Últimas:
Câmara Municipal de Évora apresenta 3º Boletim de “A CIDADE DE ÉVORA” – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Sociedade

Câmara Municipal de Évora apresenta 3º Boletim de “A CIDADE DE ÉVORA”

Lançamento do Boletim acontece dia 16 de setembro

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Imagem: Câmara Municipal de Évora

Será o boletim nº 3 da “A CIDADE DE ÉVORA”

“As temáticas publicadas incidem no âmbito das Ciências Sociais e na sua relação com o estudo patrimonial”

Está agendado para amanhã, dia 16 de setembro, às 18h, o lançamento público do n.º 3, III Série, do Boletim de
Cultura “A CIDADE DE ÉVORA”, que acontece no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Câmara Municipal de
Évora. A sessão conta com as intervenções de Artur Goulart (ex-Diretor do Museu de Évora), pelo Conselho Editorial e de Antónia Fialho Conde (Departamento de História da UE/CIDEHUS), pelo Conselho Científico.

O novo número desta publicação da Câmara Municipal de Évora inclui comunicações no âmbito de três grandes áreas temáticas: Património Cultural material, imaterial e bibliográfico; Instituições e associações; e História, Arquitetura e Arqueologia. Este Boletim inclui, também, uma separata dedicada ao centenário da Escola Secundária Gabriel Pereira, entretanto já editada.

Desde a edição do seu primeiro número, em dezembro de 1942 (tendo, então, António Bartolomeu Gromicho como diretor e, Túlio Espanca, como editor), o Boletim A Cidade de Évora assume-se como uma publicação cujos princípios orientadores assentam no estudo e divulgação do património histórico, cultural e edificado de Évora, contribuindo para o conhecimento, reflexão e preservação da identidade cultural da cidade e da região.

Genericamente, as temáticas publicadas incidem, particularmente, no âmbito das Ciências Sociais e na sua relação com o estudo patrimonial, em particular, incidindo em estudos sobre História, História de Arte e investigação nas áreas da Antropologia, Sociologia e Literatura, publicando-se, também, numa perspetiva interdisciplinar, estudos em áreas científicas distintas quando relacionados com a temática da revista.

Continuar a ler
Publicidade

Agricultura

Ovibeja deste ano quer ser a maior de sempre.

Agendada para a semana de 21 a 25 de Abril

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

38ª Ovibeja já está em marcha e pretende ser a maior edição de sempre

“Ovibeja 2022”

A Comissão Organizadora da 38ª Ovibeja, que abriu esta semana o Secretariado da Feira para receção de inscrições de expositores, está a trabalhar no sentido de uma edição em formato presencial. A meta desta edição, agendada para a semana de 21 a 25 de Abril, é poder celebrar todo o potencial que faz parte da identidade da Ovibeja “Todo o Alentejo deste Mundo!”, na maior edição de sempre.

O mundo dos afetos, nos encontros e reencontros, a feira, a festa, a partilha de conhecimento, a venda de produtos e serviços, a reivindicação justa.

“Como Alimentar o Planeta” é o tema central da 38ª Ovibeja, desafio no âmbito do qual está a ser preparada uma reflexão multidisciplinar com colóquios, debates e workshops, bem como uma exposição interativa com informação esclarecedora sobre a temática. Como produzir de forma sustentável, garantir alimentos para todos, preservando e estimulando a biodiversidade, como beneficiar dos ensinamentos da ciência produzindo mais e melhor, potenciando de forma precisa todos os fatores em presença, como minimizar os efeitos das alterações climáticas, como enquadrar os diferentes tipos de agricultura e de produção pecuária, quais as responsabilidades de quem produz e de quem governa, qual a melhor forma de garantir a soberania alimentar.

Estes são apenas alguns dos pontos de partida para uma discussão que a organização da 38ª Ovibeja pretende alargada e esclarecedora, com a participação de especialistas, agricultores, empresários, estudantes, decisores políticos nacionais e comunitários.

Com largos milhares de visitantes por edição, o evento é ainda uma verdadeira oportunidade para negócios e um marco importante na agenda de membros do governo, partidos políticos, diplomatas e de várias delegações empresariais portuguesas e de cariz internacional. A Ovibeja caracteriza-se pela sua diversidade, dirigida a profissionais, mas também a famílias e grupos de jovens que aproveitam para assistir aos primeiros grandes concertos de Primavera.

A Ovibeja, realizada em cerca de 10 hectares infraestruturados e arborizados, com pavilhões temáticos, no Parque de Feiras e Exposições de Beja, Manuel de Castro e Brito, acolhe, em média, a participação de mais de mil expositores.

No âmbito do Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, contempla mais de uma centena de provas comentadas dos melhores azeites do mundo provenientes de cerca de uma dezena de países produtores.

A Ovibeja é uma feira agrícola de características únicas, geradora de grande diversidade de eventos para todos os públicos-alvo. É organizada pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul e pode ser visitada em www.ovibeja.pt

Continuar a ler

Sociedade

Águas Públicas do Alentejo levam água a Almodôvar, Castro Verde e Mértola

Investimento é superior a 51 milhões de euros

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Águas Públicas do Alentejo alarga abastecimento de água a mais
29 aglomerados

“Concelhos de Almodôvar, Castro Verde e Mértola são abrangidos”

A Águas Públicas do Alentejo assinala a conclusão de três empreitadas que permitem a ligação de mais 29 aglomerados dos concelhos de Almodôvar, Castro Verde e Mértola aos sistemas de abastecimento de água de Monte da Rocha e Guadiana Sul,
solucionando constrangimentos históricos de disponibilidade e qualidade de água.

As três empreitadas, Expansão em Almodôvar – Mértola Sudoeste (Eixo Central), Reforço da Adução a Castro Verde e Adução Mértola Noroeste, representam intervenções de fundo para melhorar o abastecimento de água às populações nesta zona do território historicamente afetada pela falta de água.

Estão ainda em curso a empreitada de Expansão em Almodôvar – Mértola Sudoeste (Eixos Secundários), com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2022, que permitirá abranger mais quatro aglomerados dos concelhos de Almodôvar e Mértola, e a empreitada de conceção/ construção da ampliação ETA do Enxoé, que passará, até final de 2023, a
produzir 518 m 3 /h de água potável.

O investimento realizado até ao momento no Sistema de Abastecimento de Água do Monte da Rocha, que abrange os concelhos de Almodôvar, Castro Verde e Ourique e parcialmente Mértola e Odemira, e no Sistema de Abastecimento de Água do Guadiana Sul, que serve concelhos de Serpa, Moura, Barrancos e grande parte de Mértola, ultrapassa os 51 milhões de euros, com o apoio do Programa Operacional Valorização do Território e do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Continuar a ler

Crime

21 detidos pela GNR vão ser ouvidos em Évora esta quinta-feira.

Com idades entre os 19 e 35 anos

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Operação Imperfechtus

” Detidos ouvidos no DIAP de Évora”

Os 21 detidos na Operação Imperfechtus, da GNR de Évora, vão ser ouvidos esta quinta-feira, durante todo o dia, no DIAP de Évora.

Pelo número elevado de detidos é provável que os interrogatórios se arrastem para sexta feira.

Em primeiro interrogatório o Juiz de Instrução Criminal vai ouvir os detidos e revelar a medida de coação de cada um.

Os 21 detidos, com idades compreendidas entre os 19 e os 35 anos, são dos concelhos de Beja, Mértola, Portel e Viana do Alentejo.

Para além dos iniciais 18 suspeitos detidos, os militares da Guarda detiveram ainda em flagrante três homens por tráfico de estupefacientes, que se encontravam associados a esta investigação.

Seis dos detidos tem antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza.

Continuar a ler

Agricultura

Seca agrava-se no litoral. Veja dados da Bacia do Sado.

Campilhas a albufeira com menos capacidade armazenada: 4%.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Bacia do Sado é a maior preocupação

“Campilhas está com 4% da sua capacidade”

As Albufeiras dependentes da Bacia do sado são as que estão com níveis mais baixos a nível nacional.

Campilhas é a maior preocupação. A albufeira, que está fora do abastecimento público, serve unicamente para a agricultura.

Está nesta altura com 4% da sua capacidade.

Monte da Rocha, igualmente no concelho de Ourique, está um pouco melhor. Os dados oficiais referem que tem agora armazenado 15,5%.

A Bacia do Sado não regista qualquer Albufeira com mais de 80% ficando todas com valores abaixo desta marca.

Entre os 50% e os 80% estão as albufeiras:

Alvito (77.3%), Monte Gato (79.9%), Monte Migueis (69.1%), Pego do Altar (56.4%) e Vale do Gaio (51.7%)

Não existe nenhuma acima dos 80%.

Até aos 50% estão:

Campilhas (4.1%), Fonte Serne (24.7%), Monte da Rocha (15.5%), Odivelas (33.5%) e Roxo (18.3%).

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Publicidade
Acidentes1 mês atrás

Acidentes nas estradas alentejanas

Saúde2 meses atrás

Gouveia e Melo não defende vacinação obrigatória.

Artes2 meses atrás

Évora entrega candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Turismo3 meses atrás

Vila de Frades e Vila Alva abrem adegas em Dia de S.Martinho

Agenda3 meses atrás

Portugal procura eleger a ‘Árvore do Ano’.

Economia3 meses atrás

Já viu o que a Mercedes-Benz anda a fazer?

Sociedade3 meses atrás

Para o fim de semana: Já começou a Feira da Caça em Mértola

Justiça3 meses atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS3 meses atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS3 meses atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes3 meses atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios3 meses atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas3 meses atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol3 meses atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol3 meses atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia3 meses atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes4 meses atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes4 meses atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos4 meses atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes4 meses atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação4 meses atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

Sociedade4 meses atrás

IRA entra numa propriedade em Elvas e recolhe dezenas de animais. GNR assiste a operação. (vídeo)

Incêndios4 meses atrás

Fogo no Seixal fere 4 bombeiros. (vídeo)

Acidentes4 meses atrás

Acidente seguido de incêndio faz 3 mortes (video)

Sociedade4 meses atrás

Temporal provoca cheias em Badajoz (vídeo)

Saúde4 meses atrás

COVID-19: Mais de 40 casos confirmados no Alentejo

Sociedade4 meses atrás

“Grande Aquário do Amazonas’ é inaugurado no Fluviário de Mora.

Música5 meses atrás

O homem que emigrou e disse que Portugal ‘está irrespirável’ atua em Beja.

Sociedade5 meses atrás

Filme dos “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” vence prémio.

Crime6 meses atrás

GNR coloca fim a corridas ilegais em Setúbal

Acidentes1 mês atrás

Acidentes nas estradas alentejanas

Saúde2 meses atrás

Gouveia e Melo não defende vacinação obrigatória.

Artes2 meses atrás

Évora entrega candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Turismo3 meses atrás

Vila de Frades e Vila Alva abrem adegas em Dia de S.Martinho

Agenda3 meses atrás

Portugal procura eleger a ‘Árvore do Ano’.

Economia3 meses atrás

Já viu o que a Mercedes-Benz anda a fazer?

Sociedade3 meses atrás

Para o fim de semana: Já começou a Feira da Caça em Mértola

Justiça3 meses atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS3 meses atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS3 meses atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes3 meses atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios3 meses atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas3 meses atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol3 meses atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol3 meses atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia3 meses atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes4 meses atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes4 meses atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos4 meses atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes4 meses atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação4 meses atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

Sociedade4 meses atrás

IRA entra numa propriedade em Elvas e recolhe dezenas de animais. GNR assiste a operação. (vídeo)

Incêndios4 meses atrás

Fogo no Seixal fere 4 bombeiros. (vídeo)

Acidentes4 meses atrás

Acidente seguido de incêndio faz 3 mortes (video)

Sociedade4 meses atrás

Temporal provoca cheias em Badajoz (vídeo)

Saúde4 meses atrás

COVID-19: Mais de 40 casos confirmados no Alentejo

Sociedade4 meses atrás

“Grande Aquário do Amazonas’ é inaugurado no Fluviário de Mora.

Música5 meses atrás

O homem que emigrou e disse que Portugal ‘está irrespirável’ atua em Beja.

Sociedade5 meses atrás

Filme dos “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” vence prémio.

Crime6 meses atrás

GNR coloca fim a corridas ilegais em Setúbal

Categorias

Acidentes1 mês atrás

Acidentes nas estradas alentejanas

Saúde2 meses atrás

Gouveia e Melo não defende vacinação obrigatória.

Artes2 meses atrás

Évora entrega candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

Turismo3 meses atrás

Vila de Frades e Vila Alva abrem adegas em Dia de S.Martinho

Agenda3 meses atrás

Portugal procura eleger a ‘Árvore do Ano’.

Economia3 meses atrás

Já viu o que a Mercedes-Benz anda a fazer?

Sociedade3 meses atrás

Para o fim de semana: Já começou a Feira da Caça em Mértola

Justiça3 meses atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS3 meses atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS3 meses atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes3 meses atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios3 meses atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas3 meses atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol3 meses atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol3 meses atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia3 meses atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes4 meses atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes4 meses atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos4 meses atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes4 meses atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

ARQUIVO

x
error: O conteúdo está protegido!!