Últimas:
Caminho Português de Santiago Interior com certificado – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Património

Caminho Português de Santiago Interior com certificado

Antes já tinha sido certificado o caminho que passa pelo Alentejo e Ribatejo.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Certificado Caminho Português de Santiago Interior

“São 214 kms de caminho”

O Caminho Português de Santiago Interior foi certificado através de uma portaria assinada pela Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e pela Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, no âmbito de um trabalho integrado de reconhecimento e preservação do património cultural e natural associado ao Caminho de Santiago.

O Caminho Português de Santiago Interior contempla uma extensão de 214 km e atravessa oito municípios: Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves.

A definição do itinerário é apoiada em estudos publicados, trabalho de campo e pesquisa documental, o que inclui levantamentos do património cultural material e imaterial associado à peregrinação e culto jacobeu, onde se destacam as 24 igrejas ou capelas com orago São Tiago e os 5 albergues e hospitais históricos.

O plano de gestão contempla ações a desenvolver, entidades executoras, estimativa orçamental e calendário de execução. Prevê-se ainda adaptar a sinalização existente e desenvolver uma rede de pontos de abastecimento de água potável.

Para a Secretária de Estado do Turismo, “os Caminhos de Santiago são de uma grande importância pois contribuem para a diversificação da nossa oferta turística e ajudam a desenvolver a atividade do turismo ao longo de todo o ano e por todo o território nacional, dois objetivos estratégicos que temos inscritos na nossa ET 2027. Seguimos, por isso, com muito empenho, a certificação deste segundo itinerário do Caminho Português de Santiago, aos quais esperamos que outros se juntem a breve prazo”.

Para a Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, “este trabalho vem, uma vez mais, demonstrar o lugar cimeiro do património cultural, reflexo da nossa história na sua dimensão de encontro, diálogo e diversidade e, simultaneamente, rica em cooperação no interior do território e no que projeta para o mundo e, em particular, para a experiência do património europeu”.

Este é o segundo Caminho certificado, depois do Caminho Português de Santiago Central – Alentejo e Ribatejo, num processo que se iniciou em 2019 e cujo objetivo é a certificação dos itinerários que constituem o Caminho de Santiago em território nacional.

Recorde-se que, para o efeito, foi criado um órgão de coordenação de âmbito nacional, a Comissão de certificação, composta por quatro membros, com competências técnicas na área da cultura ou do turismo, que é responsável pela análise das candidaturas, e um Conselho Consultivo, onde se encontram representadas as áreas da Administração Pública central e regional com relevância neste processo, além do representante da Igreja Católica e das Associações de Peregrinos.

Estão em curso, em diferentes estados de desenvolvimento, outros processos de certificação de itinerários, que visam reforçar a rede de itinerários do Caminho de Santiago em Portugal, de Sul a Norte do país.

Continuar a ler
Publicidade

Artes

Évora entrega candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Programa privilegia a criação de projetos de artistas e organizações locais, promovendo o tecido cultural de Évora e do Alentejo a nível nacional e internacional.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Foto: TDS (direitos reservados)

Évora 2027 propõe Alentejo como centro de cultura e de pensamento

“

Candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura acaba de ser entregue”

Foi hoje entregue o dossiê da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027. Tendo como mote a palavra alentejana “vagar”, Évora 2027 pretende tornar a cidade e a região num centro de cultura e de pensamento sobre a ação da Humanidade a partir da cultura holística do Alentejo.

O conceito é materializado através do programa cultural e artístico que reflete um processo de auscultação que foi desenvolvido na cidade e na região durante cerca de um ano e meio.

O programa da candidatura foi concebido tendo por base três eixos: herança cultural, intangibilidade e biodiversidade. Évora 2027 centra-se nos desafios que a sociedade partilha enquanto coletivo, partindo do território para abordar questões como as alterações climáticas, as migrações forçadas, a cooperação global ou até mesmo a transformação digital. A candidatura apresenta-se como uma oportunidade para reforçar o diálogo ativo do setor cultural e criativo local, criando pontes com outras áreas da sociedade, com o resto do país e com a Europa.

“Com esta candidatura pretendemos valorizar a autenticidade e diversidade da identidade cultural do Alentejo. A nossa estratégia consiste num conjunto de projetos culturais de reabilitação de património, de revitalização de equipamentos e de ligação a outras cidades europeias que já estão em curso e que fazem parte do Plano de Desenvolvimento Estratégico para 2030. Acreditamos que o título de Capital Europeia da Cultura em 2027 permitirá reforçar a continuidade nesta aposta no setor cultural e criativo”, refere Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora.

Continuar a ler

Artes

Obra retirada do Museu de Évora devido a ‘fissura’

Valiosa pintura de Pieter Brueghel está já para restauro.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

“Fissura”

“Novo Banco a retirar do Museu de Évora uma pintura de Brueghel”

Um dos ícones da colecção de arte do Novo Banco foi recolhido do museu de Évora, onde estava depositado, devido a problemas de conservação.

A obra poderá precisar de restauro e encontra-se agora no Laboratório José de Figueiredo.

Trata se de uma valiosa pintura de Pieter Brueghel , o Jovem, que ali estava em exibição há mais de dois anos, depois de ter sido detectada uma “anomalia” no seu estado de conservação.

Continuar a ler

Artes

Salão Central Eborense está reconstruído (fotos)

Será o grande espaço multiusos da cidade.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O novo Salão Central Eborense, completamente remodelado a partir do estado de ruína, está prestes a dar lugar a um moderno equipamento multiusos.

“Será um novo espaço na área cultural da cidade”

Este novo equipamento assumirá, brevemente, um papel central no panorama cultural eborense, constituindo-se como infraestrutura de suporte aos grupos e associações que na cidade de Évora dedicam a sua atividade às artes e ao espetáculo. 

A recuperação deste edifício veio cumprir uma aspiração antiga dos eborenses. Importante não só pelo significado cultural e pela eliminação da marca negativa da ruína no coração do Centro Histórico, mas também pela forte marca emocional que subsiste no imaginário de muitos eborenses. 

O edifício do antigo Salão Central Eborense recebeu a visita do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e do Vereador Alexandre Varela, acompanhados por elementos da equipa técnica responsável pela obra.

No local, os eleitos e os técnicos do Município puderam inteirar-se sobre a evolução dos trabalhos, receber informações sobre a respetiva execução e avaliar a necessidade de eventuais acertos para os acabamentos. 

O antigo Salão Central Eborense beneficiou de uma remodelação profunda, mas com a preocupação de preservar a imagem exterior e a estrutura original.

A empreitada de recuperação deste importante espaço de cultura obteve financiamento através pelo Programa Operacional Alentejo 2020, no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, inserindo-se na estratégia municipal de regeneração urbana e revitalização do Centro Histórico de Évora. 

Continuar a ler

Artes

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Levantamento 3D sem público.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Grutas do Escoural

“Encerramento provisório”

A Gruta do Escoural incluindo o seu Centro Interpretativo estarão encerrados ao público entre os dias 11 de outubro a 15 de novembro.

Em causa trabalhos no interior da mesma (levantamento 3D sem a presença de público).

Já conhece ? Saiba AQUI um pouco mais ou veja o vídeo.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Publicidade
Saúde1 semana atrás

Gouveia e Melo não defende vacinação obrigatória.

Artes1 semana atrás

Évora entrega candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Turismo3 semanas atrás

Vila de Frades e Vila Alva abrem adegas em Dia de S.Martinho

Agenda3 semanas atrás

Portugal procura eleger a ‘Árvore do Ano’.

Economia3 semanas atrás

Já viu o que a Mercedes-Benz anda a fazer?

Sociedade1 mês atrás

Para o fim de semana: Já começou a Feira da Caça em Mértola

Justiça1 mês atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS1 mês atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS1 mês atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes1 mês atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios1 mês atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas1 mês atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol2 meses atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol2 meses atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia2 meses atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos2 meses atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes2 meses atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação2 meses atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

Sociedade2 meses atrás

IRA entra numa propriedade em Elvas e recolhe dezenas de animais. GNR assiste a operação. (vídeo)

Incêndios2 meses atrás

Fogo no Seixal fere 4 bombeiros. (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente seguido de incêndio faz 3 mortes (video)

Sociedade2 meses atrás

Temporal provoca cheias em Badajoz (vídeo)

Saúde2 meses atrás

COVID-19: Mais de 40 casos confirmados no Alentejo

Sociedade2 meses atrás

“Grande Aquário do Amazonas’ é inaugurado no Fluviário de Mora.

Música3 meses atrás

O homem que emigrou e disse que Portugal ‘está irrespirável’ atua em Beja.

Sociedade3 meses atrás

Filme dos “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” vence prémio.

Crime4 meses atrás

GNR coloca fim a corridas ilegais em Setúbal

Música4 meses atrás

Alvito promove o Cante Alentejano entre os mais jovens

Saúde1 semana atrás

Gouveia e Melo não defende vacinação obrigatória.

Artes1 semana atrás

Évora entrega candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Turismo3 semanas atrás

Vila de Frades e Vila Alva abrem adegas em Dia de S.Martinho

Agenda3 semanas atrás

Portugal procura eleger a ‘Árvore do Ano’.

Economia3 semanas atrás

Já viu o que a Mercedes-Benz anda a fazer?

Sociedade1 mês atrás

Para o fim de semana: Já começou a Feira da Caça em Mértola

Justiça1 mês atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS1 mês atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS1 mês atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes1 mês atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios1 mês atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas1 mês atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol2 meses atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol2 meses atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia2 meses atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos2 meses atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes2 meses atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação2 meses atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

Sociedade2 meses atrás

IRA entra numa propriedade em Elvas e recolhe dezenas de animais. GNR assiste a operação. (vídeo)

Incêndios2 meses atrás

Fogo no Seixal fere 4 bombeiros. (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente seguido de incêndio faz 3 mortes (video)

Sociedade2 meses atrás

Temporal provoca cheias em Badajoz (vídeo)

Saúde2 meses atrás

COVID-19: Mais de 40 casos confirmados no Alentejo

Sociedade2 meses atrás

“Grande Aquário do Amazonas’ é inaugurado no Fluviário de Mora.

Música3 meses atrás

O homem que emigrou e disse que Portugal ‘está irrespirável’ atua em Beja.

Sociedade3 meses atrás

Filme dos “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” vence prémio.

Crime4 meses atrás

GNR coloca fim a corridas ilegais em Setúbal

Música4 meses atrás

Alvito promove o Cante Alentejano entre os mais jovens

Categorias

Saúde1 semana atrás

Gouveia e Melo não defende vacinação obrigatória.

Artes1 semana atrás

Évora entrega candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Turismo3 semanas atrás

Vila de Frades e Vila Alva abrem adegas em Dia de S.Martinho

Agenda3 semanas atrás

Portugal procura eleger a ‘Árvore do Ano’.

Economia3 semanas atrás

Já viu o que a Mercedes-Benz anda a fazer?

Sociedade1 mês atrás

Para o fim de semana: Já começou a Feira da Caça em Mértola

Justiça1 mês atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS1 mês atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS1 mês atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes1 mês atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios1 mês atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas1 mês atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol2 meses atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol2 meses atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia2 meses atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos2 meses atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes2 meses atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação2 meses atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

Agricultura2 dias atrás

Três detidos por furto de pinhas em Alcácer do Sal

Policias6 dias atrás

Fronteiras terrestres voltam a ter controlo.

Crime7 dias atrás

PJ deteve jovem universitário em Évora por abuso sexual

Saúde1 semana atrás

Gouveia e Melo não defende vacinação obrigatória.

Crime1 semana atrás

Homem detido em Évora por pornografia infantil

Atletismo1 semana atrás

Domingo Festa da Meia Maratona em Évora

Sociedade1 semana atrás

5 distritos em alerta na quinta-feira

Artes1 semana atrás

Évora entrega candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Sociedade6 dias atrás

Restauração da Independência em Santo Aleixo da Restauração

Economia1 semana atrás

Alentejo recebeu 3.200 milhões de euros de fundos europeus

Agenda1 semana atrás

Ministra da Cultura hoje em Beja

Policias14 horas atrás

Noticia TDS: Primeiro condutor notificado na Fronteira do Caia

Sociedade6 dias atrás

Cada português deverá gastar, em média, 529€ nas prendas de Natal

Agricultura1 semana atrás

Faltam tratores para comprar diz Confederação dos Agricultores.

Saúde2 dias atrás

Estudo diz que portugueses temem que impacto da covid se prolongue

Sociedade1 semana atrás

Praia fluvial de Mértola recebe certificado internacional.

Agenda1 semana atrás

Ministra da Cultura em Beja esta quarta-feira.

Agenda6 dias atrás

Já sabe como vai ser o Natal em Alcácer do Sal?

Turismo2 dias atrás

Alentejo: dormidas superam 2019.

Economia7 dias atrás

Alqueva poderá vir a ter a maior central flutuante do mundo

ARQUIVO

x
error: O conteúdo está protegido!!