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Beja sem candidaturas no apoio à mobilidade. Évora é a cidade preferida no Alentejo. – TDS Radio e Televisão do Sul
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Economia

Beja sem candidaturas no apoio à mobilidade. Évora é a cidade preferida no Alentejo.

Baixo Alentejo não é citado

Rádio e Televisão do Sul | TDS

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 Programa de apoio à mobilidade para o Interior

“alargado a residentes no estrangeiro”

O Governo vai alargar a medida Emprego Interior MAIS – Mobilidade Apoiada para um Interior Sustentável às pessoas residentes em países estrangeiros que decidam mudar-se para o Interior de Portugal para trabalhar.

Ao abrigo desta medida, é atribuído um apoio financeiro direto de até 4.827 euros a quem se muda do Litoral para o Interior de Portugal para trabalhar.

No caso dos cidadãos residentes em países estrangeiros, a mudança passará a poder ser feita diretamente do exterior para estes territórios.

Ao abrigo desta medida, que está disponível desde agosto de 2020, foram já recebidas 560 candidaturas, que correspondem a 980 pessoas (incluindo os elementos do agregado familiar dos candidatos).

A maior parte das candidaturas recebidas está associada a processos de mobilidade oriundos dos distritos de Lisboa (38%), Porto (17%) e Setúbal (11%) e para os distritos de Castelo Branco (20%), Évora (9%), Guarda (9%), Bragança (8%) e Portalegre (8%).

Mais de dois terços (68%) dos candidatos à medida mudaram-se para o Interior para trabalhar por conta de outrem, 26% criaram o seu próprio emprego e 6% criaram empresas. Os distritos de destino com maior proporção de candidatos que criaram o próprio emprego são Braga (43%), Bragança (37%), Vila Real (32%) e Viseu (32%). Já os distritos de destino com maior criação de empresas são Aveiro (33%), Setúbal (19%) e Faro (15%) e Viana do Castelo (13%).

A maioria dos candidatos com processos aprovados tem menos de 34 anos (52%). No total, 63% dos candidatos com processo de mobilidade para o Interior têm o ensino superior.

No total, o apoio pode ascender a 4.827 euros – o apoio financeiro direto a conceder a quem se mudar para o interior é de 2.633 euros, a que acresce uma majoração de 20% por cada elemento do agregado familiar (até ao limite de 1.316 euros). É ainda comparticipado o custo de transportes de bens, até ao limite de 878 euros.

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, sublinha que “é fundamental criar condições para fixar jovens no interior. Com este alargamento damos um importante passo para o posicionamento internacional de Portugal como um destino a partir do qual se pode trabalhar para qualquer ponto do mundo”.

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, assinala que “a pandemia mostrou a muitos cidadãos e empresas que, trabalhando a partir do Interior, se consegue maior qualidade de vida e uma mais fácil conjugação entre vida familiar e vida profissional. Alargar estes apoios a cidadãos estrangeiros é mais uma forma de contribuir para a atratividade e competitividade destes territórios”.

O Emprego Interior MAIS integra o programa “Trabalhar no Interior”, dinamizado por várias áreas governativas e coordenado pela área da Coesão Territorial. Esta medida tem financiamento assegurado por fundos europeus dos Programas Operacionais Regionais.

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Economia

Embraer vende fábricas de Évora a espanhóis

O negócio foi concluído por 172 milhões de dólares, cerca de 150 milhões de euros

Rádio e Televisão do Sul | TDS

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Embraer vende fábricas de Évora

“Ativos em Portugal rendem 150 milhões de euros”

A fabricante brasileira de aviões Embraer vendeu os ativos que detinha em Portugal à espanhola Aernnova Aerospace SAU.

O negócio foi concluído por 172 milhões de dólares, cerca de 150 milhões de euros, avançou a Bloomberg.

Em causa estão as subsidiárias Embraer Portugal Estruturas Metálicas e Embraer Portugal Estruturas em Compósitos. De acordo com o comunicado emitido pela Embraer, a Aernnova vai assumir a operação das duas unidades industriais, situadas no Parque Industrial Aeronáutico de Évora, e garantir a produção de componentes para o portfólio de aeronaves Embraer.

As duas empresas assinaram um “acordo comercial de longo prazo” que aumenta “a previsão de receitas de longo prazo da Aernnova”, que terá em Évora os seus maiores centros produtivos no mundo.

A Embraer classifica o acordo como “estratégico”, defendendo que este “reforça e consolida o seu compromisso com Portugal, país onde a empresa mais investe na capacidade industrial, fora do Brasil, e que possui uma localização estratégica para a sua presença na Europa”.

O acordo, refere o comunicado, “contempla a venda de todas as ações das referidas subsidiárias da Embraer à Aernnova”, por 172 milhões de dólares, “sujeito a ajustes” até ao encerramento.

“O acordo tem como objetivo aumentar a capacidade de produção dos centros de excelência, cuja operação tem uma importância estratégica para os produtos atuais e futuros da Embraer”, lê-se na mesma nota.

As instalações de Évora têm 37.100 e 31.800 metros quadrados, respetivamente, e empregam cerca de 500 pessoas.

O complexo produz “componentes para asas e estabilizadores verticais e horizontais para programas aeronáuticos da Embraer como os jatos executivos Praetor 500 e Praetor 600, as duas gerações da família de E-Jets de jatos comerciais e o jato multimissão KC-390 Millennium”.

Para Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer, o acordo “é um importante passo” na estratégia de otimização de ativos da empresa, “que visa maximizar o uso” de unidades e “melhorar a rentabilidade da companhia”.

O responsável diz-se “satisfeito” com o acordo, que “permitirá a ampliação dos níveis de ocupação nas fábricas de Évora e a diversificação da base de clientes, trazendo novas oportunidades de negócios”.

Já Ricardo Chocarro, CEO da Aernnova, salienta que “o acordo é mais um passo na estratégia de crescimento da Aernnova, que reforça ainda mais o status da companhia como uma líder global no design e na produção de aeroestruturas”.

O responsável revela que a Aernnova quer “avançar ainda mais nas operações das instalações e estabelecer Évora como um modelo na fabricação de aeroestruturas, com o suporte técnico e comercial do Grupo Aernnova”.

A empresa espanhola tem mais de 4.500 funcionários e mantém operações no Brasil, México, Reino Unido e EUA. Além da Embraer, tem clientes como a Airbus, Bell Helicopters, Boeing, Northrop Grumman, Sikorsky, e Space X.

Com Jornal de Negócios

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Economia

“Sevenair” abre em Ponte de Sor e contrata 40 trabalhadores

Inauguração agendada para dia 14 Janeiro

Rádio e Televisão do Sul | TDS

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Inauguração do Hangar da Sevenair no dia 14 janeiro

“Aeródromo Municipal de Ponte de Sor”

A Câmara Municipal de Ponte de Sor e a Sevenair inauguram o novo hangar da empresa no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, na próxima sexta-feira, dia 14, pelas 10h30, com a presença de diversas entidades oficiais e outras empresas que ocupam esta infraestrutura.

O projeto do grupo Sevenair implica um investimento faseado ao longo da concessão do hangar que agora se inicia, de mais de €7.4M e a contratação de cerca de 40 profissionais, sendo estes na sua grande maioria, licenciados ou com licenças aeronáuticas, revela o grupo.

A Sevenair é um grupo de empresas da área aeronáutica completamente vertical – detendo todas as áreas de atuação, desde a formação, manutenção, handling e companhia aérea, porventura a área mais visível das suas operações. Detém sete bases, Bragança, Vila Real, Viseu, Cascais, Portimão e Madeira. Todo o grupo é detido por capital privado de nacionalidade portuguesa e conta já com 33 anos no mercado, tendo, nos últimos cinco, feito o rebranding que a permitiu apresentar-se como Grupo Sevenair.

A Câmara Municipal de Ponte de Sor já tornou público que a Sevenair é uma das quatro empresas que se irão instalar no Aeródromo Municipal e que, juntas, no próximo ano criarão 250 postos de trabalho direto e investirão na cidade, cerca de 20 milhões de euros nos próximos anos.

A Sevenair pretende instalar duas grandes atividades no novo hangar: manutenção de aeronaves e formação de Técnicos de Manutenção de Aviões. No que concerne à manutenção, o foco da empresa “é captar o mercado das aeronaves turboprop da península ibérica e norte de áfrica, uma vez que com as atuais instalações em Cascais não estamos com capacidade de resposta. Estamos a falar de aeronaves monomotor e multimotor com até 10 toneladas”, refere Alexandre Alves CCO do grupo. Importa destacar que as divisões de manutenção do grupo (Sevenair Maintenance e Sevenair Avionics) são certificadas pela ANAC (Autoridade Nacional da Aviação Civil) em conformidade com as regras da EASA (autoridade europeia) para manutenção em 40 tipos de aeronaves de 15 diferentes fabricantes, o que lhe confere uma ampla possibilidade de captação de clientes internacionais.

Para Ponte de Sor, “tornar o seu Aeródromo um local de manutenção de aeronaves internacionais, com a expertise que isso acarreta, consolida a sua política de aposta de crescimento económico neste setor e afirma a relevância do cluster aeronáutico, ajudando-o a projetar-se internacionalmente”, refere Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal.

Na formação de Técnicos de Manutenção de Aviões, uma das áreas mais relevantes do grupo empresarial, pretende a Sevenair, “não só contribuir para que haja mais técnicos disponíveis numa área com grande escassez de profissionais qualificados, como a de dar suporte a outros projetos que se irão instalar no Aeródromo de Ponte de Sor e que de muita mão de obra qualificada necessitam”, acrescenta Alexandre Alves.

A divisão de formação (Sevenair Academy) é certificada pela ANAC, de acordo com as regras da EASA, e aprovada pela AAC (agência de aviação civil de Cabo Verde).

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Economia

Ligação Sines – Brasil com autorização para avançar.

A importância da ligação de Portugal, através de uma crescente rede de cabos de dados de última geração, é fundamental no posicionamento nacional na economia dos dados, matéria que tem sido prioritária na ação governativa.

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DGRM atribui TUPEM para o cabo EllaLink

“Avança ligação submarina entre Sines/Marrocos”

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) procedeu à atribuição do Título de Utilização Privativa do Espaço Marítimo (TUPEM) para o promotor do cabo EllaLink iniciar a instalação de uma ligação a Marrocos, a partir do backbone principal, que liga Sines ao Brasil.

O TUPEM foi atribuído ao abrigo do Decreto-Lei n.º 38/2015, no regime de concessão por 25 anos, contemplando no mar português uma área de implantação do cabo ótico submarino de 2.338 metros quadrados e uma área de proteção de 116.238 metros quadrados. Consiste na instalação de um branch de cabo submarino internacional que permitirá a ligação a Casablanca, apresentando um comprimento de cerca de 420 quilómetros, através de um cabo de dois pares de fibras que permite uma largura de banda de 50 Terabit/s.

Os trabalhos estão em fase avançada de preparação e o cabo deverá começar a ser instalado ainda durante o próximo mês de janeiro, com vista ao arranque em funcionamento na primeira metade de 2022. Com mais este passo, o promotor dá cumprimento ao seu planeamento do importante projeto de ligação de dados de baixa latência EllaLink, que já está a operar entre Sines e Fortaleza e com uma ramificação à Ilha da Madeira, alargando-se a rede de interconexões a diferentes geografias, neste caso ao norte de Africa.

A importância da ligação de Portugal, através de uma crescente rede de cabos de dados de última geração, é fundamental no posicionamento nacional na economia dos dados, matéria que tem sido prioritária na ação governativa.

Recorde-se que o projeto EllaLink contempla a primeira ligação direta entre a Europa e o Brasil, através de um cabo de ultra banda larga, com seis mil quilómetros de extensão e representando um investimento de 150 milhões de euros.

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Economia

Comissão europeia dá nota positiva aos portos de Sines e Setúbal

Portos de Sines e Setúbal auditados.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

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Comissão Europeia

“Auditória ao Terminal de Sines”

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que, de 29 de novembro a 3 de dezembro, decorreu uma visita e auditoria da Comissão Europeia a Portugal, no âmbito dos procedimentos para as operações em segurança de carga e descarga de navios graneleiros.

Através da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), a auditoria foi realizada nos termos da Diretiva 2001/96/EC, que estabelece normas e procedimentos harmonizados para a segurança das operações de carga e descarga de navios graneleiros, tendo sido em primeiro lugar auditada a DGRM, enquanto autoridade nacional competente para a presente diretiva, tendo depois sido auditados os terminais graneleiros nacionais selecionados pela EMSA.

Assim, por sua seleção, os auditores tiveram oportunidade de estar presente e acompanhar as operações nos portos de Leixões, Setúbal e Sines, tendo a auditoria terminado com nota positiva sobre Portugal e identificado algumas oportunidades de melhoria.

A Diretiva em questão tem como objetivo melhorar os procedimentos de segurança dos navios graneleiros que efetuam operações de carga e descarga de cargas sólidas a granel nos portos da União Europeia, bem como reduzir os riscos de danos causados aos navios durante as operações de carga e descarga, e ainda, harmonizar as normas aplicáveis aos navios e aos terminais, bem como a cooperação e comunicação entre estes.

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