Últimas:
Carlos do Carmo e o Grupo Coral da Casa Povo de Serpa – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Música

Carlos do Carmo e o Grupo Coral da Casa Povo de Serpa

Fadista faleceu na última madrugada

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O fadista Carlos do Carmo morreu esta sexta-feira no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, um dia depois de ter dado entrada com um aneurisma.

“Carlos do Carmo nome maior do fado”

O músico tinha comemorado o 81.º aniversário a 21 de dezembro.

As cerimónias fúnebres estão marcadas para segunda-feira (que o governo já declarou dia de luto nacional), com o velório a partir das 9.00 na Basílica da Estrela, em Lisboa, e uma missa de corpo presente pelas 14:00.

Ainda não foi revelado em que cemitério será sepultado.

Veja video:

Carlos do Carmo com o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa. Encontro de Culturas Serpa – Praça da Republica 7/06/2008.

Continuar a ler
Publicidade

Música

Alvito promove o Cante Alentejano entre os mais jovens

Iniciativa pretende passar tradição de geração em geração

Ana Catarina Ventura

Publicado

em

Imagens: CLDS 4G Alvito

Assim mantem-se viva a tradição

“Passagem do testemunho do cante alentejano.”

A CLDS (Contratos Locais de Desenvolvimento Social) 4G de Alvito, coordenado pela Associação Terras Dentro, realiza todas as quartas-feiras, desde 31 de março, na Biblioteca Municipal, sessões para os mais jovens sobre o cante alentejano, poesia popular, estórias e dizeres populares tradicionais, história do património local e ainda artes e ofícios em vias de extinção com objetivo de manter o Cante Alentejano a passar de geração em geração. Para isso, serão feitas 22 sessões onde participam 40 crianças e jovens do concelho que Alvito.

A responsável, Daniela Perdigão, considera ser “com um enorme orgulho que vimos o cante alentejano voltar a ter impacto nas gerações mais novas. É notória a motivação dos jovens, tanto que estes em pouco tempo de treino solicitaram fazer uma atuação pública, para assim poderem demonstrar o resultado do seu esforço, a qual decorreu efetivamente em Alvito e Vila Nova da Baronia”.

Relativamente à passagem de conhecimento teórico, esta foi transmitida pelos membros do grupo coral Papa Borregos, sendo trabalhada a temática da poesia e dos dizeres populares, tendo o membro mais velho do grupo coral, a D. Teresa, declamado poemas da sua autoria.

“Os jovens ficaram ainda a conhecer alguns dos trajes tradicionais, nomeadamente o da ceifeira e o da vindima, tendo-lhes sido explicado como decorre todo o processo de produção do vinho, desde a apanha da uva até ao produto final. Foram igualmente abordadas algumas das artes e ofícios ancestrais na nossa região, como a produção de queijo, a tosquia, os segredos do pastoreio e muitas outras curiosidades”, salienta Daniela Perdigão do CLDS 4G de Alvito.

Confira a fotogaleria dos mais jovens:

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!