Siga-nos

Sociedade

Barreiras para Corujas instaladas na EN11

A implementação destas medidas, cuja realização  é pioneira em Portugal Continental, em vários locais do concelho de Montemor-o-Novo, traduz a enorme riqueza e diversidade de espécies, sejam elas animais ou vegetais, que existem na área do concelho de Montemor-o-Novo e que importa preservar.

Avatar

Publicado

em

Dando continuidade aos trabalhos do projeto LIFE LINES (LIFE14/NAT/PT/001081), do qual a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo é parceira, foram recentemente instaladas no concelho de Montemor, em vários pontos da EN114, que liga Montemor-o-Novo a Évora, barreiras para corujas.

Com um traçado específico estudado para o efeito, estas barreiras, construídas em redes e lona microperfurada, pretendem reduzir a mortalidade das corujas-do mato, forçando-as a voar mais alto, por cima das redes, evitando assim o seu atropelamento.

Neste momento, e durante os próximos meses, encontram-se a decorrer os trabalhos de monitorização. Espera-se agora que nestes locais, identificados como pontos negros de mortalidade para esta espécie, surjam resultados que possam demonstrar a eficácia das barreiras na redução do número de corujas mortas.

Para além da colocação destas barreiras, a Infraestruturas de Portugal S.A., entidade também parceira do projeto, promoveu, à semelhança dos trabalhos realizados pela Câmara Municipal ao longo da Estrada Municipal 535, que liga Santiago do Escoural a São Cristóvão, a colocação de barreiras de anfíbios.

Sociedade

Festas de S. Pedro da Marateca motivam corte de trânsito

A infração estará sujeita a penalização (reboque e coima).

Amilcar Matos

Publicado

em

Durante as Festas de S. Pedro da Marateca, que se realizam de 28 a 30 de junho, organizadas pela Associação de Festas de S. Pedro da Marateca, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela e da União das Freguesias de Poceirão e Marateca, o trânsito estará cortado em várias vias em Águas de Moura. O corte de trânsito ocorre nos seguintes dias, horários e locais:

Dia 28 de junho, das 20h00 às 21h00

  • Rua Hermenegildo Capelo (traseiras do Centro Comunitário)
  • Rua Heróis do Ultramar
  • Avenida da Liberdade
  • Rua de S. Pedro
  • Parque Multiusos Engenheiro Barros Santos

Dia 30 de junho, das 18h00 às 20h00

  • Avenida da Liberdade (entre a Igreja e o Quartel dos Bombeiros Voluntários, nos dois sentidos)

Continuar a ler

Top

TDS Peça Orçamento