Siga-nos

Autarquias

Beja, Évora e Portalegre entre os concelhos com risco elevado.

Saiba qual é o número de infectados nas 3 cidades

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Évora-208 Beja-100 Portalegre-114

Capitais de distrito do Alentejo com movimentações restritas

“Capitais de distrito entram na lista dos 191 concelhos “

As 3 capitais de distrito, no Alentejo, estão agora com medidas mais restritas.

Évora que está atualmente a viver um novo surto relacionado com um Gabinete de Contabilidade tem 208 casos activos. Um número que tem vindo a aumentar apesar de estarem praticamente resolvidos os surtos do Lar de Évora e de um Ginásio.

A situação mais complicada, neste momento, vive-se em Portalegre com o Lar da Santa Casa da Misericórdia com um surto activo e já com largas dezenas de infectados aguardando-se ainda o resultado de testes a funcionários. Em Portalegre a autarquia anunciou que existem 114 casos activos.

Em Beja a situação já não é nova. A cidade já estava na lista ‘vermelha’ de covid 19 muito por culpa dos surtos em dois lares da cidade assim como no próprio Hospital. Beja tem agora 100 casos activos.

Autarquias

Aljustrel vai contestar inclusão na lista dos concelhos de risco elevado.

Autarquia diz que foi levado em conta número errado de habitantes

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Município vai contestar inclusão

“Autarquia diz que foi levado em conta número errado de habitantes”

O Município de Aljustrel, com base nos critérios decretados pelo Conselho de Ministros, passou a integrar a lista dos concelhos considerados de risco elevado no âmbito da pandemia Covid-19.

Segundo a autarquia “… o Governo, se baseia na última estimativa efetuada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2019, e não no número de habitantes que está referenciado no último Censos.

Este critério não tem ainda em conta, por exemplo, o número de inscritos no Centro de Saúde de Aljustrel, que, neste caso, é superior [9333 utentes].”

E adianta, “Assim, tendo por base a última estimativa do INE de 2019, a fórmula baseou-se na seguinte equação: 20 (número de casos nos últimos 14 dias) ÷ 8247 ( população residente estimada em 2019) = 0,00242512x 100.000 = 242, 51 (240/100.000 é o número limite).

O Município de Aljustrel, embora neste momento de pandemia queira sempre fazer parte da solução e estar inteiramente disponível para colaborar com todas as autoridades e entidades, vai “contestar o critério adotado, por entender que o Concelho sai penalizado, nomeadamente em termos económicos e sociais, e porque estes números não refletem a realidade deste território, com características particulares, nomeadamente no que diz respeito ao número de população atual, fruto da forte atividade industrial e agrícola.”

Continuar a ler

error: Content is protected !!