Últimas:
“Brigada do Mar” e Município de Palmela recolhem mais de 15 toneladas de resíduos – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Sociedade

“Brigada do Mar” e Município de Palmela recolhem mais de 15 toneladas de resíduos

Já se planeia uma nova campanha para outubro.

Publicado

em

Vereadora do Ambiente falou sobre o tema.

“Para além dos parceiros locais, a ação deverá envolver também a comunidade educativa.”

A Câmara Municipal de Palmela, em parceria com o projeto “Brigada do Mar”, encerraram de forma simbólica a 1.ª campanha conjunta de sensibilização e recolha de resíduos abandonados. Segundo o comunicado “para além da quantidade expressiva de resíduos recolhida (maioritariamente pneus e resíduos eletrónicos), esta ação, pela visibilidade que alcançou, conseguiu concretizar o principal objetivo: o despertar de consciências para o problema da deposição ilegal de resíduos”.

Com os lemas “Tudo é (a)mar” e “A Arrábida está a morrer”, a ação decorreu na área de Vila Amélia e Marquesas, entre os dias 5 de junho e 3 de julho, com o envolvimento de mais de 20 voluntários da “Brigada do Mar”.
“Esta parceria quis, de forma simbólica mas com sucesso, assinalar o Dia Mundial do Ambiente”, explicou a Vereadora do Ambiente, Fernanda Pésinho. A Vereadora enalteceu o trabalho destes voluntários, que “afetam horas e dias das suas vidas à causa pública e à resolução de um problema que a todos diz respeito”.

Alertou ainda que “o país real não tem meios para fazer uma fiscalização assertiva e eficaz» da deposição ilegal de resíduos. Por isso, considera que “este paradigma tem que ser mudado”, através da sensibilização, e esta campanha “cumpriu essa missão”. Fernanda Pésinho agradeceu à “Brigada do Mar” por ter lançado este desafio ao Município e não tem dúvidas de que foi criada “uma relação de futuro”, pois “só em conjunto conseguimos ultrapassar este flagelo”.

“Esta foi a primeira ação que esperamos de muitas”, referiu Ana Rita Seirôco, da “Brigada do Mar”. A voluntária agradeceu também à Autarquia por ter acreditado no trabalho da Brigada e por ter conseguido envolver nesta ação outros parceiros locais.

O Município e a “Brigada do Mar” vão agora dar continuidade a esta parceria e estão já a planear uma 2.ª campanha, para outubro, abrangendo sensivelmente a mesma área, mas outro tipo de resíduos. Para além dos parceiros locais, a ação deverá envolver também a comunidade educativa.

Os resíduos recolhidos na 1.ª campanha são compostos por 10 toneladas de pneus, 5,8 toneladas de resíduos eletrónicos, mais de 100 sanitas (entre outros resíduos de obras), 40 m2 de peças automóveis e 3 m3 de embalagens de óleos.

Acidentes

Despiste em Santa Vitória, Beja.

Acidente aconteceu já esta sexta-feira

Publicado

em

Despiste em Santa Vitória

Viatura despista se

O despiste de uma viatura em beja aconteceu esta noite em Santa Vitória cerca das 00h39.

No local estão 7 operacionais apoiados por 3 viaturas.

Ainda não existem dados sobre o estado do condutor.

Continuar a ler

Sociedade

Praça de Touros de Estremoz volta a abrir portas.

Desta vez vai ter lugar uma novilhada.

Publicado

em

Praça de touros reabre

Em Estremoz

Depois do êxito alcançado no passado dia 30 de Abril, por ocasião da Corrida de Touros que fez parte integrante do programa da FIAPE – , está já a ser preparado o regresso da tauromaquia ao tauródromo da cidade branca.

No próximo dia 9 de Julho, sábado, vai realizar-se na Praça de Touros de Estremoz, uma novilhada popular de oportunidade aos novos.

A dupla TTE / Toiros e Tauromaquia está a trabalhar na Corrida de Touros que fará parte do programa das tradicionais Festas de Setembro, as Festas da Exaltação da Santa Cruz.

No “segredo dos deuses” ainda estão os nomes que irão compor o cartel da corrida que terá lugar na Praça de Touros de Estremoz, na noite de 2 de Setembro, sexta-feira.

Aguarda se o cartel que deverá ser formado pelas  máximas figuras do toureio em Portugal.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!