Últimas:
Ciclismo: Volta ao Algarve em maio e Volta ao Alentejo em Junho. – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Desportos

Ciclismo: Volta ao Algarve em maio e Volta ao Alentejo em Junho.

Pandemia adiou as duas provas.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Volta ao Algarve em bicicleta

“Na estrada entre 05 e 09 de maio”

A Volta ao Algarve em bicicleta vai para a estrada, este ano, entre 05 e 09 de maio, segundo o calendário atualizado hoje pela União Ciclista Internacional (UCI).

A prova estava inicialmente prevista entre 17 e 21 de fevereiro.

Entre as provas categorizadas pelo organismo de cúpula do ciclismo mundial (que não englobam todo o calendário nacional), a primeira é a Clássica da Arrábida (1.2), para dia 02 de maio.

Segue-se a Volta ao Alentejo (2.2), que em janeiro tinha sido adiada para o segundo semestre do ano e agora surge de 23 a 27 de junho, três meses depois das datas previstas, de 17 a 21 de março.

De 16 a 18 de julho está marcado o Grande Prémio Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, de categoria 2.2, com a 82.ª Volta a Portugal (2.1) marcada para as datas que a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) tinha apontado em dezembro de 2020: de 04 a 15 de agosto.

Continuar a ler
Publicidade

Desportos

Xadrez nas escolas.

A decorrer em Montemor-o-Novo

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

“ Xadrez, Memória e Inclusão…” está a ser implementado no concelho de Montemor-o-Novo.

“Xadrez em Montemor-o-Novo”

Desde o dia 7 de maio que o Plano de Xadrez Municipal está a ser desenvolvido em todas as escolas do Concelho, na Oficina da Criança e no Centro Juvenil sob o nome “Xadrez, Memória e Inclusão…”. Esta é uma iniciativa do Município de Montemor-o-Novo, em parceria com a Associação de Xadrez “A Torre” e o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo.

Este Plano de Xadrez Municipal visa implementar o ensino do xadrez no concelho de Montemor-o-Novo, através da aplicação de um programa de ensino específico que desenvolve competências como: raciocínio lógico – matemático, o raciocínio analítico e sintético, a atenção, a concentração, a paciência e persistência, a intuição, a memória, as competências de análise e de tomada de decisão, a determinação, a motivação, o desportivismo.

Como aspeto inovador em Portugal, o Plano de Xadrez Municipal – “Xadrez, Memória e Inclusão…” desenvolve a metodologia especifica de Xadrez Terapêutico em alunos com necessidades educativas especiais, nomeadamente com diagnósticos de Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) e alunos com diagnóstico de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e é desenvolvido por técnicos credenciados pelo IPDJ, e por um Psicólogo especialista em Psicologia Clínica e da Saúde; Psicologia da Educação e Necessidades Educativas Especiais, com formação em Xadrez Terapêutico em PEA e PHDA e pretende com todas as suas iniciativas, democratizar o acesso à prática e à cultura do xadrez, como instrumento educacional, visando o desenvolvimento de crianças e adolescentes do concelho de Montemor-o-Novo.

Utilizando a prática do Xadrez como uma das estratégias de combate ao insucesso escolar, de desenvolvimento pessoal e social, tendo como ponto de partida, a Declaração do Parlamento Europeu, de 15 de março de 2012, sobre a introdução do programa “Xadrez na Escola” nos sistemas de ensino da União Europeia.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!