Siga-nos

Sociedade

Biodiversidade Marinha discutida em Évora por especialistas mundiais.

Trabalhos iniciam-se este domingo e terminam dia 12. Decorrem na Universidade de Évora.

Amilcar Matos

Publicado

em

Évora será a cidade anfitriã da 17th International Meiofauna Conference (SeventIMCO), conferência que irá juntar em Portugal especialistas em meiofauna de todo o mundo.

Esta Conferência, realiza-se de 3 em 3 anos, em diferentes locais do mundo e vem celebrar em Portugal o seu 50º aniversário e terá lugar entre 7 e  12 de Julho de 2019, no Grande Auditório da Universidade de Évora.

Irão ser apresentados e discutidos pelos principais especialistas de 34 países os mais recentes avanços relacionados com o conhecimento da Biodiversidade, Conservação e Funcionamento dos ecossistemas aquáticos,  com particular destaque para os ecossistemas marinhos de mar profundo.

Meiofauna consiste em pequenos organismos que vivem nos espaços intersticiais dos sedimentos aquáticos, desde lagos de montanha, rios, estuários até aos sedimentos marinhos de grande profundidade.

Estes organismos apesar das suas pequenas dimensões são importantes comunidades biológicas que respondem muito bem às condições ambientais em que vivem,  e qualquer perturbação refletem de imediato as novas condições.

Esta importante caracteristica torna-os numa excelente “ferramenta “ para investigação aquática moderna, principalmente devido à necessidade de desenvolvimento de indicadores de conservação, que permitam monitorizar a influência da exploração de recursos naturais nos ecossistemas estuarinos e marinhos.

A Associação Internacional de Meiofauna (IAM) atribuiu ao grupo da Universidade de Évora, liderado pela Professora Doutora Helena Adão, a organização da 17ª edição como reconhecimento do trabalho de investigação desenvolvido nesta Universidade, tanto em sedimentos estuarinos como em sedimentos marinhos de maior profundidade (v.g. vulcões de lama submarinos, Canhão da Nazaré).

Conferencistas:

Tema 1: Advances in taxonomy, phylogeny and biogeography

Prof. Dr. Paulo Fontoura

Tema 2: meiofauna biodiversity patterns and ecosystem interactions (including Freshwater, Estuarine Coastal and Ocean, Deep sea and Frontiers ecosystems)

Dr. Nabil Majdi
Dr. Jeroen Ingels

Tema 3: Meiofauna in a changing world: meiofauna response to natural and anthropogenic pressures

Dr. Federica Semprucci

Tema 4: Methodologic advances in meiofaunal studies: New tools and analytical and experimental approaches

Dr. Sofie Derycke

Tema 5: Meiofauna and Science communication to Society

Dr. Michaela Schratzberger

Sessão temática: Concluding Remark

Prof. Dr. Olav Giere

Sociedade

Onda de calor a partir de segunda feira

Termómetros voltam a registar valores na ordem dos 40ºC

TDS noticias

Publicado

em

Já não é novidade mas desta vez merece ‘anuncio’ do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O Alentejo vai registar temperaturas  nas ordem dos 40ºC na próxima semana.

As temperaturas elevadas irão registar-se não só no Alentejo como em todo o país e em toda a Europa.

“Esta subida da temperatura irá fazer-se sentir a partir de segunda-feira no território do continente, em especial nas regiões mais interiores”, segundo refere o Comunicado do IPMA. 

“Nestas regiões, a temperatura máxima atingirá valores de 40°C, ou próximos, em alguns locais, assim como em muitas regiões da parte central e sul de Espanha”, conclui.

Esta subida da temperatura do ar deve-se à persistência de uma região de altas pressões sobre o Mediterrâneo Ocidental e França e ao consequente transporte de ar muito quente do Norte de África e do interior da Península Ibérica.

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento