Siga-nos

Autarquias

Casa 4 Patas concretiza 1ª Campanha: Capturar-Esterilizar-Devolver

Com esta campanha, a Casa 4 Patas (serviço do Município de Grândola responsável pela recolha de animais)  deu o primeiro passo num trabalho que tem como objectivo, em simultâneo, a promoção da saúde pública e o bem-estar animal.

Avatar

Publicado

em

Nos dias 15, 16 e 17 de Março decorreu a 1ª campanha CED (Capturar – Esterilizar – Devolver) no Município. A iniciativa contou com a participação da ARPA (Associação pela Redução da População e Abandono de Cães e Gatos) e do Gabinete de Veterinária Municipal, resultando na esterilização de 39 felídeos nas colónias de Tróia e Soltróia.

As campanhas CED são a resposta mais eficaz para a presença de felídeos selvagens em ambientes urbanos, permitindo que estes animais mantenham a sua qualidade de vida e bem-estar sem os inconvenientes da reprodução descontrolada.

Este tipo de campanhas permite a diminuição, a médio/longo prazo, do número de felídeos errantes, bem como diminui os inconvenientes de uma população descontrolada (ex.: doenças infecciosas, ninhadas, barulho associado ao cio das fêmeas e às brigas entre machos, diminuição dos odores relativos à marcação de território).

O CED permite também evitar o abate de gatos saudáveis, favorecendo o controlo natural de pragas, tais como os roedores.

Já no próximo fim –de- semana decorrerá a segunda campanha em Tróia!

Autarquias

Alcácer do Sal recebeu hoje Conselho da Europa

Após uma visita de três dias a Portugal, a delegação do Congresso, com o contributo do Município de Alcácer do Sal, irá agora preparar um relatório e uma recomendação sobre a democracia local e regional no país, cujo projeto será submetido a adoção numa das próximas sessões do Congresso.

TDS noticias

Publicado

em

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença recebeu esta manhã (19 de junho 2019), nos Paços do Concelho, uma delegação do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa.

“Foi uma honra para nós recebermos esta delegação, tendo Alcácer do Sal sido um dos três municípios, a par de Lisboa e Sintra, a ser escolhido para esta visita, o que muito nos orgulha”, declarou Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer.

O encontro inseriu-se no âmbito das deslocações regulares aos 47 Estados-membros que permite ao Congresso acompanhar a implementação da Carta Europeia de Autonomia Local, um dos principais marcos europeus no domínio da democracia local e regional, ratificada por Portugal em 1990, com o intuito de obter uma visão global da situação no país.

Na sessão estiveram presentes os vereadores a tempo inteiro, a presidente da Assembleia Municipal, o presidente da União das Freguesias de Alcácer e técnicos dirigentes da autarquia. Abordaram-se pontos de vista sobre o atual regime de transferência de competências para os municípios, meios financeiros das autarquias, o grau de descentralização da administração pública, a ausência de regiões no país, democraticidade e autonomia do poder local, igualdade de géneros nos órgãos autárquicos e o funcionamento da CIMAL e o apoio prestado pela mesma aos cinco municípios do litoral alentejano.

Os membros da comitiva foram depois brindados com a oferta de produtos locais e uma breve visita ao Museu Municipal Pedro Nunes, que os surpreendeu a nível da história e grandioso percurso de Alcácer do Sal.

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento