Últimas:
Câmara ‘repudia veementemente’ desacatos e pede identificação dos autores. – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Autarquias

Câmara ‘repudia veementemente’ desacatos e pede identificação dos autores.

Refere ainda que existem poucos militares e que a autarquia tem vindo sempre a exigir mais apoio da tutela.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

 Município de Reguengos de Monsaraz divulga comunicado

“Autarquia refere ser fundamental identificar os infratores”

“O Município de Reguengos de Monsaraz repudia veementemente os desacatos e a violência ocorridos no passado dia 16 de julho numa esplanada de um bar na cidade de Reguengos de Monsaraz, sendo fundamental que se identifiquem os infratores e sejam abertos os respetivos inquéritos, para se fazer justiça, manifestando, desde já, a total e profunda solidariedade para com todos aqueles que sofreram danos, quer na sua integridade física, quer com a perda de bens”, refere o comunicado emitido ao final datardes de hoje.

E adianta: “Apesar da extrema gravidade dos factos, os mesmos foram pontuais e fizeram transparecer, sem margem para quaisquer dúvidas, a falta de efetivos do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana de Reguengos de Monsaraz, bem como a falta de meios desta força de segurança.

Pelo que, o Município de Reguengos de Monsaraz vem, mais uma vez, reprovar e manifestar-se publicamente contra a diminuição do número de efetivos da GNR nos Postos Territoriais de Reguengos de Monsaraz e de Telheiro a que se tem vindo a assistir há mais de uma década, apesar da firme e constante oposição da Autarquia manifestada junto da tutela da Administração Central nos sucessivos Governos. “

“A luta da autarquia para ter mais segurança”

A 23/01/2019 e 28/02/2019, a autarquia, aprovou uma moção, através da qual reprovaram a diminuição do número de efetivos da GNR nos Postos Territoriais de Reguengos de Monsaraz e de Telheiro.

“De acordo com a mesma, no ano de 2009 encontravam-se ao serviço cerca de 40 militares no Posto Territorial de Reguengos de Monsaraz e 6 militares no Posto de Telheiro e, em 2019, encontravam-se afetos ao Posto de Reguengos de Monsaraz, 24 militares e ao Posto de Telheiro, 5 militares, os quais certamente, com folgas, férias e faltas, serão em número inferior e, por isso, os órgãos municipais consideraram que este número de efetivos não correspondia às expetativas e às necessidades da população e dos visitantes do concelho de Reguengos de Monsaraz.”

Esta moção foi enviada ao Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, à qual não foi obtida qualquer resposta. 

A luta por melhores condições das instalações dos Postos da GNR de Reguengos de Monsaraz e de Telheiro e por mais efetivos e pelo não encerramento do Posto de Telheiro, levada a cabo pelos autarcas deste concelho é pública e notória, desde, pelo menos, o ano de 2007.

Em 2007, a Assembleia de Freguesia de Monsaraz aprovou uma moção contra o encerramento do Posto de Telheiro. O Município de Reguengos de Monsaraz celebrou com o Ministério da Administração Interna, em 20/02/2013, um Protocolo de cedência de edifício para efeitos de reabilitação de edifício para instalação do Posto da GNR de Telheiro. 

” A nova sede de destacamento que nunca avançou”

Por sua vez, o Município celebrou, igualmente, em 20/02/2013, um Protocolo de cedência de edifício que permitia a deslocação da sede do Destacamento Territorial de Reguengos deMonsaraz da GNR para um prédio a reabilitar, com melhores condições e equipamentos.

Este Protocolo mereceu homologação por parte do Secretário da Administração Interna, o qual foi objeto de Adenda, homologada, igualmente, pelo Secretário da Administração Interna, Fernando Alexandre.

Não obstante, o Ministério da Administração Interna decidiu, de forma unilateral, não avançar com este investimento. 

“Não obstante o concelho de Reguengos de Monsaraz ser um território com baixo índice de criminalidade e o episódio de violência ocorrido em 16 de julho ter sido pontual, é necessário garantir a ordem e a tranquilidade públicas e a segurança e a proteção dos munícipes e dos seus bens”, refere o mesmo comunicado.

“Pedido de audiência”

A autarquia vai solicitar, uma vez mais, uma audiência, com caráter de urgência, ao Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, com o mesmo “objetivo que sempre fora reivindicado: o de garantir um reforço de efetivos e de meios nos Postos Territoriais da Guarda Nacional Republicana de Reguengos de Monsaraz e de Telheiro, bem como o de garantir a concretização do investimento previsto em instalações adequadas para estes militares da GNR, conclui

O comunicado é assinado pelo atual presidente, José Calixto.

Continuar a ler
Publicidade

Autarquias

Feitos ensaios na nova ETAR da Comporta.

Ação decorreu no Dia Mundial da Água

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Presidente da Câmara e vereadora Ana Soares

“Acompanharam ensaio de receção de efluentes na nova ETAR da Comporta”

O presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença, e a vereadora Ana Soares, acompanhados por técnicos da autarquia, visitaram hoje a nova Estação de Águas Residuais (ETAR) da Comporta.

No local foi assinalado publicamente a realização de um ensaio de receção de efluentes.

Este teste, levado a cabo no Dia Nacional da Água, insere-se num conjunto de intervenções e procedimentos técnicos com vista a possibilitar o encaminhamento dos efluentes para a nova ETAR, os quais se encontram a ser conduzidos para a estação elevatória desde o dia 16 de setembro de 2020.

Continuar a ler

Autarquias

ETAR da Comporta entra em operação.

Dia Mundial da Água

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Águas Públicas do Alentejo assinala Dia Nacional da Água

” ETA do Enxoé e entrada em operação da ETAR da Comporta”

A Aguas Públicas do Alentejo consigna esta manhã a empreitada de reabilitação da ETA do Enxoé, em Serpa, que representa um investimento de cerca de 7,5 milhões de euros, cofinanciado pela União Europeia através do PO SEUR, e tem um prazo de execução de 635 dias. 

A reabilitação desta ETA vem reforçar a capacidade de tratamento em qualidade e quantidade do Sistema de Abastecimento de Água do Guadiana Sul, marcando o início das importantes intervenções destinadas a melhorar o serviço prestado nos concelhos de Barrancos, Mértola, Moura e Serpa.

Durante a tarde, é assinalada a entrada em operação da nova ETAR da Comporta, através de uma visita do Conselho de Administração da empresa e do Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal.

Esta importante infraestrutura vem garantir a melhoria do serviço prestado à população e garantir o adequado tratamento dos efluentes urbanos e a preservação do ecossistema estuarino do Rio Sado.

Trata-se de um investimento de 1,9 milhões de euros que, juntamente com a empreitada relativa ao Sistema Intercetor e Tratamento de Águas Residuais da Comporta, em atividade desde 16 de setembro de 2020, completa uma intervenção num investimento total de 2,7 milhões de euros, cofinanciado pela União Europeia através do PO SEUR.

Continuar a ler

Autarquias

Séniores de Alcácer com ‘Sol e Mar’

Iniciativa destinada a maiores de 65 anos.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Atividades do CLDS 4G de Alcácer do Sal

“Tempos livres de seniores”

“Sol e Mar” foi a designação da iniciativa que o projeto da Câmara Municipal de Alcácer do Sal “CLDS – Contratos Locais de Desenvolvimento Social Quarta Geração – Alcácer Valoriza Gerações” desenvolveu nos dias 22, 23 e 24 de setembro.

Direcionada para a população do concelho com idade a partir dos 65 anos, a iniciativa contemplou, nos diferentes dias, um passeio de barco pela baía de Setúbal, uma ida à praia com aula de ginástica incluída, e outro passeio de barco, desta vez pelo Alqueva.

Estas atividades gratuitas pretenderam mobilizar a população sénior através da sua participação em propostas que promovem o envelhecimento ativo e combatem o isolamento social.

Continuar a ler

Agenda

“Feira de Castro” cancelada.

Edição de 2022 já tem data marcada.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Castro Verde

“Feira cancelada”

A autarquia acaba de anunciar o cancelamento da Feira de Castro que se deveria realizar no próximo mês de outubro.

Em comunicado a autarquía refere que “Depois de proceder a uma avaliação muito ponderada, e em articulação com a Autoridade Local de Saúde, a Câmara Municipal de Castro Verde torna público que decidiu não promover a realização da Feira de Castro neste ano de 2021, para uma maior defesa da saúde pública no nosso concelho.”

Em alternativa a autarquia vai promover um Programa Cultural para assinalar a data, entre os dias 15 e 17 de outubro.

Em causa está o facto de a “Feira de Castro tem uma enorme dimensão e atrai milhares de pessoas oriundas de diferentes lugares do país, e as exigências que um evento desta natureza requer, consideramos que a sua realização acarretaria riscos acrescidos.”

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

OUTRAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saúde2 dias atrás

Segurança do Hospital de Évora salva bebé de 12 dias

Notícia TDS7 horas atrás

Raspadinha de 100 mil euros sai em Évora.

Saúde3 dias atrás

Casos de Covid-19 detectados no Bloco Operatório do Hospital de Évora

Acidentes4 dias atrás

Acidente com 5 viaturas faz ferido grave

Acidentes1 dia atrás

Criança atropelada em Monforte dentro da escola.

Futebol4 dias atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Saúde2 dias atrás

Dois casos de Covid 19 em lar de Reguengos de Monsaraz

Crime4 dias atrás

Três detidos com armas, droga e dinheiro.

Saúde2 dias atrás

Bebé nasce em ambulância dos bombeiros de Castro Verde

Sociedade2 dias atrás

Foto de criança a dormir no chão, em Beja, tornou-se viral.

Sociedade2 dias atrás

Orcas atacam embarcação a 3 milhas de Tróia.

Artes7 horas atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Futebol4 dias atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Notícia TDS5 horas atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Incêndios2 dias atrás

Extinto incêndio em Montemor-o-Novo

Últimas2 dias atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Notícia TDS6 horas atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Saúde9 horas atrás

Surto de Covid 19 nos Bombeiros de Almodôvar

Sociedade2 dias atrás

O perigo dos videojogos

Incêndios2 dias atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Património2 dias atrás

Caminho Português de Santiago Interior com certificado

Artes2 dias atrás

Salão Central Eborense está reconstruído (fotos)

Música2 dias atrás

Marco Paulo está de regresso aos palcos

Desportos4 horas atrás

Taça de Portugal: Serpa recebe o Estoril

Economia1 dia atrás

Lota da Carrasqueira vai ser reabilitada

Sociedade6 horas atrás

Sociedade para o estudo das aves quer saber quantos Ring Neck existem em Portugal.

Sociedade4 horas atrás

O ’48 Horas Alentejo’ foi um sucesso.

Crime2 dias atrás

Dia Mundial de Combate ao Bullying

Justiça4 horas atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Sociedade4 horas atrás

Cuidadores informais de todo o país reunem em Évora.

Justiça4 horas atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS5 horas atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS6 horas atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes7 horas atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios2 dias atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas2 dias atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol4 dias atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol4 dias atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia5 dias atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes1 semana atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes1 semana atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos2 semanas atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes2 semanas atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação2 semanas atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

Sociedade3 semanas atrás

IRA entra numa propriedade em Elvas e recolhe dezenas de animais. GNR assiste a operação. (vídeo)

Incêndios3 semanas atrás

Fogo no Seixal fere 4 bombeiros. (vídeo)

Acidentes4 semanas atrás

Acidente seguido de incêndio faz 3 mortes (video)

Sociedade4 semanas atrás

Temporal provoca cheias em Badajoz (vídeo)

Saúde4 semanas atrás

COVID-19: Mais de 40 casos confirmados no Alentejo

Sociedade1 mês atrás

“Grande Aquário do Amazonas’ é inaugurado no Fluviário de Mora.

Música1 mês atrás

O homem que emigrou e disse que Portugal ‘está irrespirável’ atua em Beja.

Sociedade1 mês atrás

Filme dos “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” vence prémio.

Crime2 meses atrás

GNR coloca fim a corridas ilegais em Setúbal

Música3 meses atrás

Alvito promove o Cante Alentejano entre os mais jovens

Crime3 meses atrás

GNR encontra plantação de Canábis que poderia resultar em mais 500 mil euros.

Incêndios3 meses atrás

Antigas piscinas das Neves, Beja, voltaram a arder. (Vídeo)

Crime3 meses atrás

População forma Milícias para defender V.N.Milfontes.

Crime3 meses atrás

Novo vídeo de Reguengos (veja atuação da GNR) Exclusivo TDS

Policias3 meses atrás

Noite de violência. Atropelamento e agressões várias em Reguengos de Monsaraz.

Agenda3 meses atrás

Redondo mantém sala de cinema aberta.Veja programa.

Justiça4 horas atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS5 horas atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS6 horas atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes7 horas atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios2 dias atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas2 dias atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol4 dias atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol4 dias atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia5 dias atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes1 semana atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes1 semana atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos2 semanas atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes2 semanas atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação2 semanas atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

Sociedade3 semanas atrás

IRA entra numa propriedade em Elvas e recolhe dezenas de animais. GNR assiste a operação. (vídeo)

Incêndios3 semanas atrás

Fogo no Seixal fere 4 bombeiros. (vídeo)

Acidentes4 semanas atrás

Acidente seguido de incêndio faz 3 mortes (video)

Sociedade4 semanas atrás

Temporal provoca cheias em Badajoz (vídeo)

Saúde4 semanas atrás

COVID-19: Mais de 40 casos confirmados no Alentejo

Sociedade1 mês atrás

“Grande Aquário do Amazonas’ é inaugurado no Fluviário de Mora.

Música1 mês atrás

O homem que emigrou e disse que Portugal ‘está irrespirável’ atua em Beja.

Sociedade1 mês atrás

Filme dos “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” vence prémio.

Crime2 meses atrás

GNR coloca fim a corridas ilegais em Setúbal

Música3 meses atrás

Alvito promove o Cante Alentejano entre os mais jovens

Crime3 meses atrás

GNR encontra plantação de Canábis que poderia resultar em mais 500 mil euros.

Incêndios3 meses atrás

Antigas piscinas das Neves, Beja, voltaram a arder. (Vídeo)

Crime3 meses atrás

População forma Milícias para defender V.N.Milfontes.

Crime3 meses atrás

Novo vídeo de Reguengos (veja atuação da GNR) Exclusivo TDS

Policias3 meses atrás

Noite de violência. Atropelamento e agressões várias em Reguengos de Monsaraz.

Agenda3 meses atrás

Redondo mantém sala de cinema aberta.Veja programa.

Categorias

Justiça4 horas atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS5 horas atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS6 horas atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes7 horas atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios2 dias atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas2 dias atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol4 dias atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol4 dias atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia5 dias atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes1 semana atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes1 semana atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos2 semanas atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes2 semanas atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação2 semanas atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

Sociedade3 semanas atrás

IRA entra numa propriedade em Elvas e recolhe dezenas de animais. GNR assiste a operação. (vídeo)

Incêndios3 semanas atrás

Fogo no Seixal fere 4 bombeiros. (vídeo)

Acidentes4 semanas atrás

Acidente seguido de incêndio faz 3 mortes (video)

Sociedade4 semanas atrás

Temporal provoca cheias em Badajoz (vídeo)

Saúde4 semanas atrás

COVID-19: Mais de 40 casos confirmados no Alentejo

Sociedade1 mês atrás

“Grande Aquário do Amazonas’ é inaugurado no Fluviário de Mora.

ARQUIVO

x
error: O conteúdo está protegido!!