Últimas:
Beja volta a ser romana. – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos

Agenda

Beja volta a ser romana.

De 13 a 15 de maio.

Publicado

em

VII festival Beja romana

Beja traja-se a rigor

De 13 a 15 de maio, Beja revive a grandeza e imponência de Pax Julia no centro histórico da cidade com um programa repleto de música, animação, cortejos, mercado, acepipes, museu ao vivo, visitas pedagógicas e outras experiências.

A grandeza e imponência de Pax Julia revive-se, durante 3 dias, no Centro Histórico da cidade. Mas, é na Praça da República, local onde se situava o forum romano e onde estão identificados dois templos romanos, um dos quais, o maior e mais monumental descoberto até hoje em território português, que acontece o grande bulício desta recriação.

Os mercados faziam parte da vida quotidiana das cidades na época, por isso, poderá encontrar neste mercado romano, mercadores a vender produtos baseados ou inspirados naqueles que existiam na época e experimentar alguns pratos recriados, com base nos alimentos disponíveis naquele período.
Outro dos momentos altos do programa são os cortejos que percorrem o Centro Histórico numa verdadeira manifestação do esplendor da época romana.

Este é um momento aberto à participação de todos os que se pretendam juntar a esta festa.

Pela importância dos conteúdos que promove, pela dinâmica que desenvolve no âmbito educativo e pela experiência de excelência que proporciona aos seus participantes o Festival Beja Romana é um evento de e para a comunidade escolar que se abre à população e a quem nos visita.

Sob o tema da Fundação de PAX JULIA  pretende-se uma maior aposta e envolvimento das escolas do concelho, de forma a integrar atividades mais significativas para a comunidade escolar.

Agenda

Novo Parque Urbano de Alcácer do Sal recebe a 30.ª PIMEL

Veja o cartaz para a edição deste ano.

Publicado

em

XXX Feira do Turismo e das Atividades Económicas de Alcácer do Sal

PIMEL promete artistas de renome no palco principal

A 30.ª edição da PIMEL – Feira do Turismo e das Atividades Económicas de Alcácer do Sal já tem data definida, assim como os cabeças-de-cartaz que vão atuar no palco principal, trazendo muita animação ao certame.

A feira irá realiza-se de 23 a 26 de junho e vai ter lugar no novo Parque Urbano da cidade, que irá, assim, acolher o seu primeiro certame e o seu primeiro evento de grande envergadura, estimando-se a passagem de milhares de pessoas por este novo espaço dotado de excelentes condições para estas iniciativas.

Pelo palco principal vão passar artistas nacionais bem conhecidos do público e de talento inquestionável, nomeadamente David Carreira (23 de junho), Fábia Rebordão (24 de junho), Pedro Abrunhosa (25 de junho) e Diogo Piçarra (26 de junho).

Todos estes espetáculos terão início às 22h e terão entrada gratuita, tal como todo o certame, à semelhança dos anos anteriores.

A estes concertos juntar-se-ão outras atuações musicais e de dança, além de demonstrações/ aulas de desporto, a par da divulgação de atividades relacionadas com os produtos endógenos, a doçaria tradicional (conventual) e a gastronomia local, sem esquecer o turismo, o empreendedorismo e toda a atividade económica.

“Parabéns, PIMEL – 30 edições” é uma coorganização do Município de Alcácer do Sal, Associação de Agricultores e Caixa de Crédito Agrícola de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo, e tem por foco a comemoração das 30 edições do certame.

Continuar a ler

Agenda

Ataque ao Forte da Graça, em Elvas.

É só uma recriação histórica.

Publicado

em

Ataque ao Forte da Graça

4 e 5 de junho

O Forte da Graça vai ser palco de recriação histórica, nos próximos dias 4 e 5 de junho, organizado pela Câmara Municipal de Elvas com o apoio do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, Associação Napoleónica Portuguesa e Associação Portuguesa para a Preservação e Estudo de Armas Históricas.

A iniciativa pretende ser uma simulação histórica de Ataque ao Forte e evocar o cerco ocorrido no ano de 1811 pelo exército Francês, comandado pelo General Jean de Dieu Soult, proporcionando aos habitantes e visitantes vivenciar os costumes e vivências da época.

Para estes dias de encenação histórica vamos ter no Forte da Graça bancas de artesanato, produtos da terra, tabernas, desfile pelas ruas do Centro Histórico, em autênticas recriações históricas, que oferecem um leque variado de vivências e experiências num ambiente único e inesquecível.

O evento conta ainda com demonstrações de tiro de infantaria e artilharia nas muralhas do forte; fosso com demonstrações de cavalaria; baile oitocentista no cruzeiro e recriação histórica noturna de combate entre o terrapleno e revelim.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!