Gastronomia
Comidas d’Azeite voltam aos menus dos restaurantes de Marvão
18ª Quinzena Gastronómica de 11 a 26 de fevereiro
18ª Quinzena Gastronómica de 11 a 26 de fevereiro
Publicado
2 meses atrásem
Comidas d’Azeite voltam aos menus dos restaurantes de Marvão
18ª Quinzena Gastronómica de 11 a 26 de fevereiro
As tradicionais “Comidas d’Azeite” estão de regresso às mesas dos restaurantes do concelho de Marvão, de 11 a 26 de fevereiro, numa Quinzena Gastronómica que pretende homenagear os produtores de azeite, celebrar a gastronomia típica da região, valorizar os seus produtos endógenos e, fundamentalmente, dinamizar a economia local.
Ao longo de duas semanas, numa iniciativa que cumpre a 18ª edição e é promovida pelo Município de Marvão, os catorze restaurantes do concelho vão apresentar as mais variadas receitas, elaboradas com base na gordura de eleição da dieta mediterrânica e da gastronomia marvanense.
Nos menus dos estabelecimentos aderentes, onde “o azeite é rei e senhor”, vão estar em destaque pratos tão diversos como açorda à alentejana, alhada de cação, boletos salteados em azeite, choquinhos à lagareiro, bacalhau “com todos”, fraca tostada em azeite, polvo à lagareiro, tiborna de azeite e alho com presunto ibérico, entre muitos outros, e que têm no azeite um denominador comum.
Almoço Convívio das Comidas d’Azeite regressa a 12 de fevereiro
O arranque oficial da 18ª edição das Comidas d’Azeite está marcado para 12 de fevereiro, no recinto da Casa do Povo de Porto da Espada, com o dia a ser preenchido pelas Conversas d’Azeite, uma Prova de Azeites, um Mercadinho de Produtos Locais e o tradicional Almoço Convívio, que regressa após dois anos de interregno.
Servido pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa “Portus Gladii”, e com a animação musical garantida pelo “Grupo de Acordeones de Valencia de Alcántara”, este repasto é já a imagem de marca de uma Quinzena Gastronómica inteiramente dedicada às “Comidas do Lagar”.
Da ementa fazem parte, a tradicional prova dos azeites produzidos no concelho, a azeitona galega temperada com azeite, o queijo fresco com azeite e orégãos, as couves com bacalhau do Lagar, as migas de pão com carne de porco frita em azeite, a laranja com mel, azeite e canela, a tiborna e o café do “pucheiro”.
Olivoturismo em debate na terceira edição das Conversas d’Azeite
A Casa do Povo de Porto de Espada recebe a terceira edição das “Conversas d’Azeite”. Este fórum de partilha e debate, promovido pelo Município de Marvão, antecede o almoço convívio (com início às 10h00, de dia 12) e junta especialistas do setor, para discutir o potencial do Olivoturismo no desenvolvimento local, em territórios de baixa densidade demográfica.
Este ano, a iniciativa conta com a participação de Francisco Mondragão-Rodrigues (professor-coordenador da Escola Superior Agrária de Elvas – Instituto Politécnico de Portalegre) e Gonçalo Morais Tristão, (presidente do CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo), e é complementada com uma Prova de Azeites, sob a orientação de Graça Pacheco de Carvalho (professora da Escola Superior Agrária de Elvas – Instituto Politécnico de Portalegre).
As “Conversas d’Azeite” surgiram em 2021, num ano marcado pela pandemia e um confinamento que levou à criação de novas dinâmicas associadas à Quinzena Gastronómica das Comidas d’Azeite e, consequentemente, ao surgimento de debates que destacam a importância do olival, da azeitona e da produção de azeite para a economia local.
O tempo este fim de semana
No decorrer desta operação foram fiscalizados 529 condutores e respetivos veículos
Detenção teve lugar em Casa Branca, Montemor o Novo
Jovem será presente a juiz
Urna já está na Igreja Matriz
Prolongam-se por segunda e terça feira
Igreja Matriz de Campo Maior
Acompanhe toda a informação. Em atualização constante.
Notícia oficial
Funcionários da Delta avisados em comunicado
Mudança da hora chega com a primavera
Évora juntou-se a outras 7 cidades.
Até ao momento foram angariados 2723,98€.
Sabe onde te podes inscrever.
Em Alcácer do Sal, tiveram lugar duas sessões durante o dia de hoje
Mulher deixou de ser vista desde ontem por volta da hora do almoço
Incêndio também atingiu fachada de edifício
Protesto em Santa Susana
Iniciativa incluída no mês da Juventude
Município de Odemira agendou três espetáculos.
Entre cortejos, lutas de armas e cavalo, encenações, danças e teatros de fogo, tudo para ver na Feira Medieval Ibérica...
Em Beja estão identificados 9 padres que abusaram sexualmente de crianças
Maquinistas em greve na sexta-feira.
Mau tempo pelo menos até quinta-feira
Deverá ficar concluída até final deste ano