Siga-nos

Música

Celebração do Cante Alentejano no Grande Lago

Espetáculos acontecem dias 20 e 27 deste mês no Telheiro e Monsaraz

TDS noticias

Publicado

em

O Cante Alentejano, classificado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, vai ser celebrado nos dias 20 e 27 de julho na Festa do Cante nas Terras do Grande Lago.

O primeiro espetáculo, no dia 20 de julho, inicia-se às 21h30 na Casa do Cante, na localidade do Telheiro, e terá em palco o Grupo Coral Feminino da Granja Flores de Abril, Ideal Alentejano de Moura e Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.

No dia 27 de julho, também às 21h30, o Largo D. Nuno Álvares Pereira, em Monsaraz, recebe a Gala do Cante nas Terras do Grande Lago. Neste espetáculo vão participar o Grupo de Cante Os Lagóias de Portalegre, a Orquestra da Sociedade Musical de Santa Cecília, de Aveiro, o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz e o poeta Manuel Sérgio, que vai declamar poemas acompanhado à guitarra por José Farinha.

A Festa do Cante nas Terras do Grande Lago é organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz e pelo Grupo Cultural e Desportivo da Freguesia de Monsaraz com o apoio da Junta de Freguesia de Monsaraz.

Música

‘Mulheres do Sul’ de Adriana Queiroz

MULHERES DO SUL de Adriana Queiroz – Gente Humilde – Vinícius de Moraes, Chico Buarque e Garoto 
 

TDS noticias

Publicado

em

‘Mulheres do Sul’ reflecte a luta das mulheres e o processo de transformação de mentalidades no período compreendido entre 1920 e 1980 nos países Latino-Americanos.

O objecto de estudo não é o sangue derramado por estas milícias em prol do fim da ditadura, antes as batalhas travadas no palco, onde as armas foram canções e os soldados, as mulheres que, com a sua voz, ousaram um dia lutar pela libertação destes povos.

Chavela Vargas, Mercedes Sosa, Violeta Parra, Elis Regina e Maria Bethânia são os nomes recordados nesta jornada com a concepção de Adriana Queiroz, direcção musical de Adriana Queiroz e Luanda Cozetti e arranjos do guitarrista andaluz Javier Patino.

O trio de músicos ibéricos procura assim unir a sonoridade e a alma da península à luta cantada por um mundo mais justo e livre, luta essa que, longe de estar ganha ainda hoje, tendo assumido uma nova relevância, faz sentido travar.

FICHA ARTÍSTICA

Concepção | Voz – Adriana Queiroz

Voz – Luanda Cozetti

Arranjos | Guitarra – Javier Patino

Desenho de Som – António Pinheiro da Silva

Realização – Helena Gonçalves

Produção – Maria Gaspar

Assistência de Produção – Luíza Cozetti e Felipe Caneca

Figurinos – José António Tenente (MULHERES DO SUL)

Participação especial em vídeo de – Kimberley Pearl, Maria João Salomão,

Paula Fernandes, Sandra Rosado, Francisco Rousseau e Filipe Caneca.

(Intervenientes vestidos com fatos tradicionais ribatejanos)

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Setembro 2019
S T Q Q S S D
« Ago    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul - Web Development by IDEIAS FRESCAS https://ideiasfrescas.com