Siga-nos

Artes

Centro Cultural de Poceirão expõe brinquedos de Hélder Esdras Martins

A Mostra dá a conhecer um conjunto de brinquedos de mobilidade móvel

TDS noticias

Publicado

em

A “Exposição de Brinquedos: Mobilidade Móvel” pode ser visitada até 26 de julho, no Centro Cultural de Poceirão. A Mostra dá a conhecer um conjunto de brinquedos de mobilidade móvel (carrinhos, triciclos, quadriciclos e trotinetas), que fazem parte do espólio do colecionador Hélder Esdras Martins e percorrem um período temporal de 1940 a 1991.

A iniciativa terá continuidade no último trimestre deste ano, com uma nova exposição de brinquedos do espólio do colecionador, de mobilidade estática (cavalos de baloiço).

Hélder Esdras Martins, natural de Pinhal Novo, dedica-se, desde os 16 anos, ao colecionismo. Numa viagem a França, apaixonou-se pela temática dos brinquedos, ao visitar uma exposição. Atualmente, possui cerca de 10 mil peças, numa coleção que integra os mais variados tipos e origens de brinquedos, desde o século XIX. Tem participado em congressos, jornadas e exposições, representando Portugal em diversos países.

Com entrada livre, a “Exposição de Brinquedos: Mobilidade Móvel” pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 22h30, e ao sábado, das 14h00 às 24h00.

Entretanto, até 28 de junho, não deixe de visitar também, na Galeria da Biblioteca Municipal de Palmela, a Exposição “Brincar com a Música” e conhecer outra faceta da coleção de Hélder Esdras Martins, os brinquedos musicais. Igualmente com entrada livre, pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 19h00, e ao sábado, das 14h00 às 19h00 (encerra aos feriados) e integra o “Palmela é Música”, processo de candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Música.

As duas exposições são organizadas pela Câmara Municipal de Palmela.

Artes

O México vai a Aljustrel, este mês. José Cid, que acaba de vencer um Grammy Latino, também vai ao Festicante.

José Cid, Celina da Piedade e Grupo Coral “Flores de Primavera, Paulo Ribeiro e os Camponeses de Pias, C.C. & Zé Liaça, mas igualmente diversos grupos corais e de música tradicional alentejana são os artistas que subirão ao palco do Parque da Vila para representar Portugal e o Alentejo

TDS noticias

Publicado

em

Festicante chega este ano mais cedo a Aljustrel. Nos dias 30 e 31 de agosto e 1 de setembro, a vila mineira vai receber um dos eventos mais singulares da região, organizado pela Câmara Municipal de Aljustrel, com o intuito de promover o cante alentejano.

Após Cuba, Espanha e os países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP), e à semelhança dos anos anteriores, o Festicante, subordinado ao lema “Nós e o Mundo, vai dar a conhecer o Alentejano mas também um pouco da cultura do México, país convidado desta edição.

Ao longo destes três dias, espetáculos musicais com vozes nacionais, regionais e locais, exposição de pintura e mostras de produtos e gastronomia vão juntar-se às músicas e danças mexicanas, mas também à culinária deste país – reconhecida como património mundial pela Unesco em 2006 – com as suas afamadas iguarias, como o chili con carne, os burritos, os nachos ou as tortillas.

José Cid, Celina da Piedade e Grupo Coral “Flores de Primavera, Paulo Ribeiro e os Camponeses de Pias, C.C. & Zé Liaça, mas igualmente diversos grupos corais e de música tradicional alentejana são os artistas que subirão ao palco do Parque da Vila para representar Portugal e o Alentejo. Do lado mexicano foram convidados os grupos Los Alebrijes, Trio Mariachi  e Los Cavakitos para trazer a Aljustrel um pouco deste país latino-americano, de origem milenar, profundamente marcado pela influência de povos pré-colombianoscomo os astecas e maias, e também dos espanhóis, que ocolonizaram e impuseram as suas tradições.

A autarquia espera que este festival, para além de promover o diálogo intercultural e de dar a conhecer o cante, a região e os seus produtos, possa também contribuir para dinamizar o comércio local, em particular a hotelaria e a restauração, mas não só.

PROGRAMA

PARQUE DESPORTIVO DA VILA

SEXTA-FEIRA, 30 AGOSTO

18h30 – Cerimónia de Inauguração, com a participação dos grupos: Grupo

Grupo Coral Infantil do CAIM – 1º Ciclo; Grupo Coral da Freguesia de S. João de Negrilhos; Grupo Coral Rosas de Abril

19h30 – Inauguração da Exposição Coletiva NAVA, com o artista mexicano Rafael Ibarra, no Centro d’Artes de Aljustrel

20h00 – Ventos Alentejanos

21h30 – Cantadores do Alentejo

23h15 – Grupo Coral do Centro Republicano “Os Cigarras”

23h30 – Los Cavakitos

01h00 – Dj  MassiveChilde

SÁBADO, 31 AGOSTO

17h30 – Workshop de Culinária Portuguesa com o chefe do restaurante “Fio de Azeite” do Hotel Villa Aljustrel, David Marques

18h00 – Grupo Etnográfico de Danças e Cantares Planície Alentejana

19h00 – Cante à Mesa, com o grupo “Cantando o Alentejo”

20h30 –  Grupo de Cantares Feminino de Aljustrel

21h00 – Paulo Ribeiro e os Camponeses de Pias

22h00 – Trio Mariachi

23h00 – José Cid

01h00 – C.C. & Zé Liaça

DOMINGO, 1 SETEMBRO

17h30 – Workshop de Culinária Mexicana

18h30 – Workshop de Danças Tradicionais Mexicanas pelo grupo “Los Alebrijes”

19h00 – Grupo Coral Margens do Roxo

19h30 – “Los Alebrijes”

20h30 – Moços D´uma Cana

21h30 – Celina da Piedade e Grupo Coral “Flores de Primavera”

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Agosto 2019
S T Q Q S S D
« Jul    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul