Siga-nos

Património

Castro Verde comemora 880 anos da Batalha de Ourique

As Comemorações do 880º Aniversário da Batalha de Ourique representam para Castro Verde um momento de grande afirmação e orgulho da sua história e, por outro lado, a afirmação marcante da nossa identidade.

TDS noticias

Publicado

em

Castro Verde é o local histórico da Batalha de Ourique e, este ano, vai promover a celebração do 880º aniversário desse “pilar” da história com um programa que contará com as presenças da Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, e do Bispo das Forças Armadas, D. Rui Valério, que assim voltará a Castro Verde, onde foi pároco durante vários anos.

As celebrações decorrerão no dia 25 de julho (quinta-feira), organizadas pela Câmara Municipal de Castro Verde, em conjunto com a Direção de História e Cultura Militar e o Regimento de Infantaria nº 1 de Beja.  O programa tem início às 9h00, na Praça do Município (Jardim do Padrão), marcado pela receção, com honras militares, da Secretária de Estado da Defesa Nacional e restantes autoridades civis e militares. Segue-se a Romagem ao Padrão e Cerimónia Militar, no sítio de S. Pedro das Cabeças, onde decorrerá o hastear da Bandeira Nacional, a deposição de flores e a homenagem aos mortos em combate.

As Comemorações prosseguem depois no Largo da Feira, em Castro Verde, com a realização de uma Missa Campal, pelas 10h45, presidida pelo Senhor Bispo das Forças Armadas, D. Rui Valério. Este momento assinala um regresso muito especial a Castro Verde, onde D. Rui Valério foi padre durante vários anos, assumindo na altura uma ligação afetiva marcante com toda a comunidade.

Depois da missa, as comemorações prosseguem, às 11h30, com a realização do Juramento de Bandeira do 6º Turno de 2019 da Brigada de Reação Rápida (BrigRR), numa cerimónia que juntará cerca de 60 militares do Regimento de Infantaria nº 1 de Beja.

Artes

Jornadas Europeias do Património – Uma viagem pelo Património da vila do Torrão (Alcácer do Sal) rádio tds

Sob o mote “Artes, Património Lazer”, as Jornadas Europeias do Património pretendem este ano destacar as muitas facetas do património ligadas às artes.

TDS noticias

Publicado

em

O Município de Alcácer do Sal alia-se às Jornadas Europeias do Património 2019 (que se assinalam a 27, 28 e 29 de setembro) e promove no dia 28 a iniciativa “Rota do Património – Uma viagem pelo Património da vila Torrão”.

Com concentração no Posto de Turismo de Alcácer do Sal às 9h, a rota contempla um passeio pelo Torrão acompanhado por técnicos do Setor de Arqueologia da Câmara Municipal de Alcácer, com visita aos sítios da Calçada Romana, Monte da Tumba, Estação Arqueológica da Fonte Santa e ao Museu Etnográfico do Torrão.

Os interessados em participar devem inscrever-se até ao dia 27 de setembro junto do Posto de Turismo, através do telefone 265 009 987, telemóvel 911 794 685 ou ainda através do e-mail turismoalcacer@m-alcacerdosal.pt. O número mínimo de participantes é de 10 e número máximo é de 18 pessoas. A inscrição é gratuita e será fornecido transporte pelo Município. O programa poderá estar sujeito a alterações por motivos imprevistos.

Sob o mote “Artes, Património Lazer”, as Jornadas Europeias do Património pretendem este ano destacar as muitas facetas do património ligadas às artes, como fonte de entretenimento, e ao lazer, que nos permite viver outras dimensões da vida quotidiana, apropriando-nos de uma parte da cultura, tornando-nos autores, especialistas, guardiões e protagonistas.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Setembro 2019
S T Q Q S S D
« Ago    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul - Web Development by IDEIAS FRESCAS https://ideiasfrescas.com