Siga-nos

Gastronomia

Cerveja artesanal faz homenagem ao capitão de abril, Salgueiro Maia

Esta cerveja produzida em colaboração com a cervejeira Aroeira surgiu em 2017 para homenagear o capitão de abril Salgueiro Maia, natural da vila Alentejana de Castelo de Vide.

Avatar

Publicado

em

A BARONA, Brewing Company, fabricante de cerveja artesanal do Alentejo prepara-se para lançar para o mercado mais uma edição limitada da sua cerveja temática Vila Morena.

A Vila Morena é uma cerveja comemorativa do 25 de abril com o estilo India Brown Ale, onde se pode ler no rótulo que o lúpulo é quem mais ordena, ostentando uma revolução de aromas e sabores a citrinos e pinho.

Para equilibrar o amargor foi criada uma estrutura de maltes que lhe conferem travos de caramelo, passas e biscoito. Apresenta uma coloração castanha clara translúcida e uma espuma cor de marfim. Tem capacidade de 330ml e um teor de álcool de 5,6%. Pode ser encontrada a partir de abril em bares, cafés, lojas gourmet, restaurantes e mercearias finas a um PVP recomendado de 3,50€.

Para Rui Roque, responsável pela BARONA, “Todos os anos, assim que abril se avizinha começamos a produzir a Vila Morena. É uma cerveja temática que nos dá muito prazer fazer, não só por estar associada a valores como a liberdade e democracia, mas também porque relembra e homenageia o capitão Salgueiro Maia.

Esta edição conta também com uma ilustração do artista Pedro Loureiro, no seu rótulo.

Acerca da BARONA

A BARONA, Brewing Company é uma empresa familiar que iniciou a sua atividade em 2015 no concelho de Marvão.
Foi fundada por 3 sócios que lhe deram as iniciais dos seus apelidos, Barrigas, Roque e Nabo para criar o nome, da Cervejeira que conta já com 9 referências de cerveja artesanal: Blonde ALE, Porter, IPA, APA e as temáticas Vila Morena, Castanha, Boleima, Entruda e Gravitional Collapse.
A BARONA percorre o país e estrangeiro em Feiras e eventos e está presente em mais de 50 pontos de venda, desde mercearias finas ao canal HORECA.
Desde o início da sua atividade os seus produtos receberam 10 prémios nacionais e internacionais que atestam a sua qualidade e reconhecimento como especialistas na produção de cerveja artesanal.

Gastronomia

6º Festival da Enguia na Lagoa de Santo André

O Festival da Enguia da Lagoa de Santo André não tem qualquer caráter competitivo, nem pressupõe qualquer classificação entre os participantes, que vão estar, uma vez mais, única e exclusivamente focados em dar a conhecer aquele que é considerado um orgulho da gastronomia local.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O 6.º Festival da Enguia da Lagoa Santo André tem início esta sexta-feira e prolonga-se até dia 9 de fevereiro, esperando milhares de visitantes para degustar os mais variados pratos confecionados com uma iguaria única, a enguia.

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, sublinhou que, para esta edição do Festival, “as expectativas são otimistas tendo em conta o que foram as edições anteriores, a novidade deste ano é que aumentamos do número de dias do Festival que vai passar de 10 para 17 dias, esta decisão vai ao encontro do que os proprietários dos restaurantes nos haviam solicitado.”

Esta 6.ª edição conta com a participação de nove restaurantes da freguesia de Santo André “promovendo assim a enguia, uma iguaria muito própria, que é em si um ex-libris gastronómico porque é capturada num ex-libris ambiental que é a Lagoa de Santo André,” sublinha Álvaro Beijinha.

O Autarca explica que “quando lançamos a iniciativa, há seis anos, o objetivo era o de promover o Município através da gastronomia e em particular de um produto local que é a enguia, o que foi claramente alcançado. Salientando que “mais importante que os dias do Festival é a sua repercussão, pois reflete-se ao longo de todo o ano na restauração.”

A data escolhida para a realização do Festival da Enguia prende-se com dois aspetos, ser a altura ideal para a captura da espécie e ao nível turístico ser a denominada época baixa, atraindo assim clientes para a restauração.

Este 6.º Festival tem como restaurantes aderentes A Cascalheira, Chez Daniel, Faz-te Esperto, Ti Lena & Casa do Gin, A Charrua, Quinta do Giz, Copacabana, Tasquinha do Ilídio e O Gatinho, todos situados na Freguesia de Santo André. Quanto às ementas contam com as mais variadas propostas que vão desde as enguias fritas às grelhadas, do ensopado à caldeirada, na cataplana ou de escabeche. Propostas, por si só, suficientes para uma visita, às quais se junta o magnífico património natural e cultural do concelho de Santiago do Cacém.   

A mostra é organizada pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, com o apoio da Junta de Freguesia de Santo André.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul | redação: info@televisaodosul.pt 266702926 |Comercial: dialogohabil@gmail.com 917278022