Últimas:
Basílica Real de Castro Verde vai receber classificação de Monumento Nacional – TDS Radio e Televisão do Sul
Siga-nos
blank

Artes

Basílica Real de Castro Verde vai receber classificação de Monumento Nacional

Ainda vai ter de passar por algumas classificações antes de se tornar Monumento Nacional

Ana Catarina Ventura

Publicado

em

Imagem: VisitPortugal

Mudanças agora feita permitem essa classificação.

“Momento que nos dá muita satisfação, segundo presidente do Município”

A Diretora Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), Ana Paula Amendoeira, anunciou que a Basílica Real de Castro Verde vai ser classificada como Monumento Nacional. O anúncio foi feito aquando da assinatura do Auto de Consignação da fase mais importante das obras de reabilitação, que se realizou esta terça-feira, 10 de agosto, nos Paços do Município.

Segundo a DRCA, a Basílica Real de Castro Verde é um monumento “tão importante para todo o país, era claro para todos que estava classificado muito abaixo daquele que é o valor cultural e patrimonial que tem”. A Diretora salientou ainda que o pedido de reclassificação da Basílica Real não poderia ter sido feito antes, devido ao estado de conservação em que o monumento se encontrava. Neste momento, como consequência das diferentes ações assumidas desde 2018, o processo está finalizado e já foi entregue, encontrando-se a seguir os trâmites de avaliação para ser analisado no Conselho Nacional de Cultura.

“Para o Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, António José Brito, este processo enquadra-se nos objetivos do trabalho da Câmara Municipal e na articulação alcançada com a Paróquia de Castro Verde e a Direção Regional de Cultura do Alentejo, permitindo dar verdadeira relevância a um grande monumento de Castro Verde e de todo o país” diz o comunicado da Câmara. “Este é um momento que nos dá muita satisfação, porque engrandece Castro Verde e todos os Castrenses”, acrescenta.

Continuar a ler
Publicidade

Artes

Biblioteca e Arquivo de Grândola nomeados para prémios europeus

Cerimónias finais serão a 12 de novembro, abril e maio de 2022.

Ana Catarina Ventura

Publicado

em

Imagem: Câmara Municipal de Grândola

Portugal “luta” com mais 41 países

“Concursos contemplam arquitéturas”

A nova Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola, um projeto dos arquitetos Matos Gameiro e Pedro Domingos, está nomeada para dois dos mais importantes Prémios Europeus de Arquitetura:  o European Union Prize for Contemporary Architecture – Mies van der Rohe Award e o BigMat International Architecture Award ‘ 21.

Para o European Union Prize for Contemporary Architecture – Mies van der Rohe Award, a nomeação junta-se a outras 531 obras de 41 países diferentes. Os vencedores serão anunciados em abril e a entrega de prémios terá lugar em maio de 2022.

O edifício da Biblioteca e Arquivo de Grândola foi igualmente selecionado para representar o melhor da arquitetura no nosso país no BigMat International Architecture Award ‘ 21, a par de projetos da Bélgica, República Checa, França, Itália, Eslováquia e Espanha. A cerimónia final terá lugar no dia 12 de novembro de 2021.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!