Siga-nos

Sociedade

Biodiversidade Marinha discutida em Évora por especialistas mundiais.

Trabalhos iniciam-se este domingo e terminam dia 12. Decorrem na Universidade de Évora.

Amilcar Matos

Publicado

em

Évora será a cidade anfitriã da 17th International Meiofauna Conference (SeventIMCO), conferência que irá juntar em Portugal especialistas em meiofauna de todo o mundo.

Esta Conferência, realiza-se de 3 em 3 anos, em diferentes locais do mundo e vem celebrar em Portugal o seu 50º aniversário e terá lugar entre 7 e  12 de Julho de 2019, no Grande Auditório da Universidade de Évora.

Irão ser apresentados e discutidos pelos principais especialistas de 34 países os mais recentes avanços relacionados com o conhecimento da Biodiversidade, Conservação e Funcionamento dos ecossistemas aquáticos,  com particular destaque para os ecossistemas marinhos de mar profundo.

Meiofauna consiste em pequenos organismos que vivem nos espaços intersticiais dos sedimentos aquáticos, desde lagos de montanha, rios, estuários até aos sedimentos marinhos de grande profundidade.

Estes organismos apesar das suas pequenas dimensões são importantes comunidades biológicas que respondem muito bem às condições ambientais em que vivem,  e qualquer perturbação refletem de imediato as novas condições.

Esta importante caracteristica torna-os numa excelente “ferramenta “ para investigação aquática moderna, principalmente devido à necessidade de desenvolvimento de indicadores de conservação, que permitam monitorizar a influência da exploração de recursos naturais nos ecossistemas estuarinos e marinhos.

A Associação Internacional de Meiofauna (IAM) atribuiu ao grupo da Universidade de Évora, liderado pela Professora Doutora Helena Adão, a organização da 17ª edição como reconhecimento do trabalho de investigação desenvolvido nesta Universidade, tanto em sedimentos estuarinos como em sedimentos marinhos de maior profundidade (v.g. vulcões de lama submarinos, Canhão da Nazaré).

Conferencistas:

Tema 1: Advances in taxonomy, phylogeny and biogeography

Prof. Dr. Paulo Fontoura

Tema 2: meiofauna biodiversity patterns and ecosystem interactions (including Freshwater, Estuarine Coastal and Ocean, Deep sea and Frontiers ecosystems)

Dr. Nabil Majdi
Dr. Jeroen Ingels

Tema 3: Meiofauna in a changing world: meiofauna response to natural and anthropogenic pressures

Dr. Federica Semprucci

Tema 4: Methodologic advances in meiofaunal studies: New tools and analytical and experimental approaches

Dr. Sofie Derycke

Tema 5: Meiofauna and Science communication to Society

Dr. Michaela Schratzberger

Sessão temática: Concluding Remark

Prof. Dr. Olav Giere

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Autarquias

Navegar em segurança até ao Pomarão já no final de novembro

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

A balizagem do canal de navegação do Guadiana, no troço internacional entre Alcoutim e Pomarão, no concelho de Mértola, estará concluída até final de novembro, permitindo a navegação diurna e noturna em segurança.

A informação foi partilhada na reunião dos parceiros do projeto Guad 20 “Guadiana: Património Natural Navegável”, do Programa de Cooperação Interreg V-A Portugal-Espanha 2014-2020, que estiveram, no dia 7 de novembro, reunidos no Centro de Interpretação do Pomarão.

Estiveram presentes na reunião técnicos da DGRM – Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, o Instituto Hidrográfico de Portugal (IHPT]) e aAgencia Pública de Puertos de Andalucía (APPA), assim como os presidentes das Câmaras Municipais de Mértola e Alcoutim e a Alcaidesa de El Granado (Espanha).

A próxima fase no restabelecimento das condições de navegabilidade no Guadiana será no troço exclusivamente nacional, entre Pomarão e Mértola.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Novembro 2019
S T Q Q S S D
« Out    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul