Siga-nos

Sociedade

Bombeiros de Elvas salvam 3 gatos bebés durante incêndio (vídeo)

O momento foi registado pela TDS em exclusivo. Partilhe em forma de homenagem a esta corporação.

Avatar

Publicado

em

O mais importante era, como sempre , salvar as vidas humanas. Isso uma vez mais os Bombeiros de Elvas, auxiliados por vários corporações vizinhas, voltaram a conseguir.

Bombeiros de Elvas salvam 3 vidas

O incêndio queimou dezenas de hectares de mato e olival destruiu vários barracões agrícolas e foi combatido por 86 operacionais e dois helicópteros.

Mas a grande missão da Sandra foi salvar estas 3 vidas. São 3 gatos bebés ainda apanhados pelas chamas mas que os bombeiros conseguiram salvar.

A Sandra e toda a cooperação, hoje, salvaram vidas não foram humanas mas foram vidas.

A TDS teve a felicidade de captar o momento que deve ser partilhado por todos.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Sociedade

Ponte de Sor celebra 100 anos de aviação com 1º Encontro histórico

100 anos depois, no próximo sábado, 16 de novembro, Ponte de Sor traz de volta um momento único, num dia de celebração do passado mas também do futuro da aeronáutica no país

TDS

Publicado

em

Por

No coração do cluster aeronáutico português, o passado e o futuro do setor encontram-se no próximo dia 16, num evento pioneiro em que a memória, o investimento e o espetáculo da aviação se juntam num programa único.

Em 1919, a inauguração do Campo de Aviação, ou ‘Campo de Aterrissagem’, de Ponte de Sor, foi um acontecimento histórico em Portugal, relatado na primeira página dos jornais. 100 anos depois, no próximo sábado, 16 de novembro, Ponte de Sor traz de volta este momento único, num dia de celebração do passado mas também do futuro da aeronáutica no nosso país – um setor que vale já 1,5% do PIB nacional, número que se estima que duplique nos próximos cinco anos.

No 1.º Encontro da História da Aeronáutica em Portugal, que preenche toda a manhã de sábado, no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, dá-se a conhecer e festeja-se uma aventura pelos primórdios da aviação nacional e pelo papel central da cidade nesta epopeia aérea, fazendo, ao mesmo tempo, a ponte com o amanhã da indústria. Historiadores, investigadores, oficiais da Força Aérea (entre eles uma Capitão) e players do setor vão discutir a história e o futuro da aviação na região e em Portugal.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Hugo Hilário, “como coração do cluster aeronáutico no nosso país, Ponte de Sor tem crescido fortemente nesta área nos últimos anos, com um conjunto de investimentos, com o forte exemplo do nosso Aeródromo Municipal e todas as suas empresas sediadas, e iniciativas que colocam Portugal na rota internacional do setor. 2019 assinala um momento importante para a cidade e 16 de novembro será um ponto alto nesta viagem”. A consolidação da Portugal Air Summit como o maior e mais importante evento aeronáutico do país, a concretização dos investimentos na área da fabricação de peças em compósito para a Airbus, ou o início da expansão do centro de acolhimento empresarial do aeródromo municipal, marcam indelevelmente 2019.

Acrescenta o autarca: “A realização em Ponte de Sor do 1.º Encontro da História da Aeronáutica em Portugal mostra a grande dinâmica deste nosso cluster. E confirma que, a exemplo do que já sucede com a captação de investimento neste setor, somos também cada vez mais referência para os principais eventos, sendo o expoente máximo a Portugal Air Summit”.

Inaugurado pelo anfitrião, Hugo Hilário, o programa levanta voo com Lourenço Henriques-Mateus e Mário Madeira, que trazem as ‘Memórias do dia da 1.ª ascensão tripulada sobre solo Português: o Capitão Vincenzo Lunardi e o seu pioneirismo (24 de agosto de 1794)’.

No programa estão ainda as intervenções da Capitão da Força Aérea e conservadora do Museu do Ar, Luísa Abreu, sobre ‘A Aviação Militar Portuguesa: da experiência de guerra à consolidação da aviação nacional’; de Lourenço Henriques-Mateus, que se centrará no ‘Campo Internacional de Aterragem (1919-1936): factos e figuras dos primórdios da Aviação Comercial Portuguesa’; de João Moura Ferreira, que falará do projeto ‘Lusitânia 100 Anos’; e, finalmente, de Ana Isabel Silva e Carlos Manuel Faísca, contando a história de ‘Um voo interrompido: 100 anos da criação do Campo de Aviação de Ponte de Sor’.

Na tarde de sábado, as atenções voltam-se para o exterior, para o Festival Internacional de Balões de Ar Quente, junto aos Paços do Concelho, cenário que receberá depois, a partir das 19h, um fabuloso espetáculo de Night Glow, com os balões iluminados.

Durante a tarde será ainda assinado um protocolo entre a Câmara Municipal de Ponte de Sor, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e Aero Club de Ponte de Sor.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Novembro 2019
S T Q Q S S D
« Out    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul