Siga-nos

Educação

Ciência da Universidade de Évora reconhecida como excelente

Com mais de 180 investigadores, o MED é uma Unidade recém-formada dedicada à Agricultura e ao Ambiente no Mediterrâneo que resulta da fusão entre o ICAAM (Universidade de Évora), Cebal (Beja), Cibio – Pólo de Évora e MeditBio (Universidade do Algarve).

TDS noticias

Publicado

em

Oito das dezoito Unidades de Investigação integradas por equipas da Universidade de Évora (UÉvora), duas das quais lideradas pela instituição, classificadas com “Excelente” pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Com nota máxima, o MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento e o Laboratório HERCULES – Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda vão receber um financiamento de aproximadamente 5 M€ para os próximos cinco anos para implementar os seus programas de investigação, nas áreas dos Estudos Mediterrânicos e das Ciências do Património, áreas- âncora da Universidade de Évora.

O relatório da Avaliação das Unidades de I&D da FCT reconhece assim a qualidade da investigação da UÉvora, resultando num financiamento global de 35 000 M€ atribuído às 18 Unidades de I&D lideradas ou integradas pela UÉvora, onde se incluem, ainda, quatro com classificação de “Muito Bom” e cinco com “Bom”.

Com apenas uma década e mais de 60 investigadores em atividade, o HERCULES manteve a classificação de “Excelente” tendo sido considerado pelo Painel de Avaliação como “uma infraestrutura de investigação única em Portugal e um marco na Europa”.

Na avaliação do MED é valorizada “a reflexão altamente sofisticada do conceito “Mediterrâneo” e a forte ligação entre a investigação e a prática, respondendo a questões formuladas por agricultores e empresas agro-alimentares. É nesta perspetiva que o Painel de avaliação desafia o MED a consolidar-se como uma referência nacional e internacional no campo da interface entre Sociedade e Ciência, no âmbito dos Estudos Mediterrânicos.

Com mais de 180 investigadores, o MED é uma Unidade recém-formada dedicada à Agricultura e ao Ambiente no Mediterrâneo que resulta da fusão entre o ICAAM (Universidade de Évora), Cebal (Beja), Cibio – Pólo de Évora e MeditBio (Universidade do Algarve). Será a única unidade de investigação na integração entre agricultura, alimentação, desenvolvimento rural e ambiente no Sul do País, reforçando-se a capacidade de produzir conhecimento integrado, com maior impacte societal.

Estes resultados são, para Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, “o reconhecimento do elevado nível da Ciência que se faz na UÉvora, fruto do trabalho que tem sido desenvolvido no sentido de capacitar estrategicamente a instituição em áreas que respondem simultaneamente às políticas de Investigação e Inovação (I&I) ao nível supra nacional e à estratégia de especialização inteligente, com forte enfoque nas especificidades do Alentejo”. A recente “criação do MED e a coordenação da ERIHS.PT- Plataforma Portuguesa da Infraestrutura Europeia de Investigação em Ciências do Património, demonstram o importante trabalho desenvolvido nestas áreas”.

Educação

Começaram as Praxes em Évora. Novos alunos da Universidade participam numa das praxes mais ‘longas’ do país.

Novos alunos denominados de ‘bichos’ já iniciaram a sua praxe

TDS noticias

Publicado

em

Começou o ano letivo e com ele o habitual período de praxes académicas.

A Associação Académica da Universidade de Évora, em colaboração com o Conselho de Notáveis, são responsáveis pelas questões relacionadas com a tradição académica.

A UE diz estar atenta e criou o endereço acolhimentoue@uevora.pt, ao qual os estudantes podem recorrer para colocar dúvidas, solicitar esclarecimentos ou alertar para questões relacionadas com o processo de integração.

A UE associa-se ainda à campanha promovida pela Secretaria de Estado do Ensino Superior (SEES), cujo objetivo é travar as “praxes humilhantes e vexatórias”.

Neste âmbito foi criado o endereço praxesabusivas@mec.gov.pt, ao qual os alunos deverão recorrer no sentido de denunciar eventuais abusos decorrentes das praxes académicas.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Setembro 2019
S T Q Q S S D
« Ago    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul - Web Development by IDEIAS FRESCAS https://ideiasfrescas.com