Siga-nos

Últimas

Beja perde esquadra de Helicópteros ‘Koala’

O anúncio oficial deverá ser feito em breve pelo ministro da defesa

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

A Força Aérea Portuguesa vai transferir a esquadra dos helicópteros ligeiros Koala da base de Beja para a BA1, em Sintra.

O anúncio será feito em breve pelo Ministério da Defesa

Será em Sintra que irá nascer o Centro de Formação Multinacional de Helicópteros militares da UE, prevendo-se a sua abertura em 2021 e um investimento nacional na casa dos quatro milhões de euros.

A confirmação foi feita por João Gomes Cravinho que falava em conferência de imprensa no Ministério da Defesa, em Lisboa, após receber o diretor executivo da Agência Europeria de Defesa (AED), embaixador Jorge Domeck (espanhol).

Esse centro dedicado à formação de pilotos e tripulações militares “será um grande valor acrescentado” para Sintra, para a Força Aérea e para Portugal, destacou o ministro da defesa João Gomes Cravinho.

A nova escola em Sintra vai concentrar “um importante centro de formação” a transferir do Reino Unido, em processo de saída da UE, com outras escolas existentes em vários países europeus e que, a partir de 2021, dote a Europa de uma verdadeira escola de formação de pilotos e tripulações de helicópteros militares, referiu Gomes Cravinho.

Em Beja estão 2 Koala AW119

Dois dos cinco helicópteros Koala AW119 comprados pelo Governo português ao fabricante italiano Leonardo Helicopters foram entregues, em Beja, pelo Ministro da Defesa à Força Aérea Portuguesa .

A Força Aérea explicou que se “trata de um helicóptero extremamente versátil, capaz de operar em ambiente noturno e de cumprir missões como instrução básica e avançada de voo; busca e salvamento; evacuação sanitária; patrulhamento e observação; apoio ao combate aos incêndios rurais.”

A aeronave, com capacidade para transportar até sete passageiros (além do piloto) está equipada com um trem de aterragem do tipo “patins”, com capacidade de instalação de flutuadores para a missão de busca e salvamento em ambiente marítimo.

Pode ainda ser equipado com guincho e farol de busca.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Sociedade

Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada assinalado em Évora.

Comemorações ficaram marcadas pela chuva

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Évora recebeu as comemorações nacionais do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, que contou com um programa que se iniciou às 9h30 com a Missa na Sé de Évora em memória das vítimas da estrada.

As cerimónias ficaram marcadas pelo mau tempo. A Concentração na Praça do Giraldo seguiu depois para o Memorial das Vítimas e antes teve lugar uma cerimónia na Câmara Municipal de Évora. (Veja vídeo)

Após a deposição das varas teve lugar o encerramento das celebrações.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Novembro 2019
S T Q Q S S D
« Out    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul