Siga-nos
Inserindo e manipulando imagens em uma página HTML DGS

Sociedade

Comércio Eletrónico na origem de mais de 18 mil reclamações

Análise do Portal da Queixa revela o drama de comprar e não receber as encomendas. Marcas não estavam preparadas para dar resposta ao aumento repentino de vendas online.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O Portal da Queixa registou, nos primeiros cinco meses do ano, um aumento exponencial do número de reclamações no setor do Comércio Eletrónico. Entre 1 de janeiro e 31 de maio de 2020, recebeu na sua plataforma mais de 18 mil queixas, uma subida de 132% comparativamente com o período homólogo, onde se registaram 7787 reclamações.

“Análise do Portal da Queixa revela o drama de comprar e não receber as encomendas. Marcas não estavam preparadas para dar resposta ao aumento repentino de vendas online.”

A análise realizada pela equipa do Portal da Queixa, identificou também um crescimento significativo de reclamações (131%) no setor de Entregas de Correio Expresso: 8369 queixas no mesmo período de 2020, comparativamente com 3625 reclamações registadas em 2019.

“Foi curioso verificar que, nos períodos em análise, o aumento exponencial de reclamações relativas ao comércio eletrónico está perfeitamente alinhado com o mesmo crescimento no setor de entregas de correio expresso, evidenciando que o aumento das compras através de canais digitais, veio criar muitos constrangimentos em toda a cadeia de valor”, destaca Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa.

Atrasos nas entregas, encomendas extraviadas ou arremessadas para a entrada do prédio sem garantia de receção por parte do destinatário, devoluções por indicação de morada incompleta com dados corretos, compradores em casa por obrigação com encomendas devolvidas por indicação de que ninguém atendeu, são alguns dos principais motivos na origem das reclamações dirigidas às empresas de entregas de encomendas e correio expresso.

Segundo a análise do Portal da Queixa, nos primeiros cinco meses do ano, no setor do Comércio Eletrónico, a Worten é a marca que lidera o ranking das marcas com maior número de reclamações, com 1255 queixas.

Na categoria Correio e Entrega de Encomendas, as três marcas mais reclamadas são: CTT (4713), CTT Expresso (1995) e DPD (1601).

Já no segmento Supermercados Online, os três primeiros lugares da lista de reclamações são ocupados pelo: Continente (937), o El Corte Inglés (877) e o Auchan (375). O LIDL foi a marca com menos queixas (87).

Relativamente às empresas de Entregas ao Domicílio, a análise do Portal da Queixa verificou que a Uber Eats foi a marca mais reclamada com um total de 1206 queixas. No segmento Viagens e Estadias, a eDreams foi a marca que registou mais reclamações (767).

Se por um lado, a crise causada pela Covid-19 veio acentuar a necessidade dos consumidores recorrerem aos canais digitais para comprar online, por outro, esta procura massiva veio evidenciar que as marcas não estavam preparadas para dar resposta ao aumento repentino de encomendas, tendo falhado na logística e na entrega das compras aos consumidores, facto que terá criado vários constrangimentos em toda a cadeia de valor, colocando em causa a confiança e o crescimento futuro do setor.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Saúde

Novo surto em lar da Boa Fé, Évora.

Já com 42 infectados.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

foto: Bruno Baltazar | TDS (direitos reservados)

Surto com 42 infectados

“Surto na Boa Fé  infectou 30 utentes e 12 trabalhadores”

É uma nova preocupação no concelho de Évora.

O surto foi detectado no Centro Social e Paroquial de NªSrª da Boa Fé, concelho de Évora.

São 30 utentes e 12 trabalhadores que estão infectados.

Uma brigada de intervenção rápida já entrou no lar e está a prestar apoio aos residentes.

Dadas as condições do lar foi possível separar os covid dos não covid e permanecerem todos na instituição.

Alguns dos utentes já tinham vivido um cenário de grande dificuldade já eram utentes do Lar da Sisuda. (surto em setembro de 2020)

 

Continuar a ler

Saúde

Novas medidas de confinamento. Veja principais.

A rádio TDS está a transmitir a Conferência de Imprensa de António Costa.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Comunicação de António Costa

“Este momento é o mais grave, disse o primeiro ministro”

São várias as novas medidas de confinamento entre elas a proibição de circulação entre concelhos ao fim de semana.

Veja outras medidas que entram em vigor:

Proibida a venda ou entrega ao postigo em lojas não alimentares

Proibida a venda ou entrega ao postigo  de bebidas

Proibido o consumo de bebidas junto aos locais de venda

São encerrados os espaços de restauração em centros comerciais mesmo em take away.

Proibidos saldos e liquidações 

Proibida a permanencia em espaços públicos como em jardins só podem ser frequentados não em permanência

Presidentes de câmara devem limitar o acesso de pessoas a locais com muita gente…como frentes ribeirinhas, parques infantis, equipamentos desportivos, etc

São encerradas as Universidade seniores, centros dia e de convívio.

Todos os trabalhadores que tenham que se deslocar tem que ter uma credencial emitida pela entidade empregadora.

Empresas com mais 250 trabalhadores devem enviar (ACT) a lista nominal de todos os trabalhadores em trabalho presencial

Ao fim de semana é proibida a circulação entre concelhos.

Continuar a ler

Saúde

Bombeiros de Campo Maior de portas fechadas

Sexta feira situação poderá ficar resolvida

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Foto: TDS

Surto nos bombeiros de Campo Maior

” 12 infetados “

Doze bombeiros estão infectados em Campo Maior o que obriga ao encerramento do quartel.

Só 4 elementos estão presentes para eventuais urgências.

Os bombeiros vizinhos estão a ajudar nos serviços diários.

A situação poderá ficar resokvida na próxima sexta-feira apos o regresso de elementos que estão em confinamento.

Continuar a ler

Sociedade

Uma hora de espera para votar em Évora

Urnas de voto na autarquia

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

foto: Bruno Baltazar | TDS (direitos reservados)

Votação está a decorrer nos paços do concelho

” 246 mil eleitores votam hoje”

Mais de 246 mil eleitores pediram para votar antecipadamente hoje, uma semana antes das presidenciais de 24 de janeiro.

O boletim de voto é o mesmo, mas o acto de votar demorará mais tempo.

De acordo com as regras da administração eleitoral, o eleitor recebe, do presidente da mesa, o boletim de voto e dois sobrescritos, um branco e um azul.

Depois vai à câmara de voto, sozinho, vota, dobra o boletim em quatro e coloca-o no sobrescrito branco e fecha-o.

Em seguida, coloca-o dentro do sobrescrito azul, que é também fechado.

Depois, entrega-o ao presidente da mesa, é-lhes colocado uma etiqueta com o nome do eleitor e uma vinheta de segurança de segurança.

Quando for decarregado na mesa de voto do eleitor, só o sobrescrito branco, sem qualquer identificação, é colocado na urna, em 24 de janeiro, garantindo-se o secretismo.

Continuar a ler

Policias

ASAE fiscaliza regras do Estado de Emergência

Évora foi o único concelho que registou a presença de inspectores

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

ASAE fiscaliza cumprimento das novas regras adicionais do Estado de Emergência

“Évora foi um dos concelhos fiscalizados”

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, hoje, no âmbito das suas competências, uma operação de fiscalização com vista à verificação do cumprimento das medidas adicionais previstas no exercício de determinadas atividades económicas, com o intuito de conter a transmissão do vírus e diminuir a expansão da pandemia da doença COVID -19 durante o atual estado de emergência.

As ações de fiscalização que contaram com o empenhamento de cerca de 30 inspetores, decorreram nos concelhos de Lisboa, Porto, Matosinhos, Guimarães, Lamego, Coimbra, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Faro e Évora.

Foram direcionadas a operadores económicos cuja atividade se encontra sujeita a novas regras de funcionamento, tendo como principal objetivo a verificação do cumprimento integral das regras de lotação, ocupação, permanência e distanciamento físico em espaços públicos e estabelecimentos comerciais, bem como o cumprimento da determinação de suspensão de determinados tipos de instalações, estabelecimentos e atividades.

Como resultado das ações destaca-se o seguinte: foram fiscalizados 198 operadores económicos, tendo sido instaurado 1 processo-crime por especulação de preços e 19 processos de contraordenação dos quais se destaca a falta de cumprimento das regras de ocupação, permanência e distanciamento físico nos locais abertos ao público e a falta de cumprimento das regras relativas a restrição, suspensão ou encerramento de atividades.

Foi ainda determinada a suspensão de atividade em 4 operadores económicos (restauração e bebidas) pela existência de clientes no seu interior uma vez que esta atividade apenas poderá ser exercida para efeitos de confeção destinada ao consumo fora do estabelecimento, seja através de entrega ao domicílio, diretamente ou através de intermediário, ou para disponibilização de refeições ou produtos embalados à porta do estabelecimento ou ao postigo (take -away).

Continuar a ler

Saúde

Moura com crescimento de 20 casos/dia de Covid 19

Atinge os 158 casos ativos.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O Serviço Municipal de Proteção Civil informou que, este sábado há a registar 21 (vinte e um) novos casos ativos de COVID-19 no concelho, designadamente 14 (catorze) em Moura e 7 (sete) em Amareleja.

” concelho tem agora 158 casos activos”

Na globalidade, o concelho conta com 229 casos recuperados e 158 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, sendo 66 na cidade de Moura, 89 em Amareleja, 1 em Safara e 2 em Póvoa de São Miguel. 

Em comunicado a autarquia refere que “Todas as pessoas que tenham realizado teste deverão permanecer no domicílio, cumprindo todas as recomendações de isolamento, até ao contacto da Autoridade de Saúde Pública.”

O Serviço Municipal de Proteção Civil recomenda a toda a população que cumpra de forma rigorosa as orientações emanadas pela Direção Geral da Saúde, nomeadamente a higienização frequente das mãos, utilização de máscara e o cumprimento do distanciamento social.

A autarquia continua a testagem gratuita a toda a população.

 

Continuar a ler

Notícia TDS

Surto nos recursos humanos do Hospital de Évora com 10 infectados.

Situação está a provocar ‘medo’ entre profissionais que irão ser de novo testados na segunda-feira.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Surto está a afetar toda a equipa entre infectados e profissionais em confinamento

” 10 profissionais infectados e restantes em confinamento”

É um novo surto no Hospital de Évora.

Agora é no serviço de RH (Recursos Humanos) e já conta com 10 infectados por Covid 19.

A TDS sabe que para além destes profissionais os restantes 7 estão em confinamento.

A equipa de RH é constituída por 17 profissionais, entre eles a sua directora e a respectiva chefe de divisão.

Segundo fonte próxima da unidade hospitalar  o ambiente é de grande ‘medo’ com os funcionários a queixarem-se que ‘nem café podemos beber’.

A TDS sabe que os funcionários não infectados vão realizar um novo teste na próxima segunda-feira.

A TDS pediu, ontem, ao Gabinete de Imprensa do Hospital de Évora um comentário sobre a situação mas ainda não obteve resposta.

Continuar a ler

Incêndios

GNR salva idoso de incêndio em habitação

Militares entraram na habitação já em chamas

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Foto: GNR

Poceirão – GNR salva idoso de incêndio em habitação

“Homem tem 81 anos de idade”

A GNR do Poceirão salvou um homem, de 81 anos, de um incêndio no interior da sua habitação, na freguesia do Poceirão.

Na sequência de uma ocorrência de incêndio no interior de uma habitação onde habitava um casal, os militares da Guarda deslocaram-se ao local e verificaram que a mulher se encontrava no exterior da habitação, constatando que o homem ainda se encontrava no seu interior.

Perante as circunstâncias, os militares entraram na habitação em chamas, acompanhados por um cidadão que também se encontrava no local, resgatando o idoso com vida.

O casal foi posteriormente transportado para o Hospital de Setúbal, para receber assistência médica.

A Guarda Nacional Republicana tem realizado diversas ações de sensibilização, nomeadamente junto de idosos e pessoas vulneráveis, alertando para os cuidados a ter com os sistemas de aquecimento.

Com a chegada do frio, “todos ficamos mais suscetíveis de sofrer as consequências das baixas temperaturas, principalmente os grupos mais vulneráveis”, refere a GNR em comunicado.

Assim, “deve existir especial cuidado o uso de lareiras, braseiras e aquecedores”, adianta.

Para este tipo de fontes de aquecimento, é necessário que haja circulação de ar para evitar a concentração de monóxido de carbono.

Continuar a ler

Agricultura

Obras de Alqueva não param durante pandemia.

Centro de Interpretação de Alqueva e o Museu da Luz estão encerrados ao público.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Atendimento presencial com marcação prévia

 ” Empreitadas continuam como previsto”

No âmbito da evolução da situação de emergência em Portugal provocada pela pandemia, e de acordo com o Plano de Contingência da EDIA, das recomendações da Direção-Geral da Saúde, a EDIA decidiu encerrar todos os espaços de acesso público, nomeadamente o Centro de Interpretação de Alqueva e o Museu da Luz.

Decidiu igualmente restringir o atendimento presencial na sua sede e nos edifícios de apoio à exploração, exigindo a sua marcação prévia e aconselhando os seus clientes a utilizarem o email e o telefone como canais de comunicação preferencial.

Todas as restantes atividades mantêm-se, nomeadamente as empreitadas em curso, os programas de manutenção e a assistência aos clientes.

A EDIA tem a seu cargo o fornecimento de água para rega bem como para reforço do abastecimento público e industrial.

Continuar a ler

Policias

GNR na estrada para fazer cumprir confinamento.

Operação da GNR em Estremoz

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Fotos: TDS (direitos reservados)

Operações da GNR em todo o país. A TDS esteve numa operação em Estremoz

“GNR faz cumprir confinamento”

O objetivo é, segundo o alferes Gonçalves, da GNR de Estremoz, “garantir que os automobilistas cumpram as regras”.

Segundo adiantou, no decorrer de uma operação em Estremoz, ” … as pessoas estão a cumprir o isolamento” e adianta ” algumas saem de casa mas com justificação válida”.

As acções que estão a ser levadas a cabo em todo o país visam essencialmente a fiscalização dos veículos que transitam na via pública, e visa essencialmente a sensibilização dos cidadãos para que fiquem em casa neste novo período de confinamento.

Continuar a ler

Economia

EvoraHotel encerra e manda 100 trabalhadores para ‘lay off’

Confinamento obriga a encerramento

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Evora Hotel encerra devido a pandemia

” 100 trabalhadores em ‘lay-off “

Cerca de 100 funcionários do Évora Hotel vão ser colocados no novo regime de “lay-off” simplificado após o encerramento daquela que é uma das maiores unidades hoteleiras do distrito, revelou o diretor da empresa.

“Não temos clientes, as reservas foram todas canceladas.

Assim sendo fechamos”, disse Miguel Breyner, responsável pela unidade, aos jornalistas.

Continuar a ler

Crime

Prisão preventiva para assaltante de carro com criança

Está indiciado de sequestro agravado e roubo de viatura

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Crime de Montemor-o-Novo

” prisão preventiva “

O indivíduo que ontem furtou, em Montemor-o-Novo, uma carrinha com uma criança no seu interior conheceu hoje a medida de coação.

O homem irá ficar em prisão preventiva.

Está indiciado por sequestro agravado e furto de veículo.

Continuar a ler

Artes

Ermida de S. Brás, em Évora, irá beneficiar de obras de conservação

Obra vai custar 83 mil euros

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Ermida de S. Brás, em Évora, irá beneficiar de obras de conservação

” valor global da obra é de 83 mil euros “

Mandada construir por D. João II, e classificada como Monumento Nacional, a Ermida de S. Brás, situada no Rossio de S. Brás, em Évora, irá beneficiar de obras de conservação, que incidirão na cobertura, rebocos e caixilharias.

O projeto é da Direção Regional de Cultura do Alentejo, que também fiscalizará a obra, resultando de uma parceria com a Fábrica Paroquial de S. Brás.

O contrato para a empreitada foi já celebrado entre a Fábrica Paroquial de S. Brás e a empresa Construções Borges & Cantante, Lda., à qual foram adjudicados os trabalhos que arrancam a 3 de fevereiro, dia de S. Brás.

Candidatada ao PORA – Programa Operacional Regional do Alentejo a intervenção é financiada pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e está validada por protocolo com a Direção Regional de Cultura do Alentejo e pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças.

O valor global da obra é de 83 093,80 € (oitenta e três mil e noventa e três euros e oitenta cêntimos), acrescido de IVA à taxa legal em vigor.

A Ermida de S. Brás constitui um importante símbolo da cidade de Évora sendo simultaneamente um espaço religioso de referência para a população eborense e para quem a visita.

Continuar a ler

Autarquias

Câmara de Évora ‘mata’ take away a restaurantes do centro.

Obras cortam único acesso de veículos à Praça do Giraldo

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Foto: TDS

Unico acesso à Praça do Giraldo está cortado

” Restaurantes falam em machadada final”

O corte de todo o trânsito com destino à Praça do Giraldo está a provocar forte indignação junto dos restaurantes da zona que pretendem trabalhar em take away.

“Isto é a machadada final” afirmou um dos empresários à TDS.

No primeiro dia do novo confinamento esta foi ‘a pior notícia ‘.

Em causa estão obras numa conduta junto ao banco de Portugal que impedem a passagem do trânsito.

Com o novo ordenamento de trânsito a Praça do Giraldo ficou sem alternativa de acesso ao nível de veículos.

Continuar a ler

Crime

Criança encontrada após 140kms a ser conduzida por assaltante.

Pais da criança a caminho de Lisboa

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Criança está com as autoridades

” Criança de 7 anos encontrada na rua”

A criança não apresenta quaisquer agressões tendo sido deixada na zona de sete rios,  em Lisboa.

A polícia terá encontrado a criança na Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, Sete Rios, Lisboa

Segundo as autoridades a criança está son custódia da PSP.

Sabe a TDS que os pais estão a caminho de Lisboa para ‘recuperar’ a criança.

O assaltante da carrinha, em Montemor-o-Novo, continua a monte.

 

Continuar a ler

Sociedade

Évora com previsão de -1 grau esta noite.

Sete distritos em aviso amarelo devido ao frio.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Sete distritos de Portugal estão até sexta-feira sob aviso amarelo devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima

“Noite volta a ser fria com temperaturas a rondar valores negativos”

Évora é um dos 7 distritos que está sob aviso amarelo até às 9h00 desta sexta-feira.

Em causa a previsão do IPMA de -1 grau como temperatura mínima a registar esta noite.

Para além de Évora outros 6 distritos terão uma noite fria.

São eles Braga, Vila Real, Bragança, Aveiro, Castelo Branco, e Faro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os -2 graus celsius em Bragança, Vila Real e Braga e os 7 graus em Lisboa.

O aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Continuar a ler

Sociedade

Montemor-o-Novo continua sem parar cadeias de transmissão.

Mais 11 casos nas últimas horas.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

COVID-19 Situação epidemiológica do concelho

“Montemor-o-Novo chega aos 248 casos ativos”

Montemor-o-Novo registou nas últimas horas mais 11 casos positivos de covid 19 não tendo qualquer recuperação relativamente às 24horas anteriores.

O concelho tem agora 248 casos ativos de Covid-19.

Desde o início da pandemia já recuperaram 316 pessoas.

Estão contabilizados 14 óbitos.

A informação é referente ao apuramento até às 23h59 do dia 12 de Janeiro, no concelho, fornecida ao final da noite de ontem, pelo Departamento de Saúde Pública da ARS Alentejo.

Continuar a ler

Sociedade

Dados DGS: Morrem mais homens mas há mais mulheres infectadas

Já se registaram 8.384 mortes por covid. 52% ocorreram em homens.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Mortalidade é maior nos homens

” Mais mulheres infectadas”

Os dados são oficiais da DGS.

55% dos infectados são mulheres ( 284.698) e os restantes (232.948) são homens.

No total desde o início da pandemia já se registaram mais de 500 mil casos de covid em Portugal ( 517.806 ).

Quando se analisa o número referente a infectados confirma-se uma tendência: a infeção tem uma prevalência superior nas mulheres, mas a mortalidade é superior nos homens.

Quanto a mortalidade a tendência é contrária. Dos 8.384 óbitos registados, 4.360 (ou seja, 52%) ocorreram em homens, enquanto 4.024 (ou seja, 48%) ocorreram em mulheres.

Continuar a ler

Sociedade

Mortes por covid: 58% tem mais de 80 anos

Mas na última quarta-feira morreram 4 pessoas dos 40 aos 49 anos

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Foto: TDS (direitos reservados)

Morreram quatro pessoas na casa dos 40 anos

” 4 mortes entre os 40 e os 49 anos”

Os números são da Direção-Geral da Saúde.

Na passada quarta-feira morreram 4 pessoas com idades compreendidas entre os 40 e os 49 anos de idade.

Para além destas registaram-se também na última semana 3 mortes entre os 50 e os 59 anos de idade.

As faixas etárias mais afectadas pela mortalidade continuam a ser as menos jovens.

Entre os 60 e os 69 anos morreram 20 pessoas, entre os 70 e os 79 anos registaram-se 34 óbitos e acima dos 80 anos de idade morreram 87 pessoas.

Ou seja, 58% das mortes registadas no último dia foram de pessoas com mais de 80 anos de idade.

Continuar a ler

Sociedade

Tivoli ‘sai’ de Évora. Ecorkhotel renasce.

O hotel tem 56 suítes privativas

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O Ecorkhotel, em Évora, deixa de ser franchising do Grupo Tivoli

“…franchising vigorou entre 2018 e 2020”

O fim do franchising, que vigorou entre 2018 e 2020, começou a tomar forma “desde que houve alteração da organização da Tivoli e os hotéis passaram a ser geridos pelo grupo NH.

“Por termos maneiras de estar diferentes e querermos voltar a apostar no serviço ao cliente, nas experiências locais e na boa comida regional, seria incompatível a manutenção do acordo”, sublinhou Miguel Fonseca, administrador do Ecorkhotel em Évora, em declarações ao “Boa Cama Boa Mesa“.

O hotel, com 56 suítes privativas (desde €100) e uma vila para oito pessoas, foi escolhido para algumas estadias prolongadas durante o primeiro confinamento, tendo implementado o serviço de pequeno-almoço entregue em cesto de piquenique no alojamento e o pré-check-in total que permite ao cliente fazer do telemóvel a chave do quarto e evitar contactos, se assim o entender.

Desde 2013, data do nascimento do Ecorkhotel, que a preocupação com o ambiente e a sustentabilidade fazem parte do ADN do alojamento.

Esta orientação traduz-se na otimização energética que culminou na obtenção da certificação Biosfera que reconhece ao hotel a aposta contínua na sustentabilidade turística, assegurando equilíbrio entre ambiente, sociedade, economia e cultura.

O nome Ecorkhotel que, em português poderia ser “Ecortiçahotel”, indica que o projeto, da autoria do arquiteto José Carlos Lopes, tem na cortiça um material central.

A cortiça apresenta atributos amigos do ambiente, desde logo por ser um material natural, mas também devido ao isolamento térmico que permite, garantindo maior eficiência energética, não esquecendo a componente estética marcante, assim como o conforto acústico que proporciona.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

OUTRAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Categorias

ARQUIVO

error: Content is protected !!