (pode provar, comer, e repetir as vezes que quiser).

As sopas são fornecidas pelos restaurantes de Alcácer do Sal, vamos ter animação com o acordeonista Bruno Marques e os nossos escuteiros também vão animar.

Continuar a ler

ARRAIOLOS

Semana do Porco em Arraiolos a decorrer

De 3 a 18 fevereiro

Publicado

em

Arraiolos

Gastronomia – Semanas do Porco

De 3 a 18 fevereiro 2024 vão realizar-se as “Semanas do Porco” integradas na Mostra Gastronómica do Concelho de Arraiolos.

Ao longo do ano a Câmara Municipal de Arraiolos e os restaurantes do concelho promovem os pratos típicos e a gastronomia tradicional do concelho e do Alentejo.

As semanas temáticas decorrerão ao longo do ano, culminando com 22ª. Mostra Gastronómica, o 14º. Festival da Empada e Feira do Tapete de Arraiolos, no Arraiolos Multiusos, no inicio do outono de 2024.

As mais de duas de dezenas de estabelecimentos de restauração aderentes integram nas suas ementas o melhor da cozinha arraiolense percorrendo os sabores que os ciclos da natureza determinavam, tradicionalmente.

Refira-se que muitas são as receitas que integram produtos do porco, nomeadamente a “Empada de Arraiolos ®” e nos “Pasteis de Toucinho”, produtos de presença relevante à nossa mesa.

De 3 a 18 fevereiro visite os restaurantes arraiolenses.

Continuar a ler

Gastronomia

Alentejo fora dos prémios de gastronomia

Na edição deste ano, há um vencedor inédito nos restaurantes, com o Prado (Lisboa), liderado por António Galapito, que já tinha estado próximo deste feito quando atingiu o 2º lugar, em 2020 e 2021, e um regresso ao primeiro lugar, o de João Rodrigues, nos chefes preferidos.

Publicado

em

15ª edição dos Prémios Mesa Marcada

A 15ª edição dos Prémios Mesa Marcada decorreu pela primeira vez no Centro de Congressos do Estoril, local escolhido para esta cerimónia que registou a presença de cerca de 450 convidados, um número recorde que assinala os seus 15 anos de existência.

Na edição deste ano, há um vencedor inédito nos restaurantes, com o Prado (Lisboa), liderado por António Galapito, que já tinha estado próximo deste feito quando atingiu o 2º lugar, em 2020 e 2021, e um regresso ao primeiro lugar, o de João Rodrigues, nos chefes preferidos.

Em 2023, João Rodrigues, – que por sua vez já tinha vencido seis vezes nesta categoria quando chefiava o Feitoria -, abriu o Canalha, em Lisboa, e criou o projeto itinerante Residência em que visitou 12 regiões do país, em 12 meses. Inclusive, o ‘Canalha’ venceu o Prémio Especial Queijo São Jorge DOP Mesa Diária 2023, que premeia o melhor restaurante de preço acessível. Já os vencedores do ano passado nas duas categorias de “Os 10 Preferidos”, o Ocean (Porches, Algarve) e Vasco Coelho Santos, do Euskalduna (Porto), conquistaram, respetivamente, o segundo lugar nos restaurantes e nos chefes.

Ainda nos “10 Preferidos do Mesa Marcada” é de destacar a entrada no Top 10, para o 9º lugar, do restaurante Cozinha das Flores, de Nuno Mendes, que abriu o ano passado no centro do Porto e lhe valeu o Prémio Especial Sogrape Restaurante Novo do Ano.

É de salientar, na presente edição, o restaurante Vista, do Bela Vista Hotel (Portimão), de João Oliveira, que venceu o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano, graças à subida de 12 lugares, que o fez alcançar o 8º lugar no ranking dos restaurantes, e ainda viu o seu responsável pela pastelaria, Fábio Quiraz, ganhar o Prémio Especial Roastelier by Nescafé Chefe de Pastelaria 2023, atribuído por um júri especializado de 47 pessoas (mais 15 dos que na edição de 2022) constituído, maioritariamente, por profissionais de pastelaria e também por um grupo de figuras do mundo da gastronomia – clientes, jornalistas e chefes de cozinha – com particular gosto pela pastelaria.

Referência ainda, dentro do Top 10 de Restaurantes, para a subida de cinco posições, de 10º para 5º, do Essencial, de André Lança Cordeiro, que subiu três posições na lista dos 10 Chefes Preferidos, ocupando agora o 9º lugar. Entre chefes em destaque, o Prémio Especial Makro Chefe Revelação do Ano foi atribuído a Gil Fernandes, da Fortaleza do Guincho, que subiu 24 posições, alcançando o 16º lugar na votação geral.

Dos prémios especiais, votados pelo painel de júri alargado que atingiu, nesta 15ª edição, o número recorde de 280 votantes, além do já mencionado Prémio Especial Queijo São Jorge DOP Mesa Diária para o Canalha (o qual sucede ao Velho Eurico, de Zé Paulo Rocha, também em Lisboa, vencedor nas três edições anteriores), destaque também para dois “repetentes”: a Comida Independente de Rita Santos, em Lisboa, que voltou a ganhar o Prémio Especial Bom Sucesso Loja Gastronómica do Ano (pela terceira vez consecutiva), assim como o festival Chefs on Fire, da Lohad, de Gonçalo Castel-Branco, que conquistou o Prémio Especial Nutrifresco Evento Gastronómico do Ano, tal como em 2022.

Continuar a ler

Gastronomia

Festival da Enguia da Lagoa de Santo André

O Festival da Enguia da Lagoa de Santo André não tem qualquer caráter competitivo, nem pressupõe qualquer classificação entre os participantes, que vão estar, uma vez mais, única e exclusivamente focados em dar a conhecer aquele que é considerado um orgulho da gastronomia local, através do saber fazer e da criatividade.

Publicado

em

Festival da Enguia da Lagoa de Santo André

A 9.ª edição do Festival da Enguia da Lagoa de Santo André – Mostra Gastronómica nos Restaurantes é aguardada com grande expectativa e são esperados, de 26 de janeiro a 11 de fevereiro, milhares de visitantes que procuram saborear esta magnífica iguaria, que é a enguia. A organização está a cargo da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, com o apoio da Junta de Freguesia de Santo André.

Durante os 17 dias de realização desta mostra gastronómica, os nove restaurantes aderentes, A Cascalheira, Café Snack-bar A Palmeira, Cantinho dos Sabores, Chez Daniel, Dom Lucas, Faz-te Esperto, Figo Doce, Mesa da Vila, Ti Lena Restaurante & Casa do Gin, todos situados na freguesia de Santo André, levam à mesa pratos como as enguias de caldeirada, de ensopado, na cataplana, d’escabeche, fritas ou grelhadas,  com os mais diversos acompanhamentos.

A iniciativa preza o conceito de experiência gastronómica, facilitado pela excelência dos sabores locais, pelo saber cozinhar, pela genuinidade da cozinha alentejana, tendo como objetivo impulsionar a economia local, através do produto de excelência que é a enguia da Lagoa de Santo André, com a visita de turistas que aqui se deslocam para esse fim e paralelamente potenciar o património natural, histórico e cultural do Município.

O Festival da Enguia da Lagoa de Santo André não tem qualquer caráter competitivo, nem pressupõe qualquer classificação entre os participantes, que vão estar, uma vez mais, única e exclusivamente focados em dar a conhecer aquele que é considerado um orgulho da gastronomia local, através do saber fazer e da criatividade.

No âmbito desta 9.ª edição do Festival da Enguia da Lagoa de Santo André – Mostra Gastronómica nos Restaurantes, realiza-se, no dia 4 de fevereiro, uma caminhada na envolvente à Lagoa de Santo André.

Continuar a ler

Gastronomia

“Montargil Monte Novo” com nova carta de primavera-verão

O pão, considerado um elemento fundamental da gastronomia alentejana, é a base do novo menu proposto pelo Chef Miguel Varela, no restaurante do Montargil Monte Novo que vive de produtos sazonais e frescos.

Publicado

em

Montargil Monte Novo: viagem gastronómica pelo Alto Alentejo

Nova carta de primavera-verão

O pão, considerado um elemento fundamental da gastronomia alentejana, é a base do novo menu proposto pelo Chef Miguel Varela, no restaurante do Montargil Monte Novo que vive de produtos sazonais e frescos.

Entre as opções, saltam à vista a Açorda de bacalhau, a Tomatada alentejana, o Ensopado de borrego ou o Carré de porco preto com migas.

 Miguel Varela, Chef e responsável do Montargil Monte Novo, unidade do Grupo PBH, reforça a sua aposta em fundir tradição com inovação, colocando em prática a filosofia ‘farm to table’, na nova carta de almoço e jantar.

Inspirado na privilegiada localização no coração do Alto Alentejo, região conhecida pelas suas tradições gastronómicas, o Chef utilizou essa rica herança culinária para desenhar um menu distinto para o almoço e para o jantar, que homenageia a diversidade e autenticidade da gastronomia alentejana. Com um foco especial na utilização de produtos locais, frescos e sazonais, elaborou pratos que refletem a época do ano em que são servidos.

“Nos últimos anos trabalhámos exclusivamente com menus diários, mas vamos seguir agora uma filosofia de pratos mais fixos, oferecendo opções mais consistentes e variadas, sem perder o toque de qualidade e originalidade que sempre nos destacou. Para isso, tivemos a forte preocupação de integrar ingredientes que possamos encontrar facilmente no comércio local, como legumes, alguma carne, charcutaria e queijos. Essa abordagem permite-nos destacar os sabores autênticos da região”, refere o Chef Miguel Varela.

“A nossa nova carta é uma homenagem à tradição culinária alentejana, que sempre valorizou a simplicidade e a qualidade dos ingredientes, como o pão, claro, combinados com o porco, o borrego, o azeite e as ervas aromáticas. Além disso, selecionamos rigorosamente produtos sazonais, como os espargos, os cogumelos, as favas, o tremoço ou a ervilha quebrada, para enriquecer os nossos pratos com a frescura e o sabor que definem a tradição culinária alentejana. A nova carta exprime o nosso compromisso de oferecer o melhor da gastronomia da região aos nossos clientes e hóspedes”, acrescenta o Chef e responsável da unidade hoteleira.

  • Menu de jantar (disponível das 19h30 às 22h00)

 É no novo menu de jantar que o Chef Miguel Varela explora a culinária alentejana em pleno, com criatividade e diversidade, apresentando saborosos pratos típicos da região. As entradas incluem uma tábua de enchidos e queijos alentejanos, legumes da horta com maionese roxa e alheira de caça com grelos. As sopas e caldos tradicionais do Alentejo são apresentados em pratos como o bacalhau com pão alentejano (Açorda Alentejana), a tomatada e toucinho, além de um cremoso de legumes locais.

O arroz carolino é um dos protagonistas deste menu, sendo utilizado em pratos como arroz com garoupa e gambas, arroz com cogumelos selvagens e espargos, ou arroz com filete de polvo panado com beterraba.

Entre os pratos de peixe, destacam-se o lombo de bacalhau com pimentos, o filete de garoupa com couscous e o polvo com grelos. Para as carnes, há opções como o carré de porco preto com maçã, o muito típico borrego com hortelã, ou a vazia de novilho Black Angus com pão alentejano, tomate e coentros.

As sobremesas incluem opções como a pera bêbeda com amêndoa e creme de ovo, chocolate 56% cacau e puré de frutos vermelhos e suspiros, e sericaias com gomos e doce de laranja.

Adicionalmente, está disponível um menu degustativo surpresa mediante reserva.

  • Menu de almoço (disponível das 12h30 às 18h00)

A carta de almoço apresenta um conceito de petiscos e snacks, com opções para quem procura uma refeição leve e descontraída. Nota nas entradas para o queijo de ovelha e a tábua de enchidos de porco preto da região (que inclui presunto, paio e lombo de porco preto). Para aqueles que preferem um sabor mais intenso, as moelas picantes na tomatada são uma excelente opção. Os ovos rotos MMN (batata frita, enchidos e ovos estrelados) também figuram na lista de entradas.

O pão alentejano e a estrela da secção de Snacks, com diversas opções, tais como a tosta de salmão, tosta mista, a tosta club (com bacon, ovo, tomate, frango e batata frita), ou a tosta vegan (que inclui cogumelos, tomate, cebola crocante, curgete e aipo-bola). Destaque ainda para o prego ou bifana no bolo do caco e o hambúrguer de novilho.

No que diz respeito às saladas, destaca-se a salada mista, salada de frango, salada de salmão e salada vegan. Para acompanhar, há molhos como maionese de alho assado, molho de anchovas ou de alcaparras. Na secção das massas, é possível escolher entre esparguete ou penne, com molhos como a carbonara, molho de tomate e orégãos, molho pesto e molho bolonhesa.

Continuar a ler

Últimas

x
error: O conteúdo está protegido!!