Siga-nos

Política

Ceia da Silva é o novo presidente da CCDRA

Independente Roberto Grilo saiu derrotado

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Eleições deram vitória ao socialista Ceia da Silva

“Roberto Grilo, único independente a votos nas 5 comissões, foi derrotado”

Ceia da Silva, o rosto da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo é o novo presidente da Comissão de Coordenação da Região Alentejo.

A vitória do candidato apoiado pelo PS teve 508 votos enquanto o independente Roberto Grilo, apoiado pelo PSD, garantiu 421 votos.

O número de votos brancos decidiu a eleição com 225 votos.

Com esta eleição de Ceia da Silva é concretizado o desejo de António Costa e Rui Rio que numa ‘negociata’ dividiram os cargos nas restantes 4 comissões.

Nas CCDR’s em que a escolha foi o PS, o PSD viabilizou e vice versa. O Alentejo foi a única região em que o ‘Centrão’ não chegou a acordo.

Política

Novos dirigentes das CCDR tomaram posse.

Cerimónia decorreu em Coimbra com a presença de António Costa

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Os presidentes e vice-presidentes das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), eleitos em 13 de Outubro, tomaram posse na cidade de Coimbra, esta quinta-feira, numa cerimónia que foi presidida pelo primeiro-ministro, António Costa.

”  Ceia da Silva é o novo presidente da CCDRA “

O ex-reitor da Universidade do Minho António Cunha foi nomeado para a CCDR Norte, enquanto a do Centro será presidida por Isabel Damasceno.

A CCDR de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) será presidida por Teresa Almeida, a do Alentejo pelo ainda presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva (PS), e a do Algarve pelo ex-secretário de Estado José Apolinário (PS).

No caso da eleição para um dos vice-presidentes foram eleitos Beraldino Pinto, ex-autarca de Macedo de Cavaleiros (PSD), para o Norte; o arquitecto José Pacheco para o Algarve; o ex-autarca Aníbal Reis Costa (PS) para o Alentejo; o geógrafo Jorge Marques de Brito, actual secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, para o Centro; e Joaquim Sardinha, autarca em Mafra (PSD), para LVT.

Há uma semana, o Conselho de Ministros deu a conhecer os outros vice-presidentes, por proposta do membro do Governo responsável pela coesão territorial, após prévia coordenação com os membros do Governo responsáveis pelas áreas das autarquias locais e do ambiente, e depois de consultado o presidente e o vice-presidente eleitos.

São eles Célia Maria Gomes de Oliveira Ramos, vice-presidente da CCDR Norte, Eduardo Anselmo Moreira Fernandes de Castro, vice-presidente da CCDR Centro, José Manuel Pereira Alho, vice-presidente da CCDR LVT, Carmen de Jesus Geraldo Carvalheira, vice-presidente da CCDR Alentejo e Elsa Maria Simas Cordeiro, vice-presidente da CCDR Algarve.

A cerimónia decorreu no Convento de São Francisco.

Continuar a ler

error: Content is protected !!