Últimas:
Câmara de Évora inicia limpeza das Muralhas – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Património

Câmara de Évora inicia limpeza das Muralhas

Iniciativa enquadra-se no âmbito do Programa de Conservação e Valorização das Muralhas e Sistema Defensivo de Évora.

Ana Catarina Ventura

Publicado

em

Imagem: Câmara Municipal de Évora

Primeira fase abrange o troço compreendido entre a Porta da Lagoa e a Porta de Alconchel.

“Limpezas começaram hoje.”

Os Serviços Municipais de Évora estão a proceder a uma intervenção de limpeza para a conservação das muralhas da cidade. Pretende-se remover a vegetação de maiores dimensões que se tem espalhado pelo monumento e, ao mesmo tempo, proceder ao respetivo tratamento.

A iniciativa enquadra-se no âmbito do Programa de Conservação e Valorização das Muralhas e Sistema Defensivo
de Évora, que prevê a instituição da prática destas ações de limpeza e tratamento sempre que necessário e possível, como forma de evitar problemas estruturais que se poderão tornar muito graves.

Os trabalhos são realizados diretamente pelos trabalhadores do Município, com supervisão de técnicos especializados em conservação e restauro, e mediante parecer favorável em relatório prévio pela Direção Regional de Cultura do Alentejo

Não há data prevista para o término das limpezas.

Continuar a ler
Publicidade

Artes

Salão Central Eborense está reconstruído (fotos)

Será o grande espaço multiusos da cidade.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

O novo Salão Central Eborense, completamente remodelado a partir do estado de ruína, está prestes a dar lugar a um moderno equipamento multiusos.

“Será um novo espaço na área cultural da cidade”

Este novo equipamento assumirá, brevemente, um papel central no panorama cultural eborense, constituindo-se como infraestrutura de suporte aos grupos e associações que na cidade de Évora dedicam a sua atividade às artes e ao espetáculo. 

A recuperação deste edifício veio cumprir uma aspiração antiga dos eborenses. Importante não só pelo significado cultural e pela eliminação da marca negativa da ruína no coração do Centro Histórico, mas também pela forte marca emocional que subsiste no imaginário de muitos eborenses. 

O edifício do antigo Salão Central Eborense recebeu a visita do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e do Vereador Alexandre Varela, acompanhados por elementos da equipa técnica responsável pela obra.

No local, os eleitos e os técnicos do Município puderam inteirar-se sobre a evolução dos trabalhos, receber informações sobre a respetiva execução e avaliar a necessidade de eventuais acertos para os acabamentos. 

O antigo Salão Central Eborense beneficiou de uma remodelação profunda, mas com a preocupação de preservar a imagem exterior e a estrutura original.

A empreitada de recuperação deste importante espaço de cultura obteve financiamento através pelo Programa Operacional Alentejo 2020, no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, inserindo-se na estratégia municipal de regeneração urbana e revitalização do Centro Histórico de Évora. 

Continuar a ler

Património

Caminho Português de Santiago Interior com certificado

Antes já tinha sido certificado o caminho que passa pelo Alentejo e Ribatejo.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Certificado Caminho Português de Santiago Interior

“São 214 kms de caminho”

O Caminho Português de Santiago Interior foi certificado através de uma portaria assinada pela Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e pela Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, no âmbito de um trabalho integrado de reconhecimento e preservação do património cultural e natural associado ao Caminho de Santiago.

O Caminho Português de Santiago Interior contempla uma extensão de 214 km e atravessa oito municípios: Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves.

A definição do itinerário é apoiada em estudos publicados, trabalho de campo e pesquisa documental, o que inclui levantamentos do património cultural material e imaterial associado à peregrinação e culto jacobeu, onde se destacam as 24 igrejas ou capelas com orago São Tiago e os 5 albergues e hospitais históricos.

O plano de gestão contempla ações a desenvolver, entidades executoras, estimativa orçamental e calendário de execução. Prevê-se ainda adaptar a sinalização existente e desenvolver uma rede de pontos de abastecimento de água potável.

Para a Secretária de Estado do Turismo, “os Caminhos de Santiago são de uma grande importância pois contribuem para a diversificação da nossa oferta turística e ajudam a desenvolver a atividade do turismo ao longo de todo o ano e por todo o território nacional, dois objetivos estratégicos que temos inscritos na nossa ET 2027. Seguimos, por isso, com muito empenho, a certificação deste segundo itinerário do Caminho Português de Santiago, aos quais esperamos que outros se juntem a breve prazo”.

Para a Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, “este trabalho vem, uma vez mais, demonstrar o lugar cimeiro do património cultural, reflexo da nossa história na sua dimensão de encontro, diálogo e diversidade e, simultaneamente, rica em cooperação no interior do território e no que projeta para o mundo e, em particular, para a experiência do património europeu”.

Este é o segundo Caminho certificado, depois do Caminho Português de Santiago Central – Alentejo e Ribatejo, num processo que se iniciou em 2019 e cujo objetivo é a certificação dos itinerários que constituem o Caminho de Santiago em território nacional.

Recorde-se que, para o efeito, foi criado um órgão de coordenação de âmbito nacional, a Comissão de certificação, composta por quatro membros, com competências técnicas na área da cultura ou do turismo, que é responsável pela análise das candidaturas, e um Conselho Consultivo, onde se encontram representadas as áreas da Administração Pública central e regional com relevância neste processo, além do representante da Igreja Católica e das Associações de Peregrinos.

Estão em curso, em diferentes estados de desenvolvimento, outros processos de certificação de itinerários, que visam reforçar a rede de itinerários do Caminho de Santiago em Portugal, de Sul a Norte do país.

Continuar a ler

Artes

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Levantamento 3D sem público.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Grutas do Escoural

“Encerramento provisório”

A Gruta do Escoural incluindo o seu Centro Interpretativo estarão encerrados ao público entre os dias 11 de outubro a 15 de novembro.

Em causa trabalhos no interior da mesma (levantamento 3D sem a presença de público).

Já conhece ? Saiba AQUI um pouco mais ou veja o vídeo.

Continuar a ler

Artes

Tapetes de Arraiolos mais perto de serem Património da UNESCO

Estão inscritos no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Inscrição do “Processo de confeção do Tapete de Arraiolos”

“Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial”

Foi publicado a 14 de setembro no Diário da República, a inscrição do “Processo de confeção do Tapete de Arraiolos” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

A Câmara Municipal de Arraiolos, enquanto entidade proponente neste processo de submissão de candidatura à Direção-Geral do Património Cultural, deu início ao processo há vários anos com adiamentos sucessivos por parte dos responsáveis do Ministério da Cultura.

Decorreram alguns trâmites legais, incluindo a aprovação da Direção Regional de Cultura do Alentejo, que sempre nos acompanhou neste processo, e o período de consulta pública, que decorreu em junho de 2021.

A Subdiretora-Geral do Património Cultural, Rita Jerónimo, emite o despacho onde declara a inscrição do “Processo de confeção do Tapete de Arraiolos” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Só através desta inscrição é possível candidatar o Tapete de Arraiolos a Património Cultural da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO.

Congratulamo-nos com este passo no reconhecimento do nosso património que contribui para a valorização do Tapete de Arraiolos e das bordadeiras, que permitiram manter a tradição e projetá-la para o futuro.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

OUTRAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saúde2 dias atrás

Segurança do Hospital de Évora salva bebé de 12 dias

Notícia TDS6 horas atrás

Raspadinha de 100 mil euros sai em Évora.

Saúde3 dias atrás

Casos de Covid-19 detectados no Bloco Operatório do Hospital de Évora

Acidentes3 dias atrás

Acidente com 5 viaturas faz ferido grave

Acidentes1 dia atrás

Criança atropelada em Monforte dentro da escola.

Futebol4 dias atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Saúde2 dias atrás

Dois casos de Covid 19 em lar de Reguengos de Monsaraz

Crime4 dias atrás

Três detidos com armas, droga e dinheiro.

Saúde2 dias atrás

Bebé nasce em ambulância dos bombeiros de Castro Verde

Sociedade1 dia atrás

Foto de criança a dormir no chão, em Beja, tornou-se viral.

Sociedade2 dias atrás

Orcas atacam embarcação a 3 milhas de Tróia.

Artes6 horas atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Futebol4 dias atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Incêndios2 dias atrás

Extinto incêndio em Montemor-o-Novo

Últimas2 dias atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Notícia TDS4 horas atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS6 horas atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Saúde8 horas atrás

Surto de Covid 19 nos Bombeiros de Almodôvar

Sociedade2 dias atrás

O perigo dos videojogos

Incêndios2 dias atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Património2 dias atrás

Caminho Português de Santiago Interior com certificado

Artes2 dias atrás

Salão Central Eborense está reconstruído (fotos)

Música2 dias atrás

Marco Paulo está de regresso aos palcos

Desportos3 horas atrás

Taça de Portugal: Serpa recebe o Estoril

Economia1 dia atrás

Lota da Carrasqueira vai ser reabilitada

Sociedade5 horas atrás

Sociedade para o estudo das aves quer saber quantos Ring Neck existem em Portugal.

Crime2 dias atrás

Dia Mundial de Combate ao Bullying

Sociedade3 horas atrás

O ’48 Horas Alentejo’ foi um sucesso.

Justiça3 horas atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Sociedade4 horas atrás

Cuidadores informais de todo o país reunem em Évora.

Justiça3 horas atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS4 horas atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS6 horas atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes6 horas atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios2 dias atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas2 dias atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol4 dias atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol4 dias atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia5 dias atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes1 semana atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes1 semana atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos2 semanas atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes2 semanas atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação2 semanas atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

Sociedade3 semanas atrás

IRA entra numa propriedade em Elvas e recolhe dezenas de animais. GNR assiste a operação. (vídeo)

Incêndios3 semanas atrás

Fogo no Seixal fere 4 bombeiros. (vídeo)

Acidentes4 semanas atrás

Acidente seguido de incêndio faz 3 mortes (video)

Sociedade4 semanas atrás

Temporal provoca cheias em Badajoz (vídeo)

Saúde4 semanas atrás

COVID-19: Mais de 40 casos confirmados no Alentejo

Sociedade1 mês atrás

“Grande Aquário do Amazonas’ é inaugurado no Fluviário de Mora.

Música1 mês atrás

O homem que emigrou e disse que Portugal ‘está irrespirável’ atua em Beja.

Sociedade1 mês atrás

Filme dos “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” vence prémio.

Crime2 meses atrás

GNR coloca fim a corridas ilegais em Setúbal

Música3 meses atrás

Alvito promove o Cante Alentejano entre os mais jovens

Crime3 meses atrás

GNR encontra plantação de Canábis que poderia resultar em mais 500 mil euros.

Incêndios3 meses atrás

Antigas piscinas das Neves, Beja, voltaram a arder. (Vídeo)

Crime3 meses atrás

População forma Milícias para defender V.N.Milfontes.

Crime3 meses atrás

Novo vídeo de Reguengos (veja atuação da GNR) Exclusivo TDS

Policias3 meses atrás

Noite de violência. Atropelamento e agressões várias em Reguengos de Monsaraz.

Agenda3 meses atrás

Redondo mantém sala de cinema aberta.Veja programa.

Justiça3 horas atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS4 horas atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS6 horas atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes6 horas atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios2 dias atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas2 dias atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol4 dias atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol4 dias atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia5 dias atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes1 semana atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes1 semana atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos2 semanas atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes2 semanas atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação2 semanas atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

Sociedade3 semanas atrás

IRA entra numa propriedade em Elvas e recolhe dezenas de animais. GNR assiste a operação. (vídeo)

Incêndios3 semanas atrás

Fogo no Seixal fere 4 bombeiros. (vídeo)

Acidentes4 semanas atrás

Acidente seguido de incêndio faz 3 mortes (video)

Sociedade4 semanas atrás

Temporal provoca cheias em Badajoz (vídeo)

Saúde4 semanas atrás

COVID-19: Mais de 40 casos confirmados no Alentejo

Sociedade1 mês atrás

“Grande Aquário do Amazonas’ é inaugurado no Fluviário de Mora.

Música1 mês atrás

O homem que emigrou e disse que Portugal ‘está irrespirável’ atua em Beja.

Sociedade1 mês atrás

Filme dos “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” vence prémio.

Crime2 meses atrás

GNR coloca fim a corridas ilegais em Setúbal

Música3 meses atrás

Alvito promove o Cante Alentejano entre os mais jovens

Crime3 meses atrás

GNR encontra plantação de Canábis que poderia resultar em mais 500 mil euros.

Incêndios3 meses atrás

Antigas piscinas das Neves, Beja, voltaram a arder. (Vídeo)

Crime3 meses atrás

População forma Milícias para defender V.N.Milfontes.

Crime3 meses atrás

Novo vídeo de Reguengos (veja atuação da GNR) Exclusivo TDS

Policias3 meses atrás

Noite de violência. Atropelamento e agressões várias em Reguengos de Monsaraz.

Agenda3 meses atrás

Redondo mantém sala de cinema aberta.Veja programa.

Categorias

Justiça3 horas atrás

André Ventura quer explicações da PJ e da PGR sobre incidente em Moura.(vídeo)

Notícia TDS4 horas atrás

‘Havia pessoas que tinham receio de falar comigo’, diz Olímpio Galvão.

Notícia TDS6 horas atrás

Olímpio Galvão vai pedir auditoria às contas da câmara.

Artes6 horas atrás

Feira Medieval de Évora já começou (Veja as imagens)

Incêndios2 dias atrás

Queima provoca incêndio em Montargil

Últimas2 dias atrás

Já viu o salvamento de um cão, na A1, por um grupo de Motociclistas?

Futebol4 dias atrás

Tiros e agressões no Olimpico do Montijo-Vit.Setúbal B

Futebol4 dias atrás

Serpa vence o Covilhã e segue na Taça de Portugal

Tecnologia5 dias atrás

Air Summit: Veja o espetáculo de um Night Show (vídeo)

Acidentes1 semana atrás

Acidente envolve 3 viaturas em Évora (vídeo)

Acidentes1 semana atrás

Acidente aparatoso com ambulância do INEM (veja imagens)

Desportos2 semanas atrás

Congresso de Mergulho termina hoje em Tróia.

Artes2 semanas atrás

Grutas do Escoural encerram …mas só por 5 dias.

Educação2 semanas atrás

Univ. Évora: Manuel Heitor pede ‘retoma amigável’.

Sociedade3 semanas atrás

IRA entra numa propriedade em Elvas e recolhe dezenas de animais. GNR assiste a operação. (vídeo)

Incêndios3 semanas atrás

Fogo no Seixal fere 4 bombeiros. (vídeo)

Acidentes4 semanas atrás

Acidente seguido de incêndio faz 3 mortes (video)

Sociedade4 semanas atrás

Temporal provoca cheias em Badajoz (vídeo)

Saúde4 semanas atrás

COVID-19: Mais de 40 casos confirmados no Alentejo

Sociedade1 mês atrás

“Grande Aquário do Amazonas’ é inaugurado no Fluviário de Mora.

ARQUIVO

x
error: O conteúdo está protegido!!