Últimas:
Bombeiros recebem novas viaturas – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Política

Bombeiros recebem novas viaturas

Alentejo com 18 novas viaturas. Anúncio feito pelo MAI

Publicado

em

Distribuição de veículos pelos Corpos de Bombeiros

“Anuncio do MAI”

Foi ontem divulgada, aos Corpos de Bombeiros, a lista de distribuição de 81 veículos florestais que vão permitir um reforço da capacidade de resposta operacional no combate aos incêndios rurais.

Foi possível incluir no Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do Programa MAIS Floresta, uma verba de 12,6 milhões de euros destinada à aquisição de veículos florestais a operar pelos Corpos de Bombeiros.

Desta forma, será aumentada a capacidade da resposta operacional dos agentes de proteção civil, através da distribuição, via contrato de comodato a celebrar com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), de viaturas a Corpos de Bombeiros localizados nos territórios onde se verifique uma maior carência de Veículos Florestais de Combate a Incêndios (VFCI) e de Veículos Tanque Táticos Florestais (VTTF) face à respetiva área florestal.

Estima-se que esta verba permita a aquisição de 81 veículos florestais – 59 VFCI e 22 VTTF – o que se representa a maior distribuição de veículos para resposta a incêndios rurais desde 1980.

Os critérios para a seleção dos Corpos de Bombeiros, propostos pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e previamente apresentados à Associação Nacional de Municípios e à Liga dos Bombeiros Portugueses, foram aprovados pela Ministra da Administração Interna e validados pela Estrutura de Missão Recuperar Portugal.

Os critérios adotados para distribuição destes veículos são objetivos, mensuráveis e verificáveis, garantindo que os veículos são alocados a Corpos de Bombeiros com real capacidade para os operacionalizar e garantindo a sua distribuição pelos territórios onde, face à área florestal a seu cargo, se verifique uma carência mais significativa de veículos florestais.

A lista final de distribuição das viaturas, comunicada ontem à Associação Nacional de Municípios, à Liga dos Bombeiros Portugueses, aos Comandos Regionais de Emergência e Proteção Civil, aos Comandos Distritais de Operações de Socorro e aos Corpos de Bombeiros, contempla:

• 14 VFCI e 12 VTTF para os Corpos de Bombeiros da área do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil (CREPC) do Norte;

• 22 VFCI e 3 VTTF para os Corpos de Bombeiros da área do CREPC do Centro;

• 6 VFCI e 2 VTTF para os Corpos de Bombeiros da área do CREPC de Lisboa e Vale do Tejo;

• 13 VFCI e 5 VTTF para os Corpos de Bombeiros da área do CREPC do Alentejo;

• 4 VFCI para os Corpos de Bombeiros da área do CREPC do Algarve.

Autarquias

ANAFRE Beja elege novos orgãos.

Conheça o nome dos novos eleitos

Publicado

em

Novos Órgãos eleitos da Delegação Distrital de Beja da ANAFRE

tomaram posse em Beringel

Decorreu hoje a Cerimónia de Tomada de Posse dos novos Órgãos da Delegação Distrital de Beja da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) que será liderada por Vitor Morais Besugo, Presidente da Junta de Freguesia de Beringel, enquanto a Mesa da Assembleia será presidida por Carla Penas, Presidente da Junta de Freguesia de Vidigueira.

Nesta cerimónia em representação do Concelho Diretivo da ANAFRE esteve presente o seu Vice-Presidente Jorge Amador.

O reeleito Coordenador Distrital destacou no seu discurso de tomada de posse que para este este mandato a grande prioridade será de continuar a aproximar a Delegação das Juntas de Freguesia, através de reuniões mensais descentralizadas por todos os concelhos do nosso distrito, para dar a conhecer o nosso trabalho, e conhecer o trabalho que todos realizam, e as dificuldades que enfrentam no seu dia-a-dia.

A formação de eleitos e trabalhadores também continuará a ser uma prioridade, pois a mesma é fundamental para que o trabalho realizado nas freguesias seja profícuo.

Existe também o objetivo de alcançara os 100% de freguesias associadas na ANAFRE, contando neste momento já com 71 inscritas num total de 75.

A nível nacional pretendem que as freguesias possam passar a ser elegíveis para a apresentação de candidaturas aos quadros comunitários europeus, pois até ao momento as freguesias estão dependentes das vontades dos municípios para avançar com alguns projetos nas freguesias.

Irão ainda continuar a solicitar o pagamento das despesas extraordinárias que as freguesias assumiram no combate à pandemia covid-19. Um trabalho extraordinário de linha da frente neste combate, reconhecido por todos, mas sem qualquer apoio financeiro. A ANAFRE propõe assim o pagamento das despesas reportadas à DGAL [Direção Geral das Autarquias Locais] nos últimos dois anos.

Assim, e após eleição realizada no passado dia 6 de Maio, com apenas uma única lista a votação, a Delegação Distrital de Beja da Anafre ficará composta pelos seguintes eleitos, para o mandato de 2022/2026:

– Mesa da Assembleia:

– Presidente: Carla Alexandra Bagio Penas – (Presidente da Junta de Freguesia da Vidigueira)

– 1º Secretário: Bruno Miguel Palma Sustelo – (Secretário da União das Freguesias de Beja (Salvador e Santa Maria da Feira)

– 2º Secretário: Diogo Manuel Serra Conqueiro – (Presidente da Junta de Freguesia de Vila de Frades)

– Suplente: Rodrigo José Rego Raposo – (Presidente da Junta Freguesia de Odivelas)

– Suplente: Ana Maria Carolina Guerreiro – (Presidente da Junta de Freguesia de Entradas)

– Conselho Directivo:

– Coordenador: Vítor Manuel Ramires Morais Besugo – (Presidente da Junta de Freguesia de Beringel)

– Vice-Coordenador – António José da Luz Paulino – (Presidente da União das Freguesias de Castro Verde e Casével)

– Vice-Coordenador – Miguel Domingos Condeça Ramalho – (Presidente da União das Freguesias de Beja Santiago Maior e S. João Baptista)

– Vogal – Nuno Miguel dos Santos Cunha Duarte – (Presidente da Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras)

– Vogal – Manuel de Jesus Campos – (Presidente da Junta de Freguesia de S. Luís/Odemira)

– Vogal – António Manuel Góis Grade – (Presidente da Junta de Freguesia São Matias),

– Vogal – António Fernando Limpo Moita – (Presidente da Junta de Freguesia Pias – Serpa)

– Suplente – David Miguel Costa Nogueira (Secretário da Junta de Freguesia de Alcaria Ruiva)

– Suplente – Dário Martins Guerreiro (Presidente da União das Freguesias de Santa Clara a Nova e Gomes Aires)

– Suplente – Bruno Miguel Valente Monteiro (Presidente da Junta de Freguesia de Sobral da Adiça)

– Suplente – Rui Pedro da Silva Faustino (Presidente da Junta de Freguesia de S. João Negrilhos)

– Suplente – Mariana Ricardina Costa (Presidente da Junta de Freguesia de S. João dos Caldeireiros)

– Suplente – Maria Rita Valente Paulino (Presidente da Junta de Freguesia de Vila Verde de Ficalho)

– Suplente – José António Cardeira Machado (Presidente da Junta de Freguesia de Cuba)

Continuar a ler

Economia

Cimeira das Regiões Europeias a decorrer em Évora(Vídeo)

Até ao próximo dia 14 de maio.

Publicado

em

Cimeira das Regiões Europeias para Comunidades Inteligentes

A decorrer em Évora

Esta a decorrer em Évora até ao próximo dia 14 de maio do corrente ano, a segunda cimeira das “Regiões Europeias para Comunidades Inteligentes”.

Nesta Cimeira estão reunidos líderes locais e regionais de toda a Europa, que vão discutir formas de envolver os cidadãos e as partes interessadas na co-promoção de pequenas cidades, vilas, aldeias e regiões mais inteligentes para um amanhã melhor, bem como oradores-chave de instituições europeias.

A programação da Cimeira está dividida em fóruns, diálogos, workshops, laboratórios, momentos culturais e atividades destinadas a aprimorar o papel dos polos regionais e urbanos das Comunidades Inteligentes na realização da transformação digital verde, azul e brilhante.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!