Últimas:
Alvito promove o Cante Alentejano entre os mais jovens – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Música

Alvito promove o Cante Alentejano entre os mais jovens

Iniciativa pretende passar tradição de geração em geração

Publicado

em

Assim mantem-se viva a tradição

“Passagem do testemunho do cante alentejano.”

A CLDS (Contratos Locais de Desenvolvimento Social) 4G de Alvito, coordenado pela Associação Terras Dentro, realiza todas as quartas-feiras, desde 31 de março, na Biblioteca Municipal, sessões para os mais jovens sobre o cante alentejano, poesia popular, estórias e dizeres populares tradicionais, história do património local e ainda artes e ofícios em vias de extinção com objetivo de manter o Cante Alentejano a passar de geração em geração. Para isso, serão feitas 22 sessões onde participam 40 crianças e jovens do concelho que Alvito.

A responsável, Daniela Perdigão, considera ser “com um enorme orgulho que vimos o cante alentejano voltar a ter impacto nas gerações mais novas. É notória a motivação dos jovens, tanto que estes em pouco tempo de treino solicitaram fazer uma atuação pública, para assim poderem demonstrar o resultado do seu esforço, a qual decorreu efetivamente em Alvito e Vila Nova da Baronia”.

Relativamente à passagem de conhecimento teórico, esta foi transmitida pelos membros do grupo coral Papa Borregos, sendo trabalhada a temática da poesia e dos dizeres populares, tendo o membro mais velho do grupo coral, a D. Teresa, declamado poemas da sua autoria.

“Os jovens ficaram ainda a conhecer alguns dos trajes tradicionais, nomeadamente o da ceifeira e o da vindima, tendo-lhes sido explicado como decorre todo o processo de produção do vinho, desde a apanha da uva até ao produto final. Foram igualmente abordadas algumas das artes e ofícios ancestrais na nossa região, como a produção de queijo, a tosquia, os segredos do pastoreio e muitas outras curiosidades”, salienta Daniela Perdigão do CLDS 4G de Alvito.

Confira a fotogaleria dos mais jovens:

Música

António Zambujo oferece concerto em Alvito

Amanhã quarta-feira, 6 de Julho, pelas 21h30 na Pousada do Castelo de Alvito.

Publicado

em

António Zambujo

Concerto

António Zambujo irá oferecer um concerto ao município de Alvito, na próxima quarta-feira, 6 de Julho, pelas 21h30 na Pousada do Castelo de Alvito.

Este concerto surge como reconhecimento pela forma como está a ser recebido, juntamente com os restantes músicos, pelas gentes de Alvito e Vila Nova da Baronia.

Será um concerto inteiramente dedicado ao reportório do cantor e fadista madeirense Max, que está a ser trabalhado desde esta segunda-feira na Pousada de Alvito.

Continuar a ler

Música

Bárbara Bandeira hoje na Feira de S.João, em Évora

Veja programação para o penúltimo dia do certame.

Publicado

em

Feira de S.João em Évora

Penúltima noite recebe Bárbara Bandeira

Bárbara Bandeira sobe hoje ao palco principal da feira de S.João que decorre até amanhã, em Évora.

A artista é uma das mais promissoras vozes e tem no tema ‘Onde vais’ um dos seus maiores sucessos num dueto com Carminho.

Biografia:

Desde muito cedo que se interessou por música devido à profissão do pai, o Rui Bandeira. Queria ser cantora e veterinária.

Com nove anos participou no programa Uma Canção para Ti da TVI.

Em 2012, grava com o pai o tema “Tu És Parte de Mim” do álbum Chegou a Hora.

Em 2014, participou no programa The Voice Kids onde fez parte da equipa do mentor Anselmo Ralph. A partir desse período tornou-se muito popular através de redes sociais (Twitter e principalmente o Instagram), que contribuíram para a popularidade que viria a ter posteriormente a nível musical. Estreou-se profissionalmente em Novembro de 2015 com o lançamento do seu primeiro single, Crazy.

Em 2017, a sua música “És Tu” fez parte da banda sonora da novela da SIC, Espelho d’Águ7, lançou o single “A Última Carta”.

No dia 20 de maio de 2018, venceu o Prémio Revelação na gala dos Globos de Ouro da SIC.

É lançado em formato físico o EP “Cartas” que atingiu o n.º 1 do top português. O disco inclui os temas “A Última Carta”, “Friendzone”, “Nem Sequer Doeu”, “E Se Eu” e “Como Sou”.

Em outubro de 2018, esteve nomeada para a edição de 2018 do prémio Best Portuguese Act, categoria dos MTV Europe Music Awards.

A sua música “Nós os dois”, faz parte da banda sonora da novela da TVI , Quer o Destino.

Programação da feira para hoje, sábado:

18h00 – Nesta Rua que é sua.- Diogo Duro
19h00 – Luis Pucarinho
20h00 – Mr. Vlalen 
Local:Coreto – Jardim Público

19h00 – Torneio de Badminton – Clube de Badminton de Évora
21h30 – 22h30 – Torneio de Ténis de Mesalivre | Évora Jogos Tradicionais
22h00 – Apresentação Patinagem – Grupo Desportivo e Recreativo dos Canaviais
Local: Espaço Desportivo (junto do Monte Alentejano)

19h30 – Espetáculo de magia “O Mestre e Já Faz em: E Tudo a Magia Levou” de António Espanhol e Diogo Duro
20h30 – Cantico alentejano “A Alegria da Música” – AIRB – Associação de Idosos e Reformados do Bacelo
21h00 – Cantares – Cantadeiras da ARPIFSS- Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da S.ª Saúde
Local: Espaço Criança (Parque Infantil)

19h30 – Degustação “Sabores de Alvito” – Escola Profissional de AlvitoLocal: Stand do Município de Alvito  Trabalhos em cortiça – António Rato (Santana)
Local: Stand do Município de Portel

18h00 – Distribuição de Material Preventivo e Informativo – APF
18h00 – Jogos de Tabuleiro – Grupo de Boardgamers de Évora
Local: Espaço Jovem – Tendas

21h00 – Swelmy e Filipe
Local: Espaço Jovem (Monte Alentejano)    

21h30 – Nélia Sousa 
22h00 – Mia Lucas
23h00 – Joshua e Versatille
Local: Espaço Jovem – Palco

Continuar a ler

Música

‘Valas’ hoje em Évora. Rapper atua na Feira de S.João.

Oiça a entrevista exclusiva à radio TDS.

Publicado

em

Johnny Valas vai estar no palco principal da feira

Hoje em Évora na Feira de S.João

Vai estar hoje no palco principal da Feira de S.João em Évora mas antes foi entrevistado pela TDS.

Uma entrevista conduzida pela repórter Nídia Massano.

 

Johnny Valas, ou João Valido no Cartão de Cidadão, nasceu em Évora, a 5 de outubro de 1989. Valas só descobriu que tinha

vocação para a música uns anos depois de ter começado a escrever os primeiros versos e a gravá-los no seu quarto.

O feedback positivo dos seus amigos foi, na altura, determinante para começar a levar a música mais a sério. Com o tempo foi ganhando consciência musical e criando um estilo muito próprio, o mais original possível.

O rapper foi sempre, desde muito novo, um ávido consumidor de todo o tipo de música, mas era no hip-hop que se encontrava, que se identificava.

De todos os projetos em que já esteve envolvido, “Nébula” foi o que lhe deu mais prazer. O projeto, que desenvolveu em conjunto com o produtor Lhast, permitia-lhe finalmente trabalhar como sempre quis: desenvolver músicas desde o início até

à versão final, com um produtor com capacidades únicas e com a vontade comum de fazer algo nunca antes feito em Portugal.

Em 2016 assinou contrato com a Universal Music Portugal, uma oportunidade que há muito esperava, lançando pouco depois o seu primeiro single com o selo da editora multinacional, “As Coisas”, produzido por Lhast.

Rapidamente “As Coisas” se torna um dos maiores sucessos recentes do hip hop nacional. O vídeo soma mais de 5 milhões e 400 mil visualizações no YouTube/VEVO.

Valas torna-se, então, num dos nomes mais promissores do hip-hop contemporâneo, atuando em importantes festivais do país como o Vodafone Mexefest, Sumol Summer Fest ou MEO Sudoeste.

Em 2017 junta-se de novo ao produtor Lhast e no mesmo dia revela ao mundo dois novos temas: “Acordar Assim” e “Alma Velha”, este último com a participação de Slow J.

Continua a atuar um pouco por todo o país, presenteando os seus muitos admiradores no final com novos temas em parecerias arriscadas que resultam sempre.

Continuar a ler

ÚLTIMAS

Facebook

x
error: O conteúdo está protegido!!