Siga-nos

Sociedade

Barreiras para Corujas instaladas na EN11

A implementação destas medidas, cuja realização  é pioneira em Portugal Continental, em vários locais do concelho de Montemor-o-Novo, traduz a enorme riqueza e diversidade de espécies, sejam elas animais ou vegetais, que existem na área do concelho de Montemor-o-Novo e que importa preservar.

Avatar

Publicado

em

Dando continuidade aos trabalhos do projeto LIFE LINES (LIFE14/NAT/PT/001081), do qual a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo é parceira, foram recentemente instaladas no concelho de Montemor, em vários pontos da EN114, que liga Montemor-o-Novo a Évora, barreiras para corujas.

Com um traçado específico estudado para o efeito, estas barreiras, construídas em redes e lona microperfurada, pretendem reduzir a mortalidade das corujas-do mato, forçando-as a voar mais alto, por cima das redes, evitando assim o seu atropelamento.

Neste momento, e durante os próximos meses, encontram-se a decorrer os trabalhos de monitorização. Espera-se agora que nestes locais, identificados como pontos negros de mortalidade para esta espécie, surjam resultados que possam demonstrar a eficácia das barreiras na redução do número de corujas mortas.

Para além da colocação destas barreiras, a Infraestruturas de Portugal S.A., entidade também parceira do projeto, promoveu, à semelhança dos trabalhos realizados pela Câmara Municipal ao longo da Estrada Municipal 535, que liga Santiago do Escoural a São Cristóvão, a colocação de barreiras de anfíbios.

Sociedade

O tempo continua quente mas em Agosto pode chover.

A última semana de Agosto será marcada por temperaturas agradáveis, pouco vento, mas instabilidade ocasional.

TDS noticias

Publicado

em

A previsão aponta para uma perturbação da corrente subtropical, perturbação que deverá gerar um aumento da instabilidade atmosférica sobre o território.

Não se aguarda um aumento significativo da intensidade do vento nem uma descida anormal das temperaturas.  Ao que tudo indica continuará o tempo pouco ventoso e com temperaturas próprias para a altura do ano.

No entanto teremos um aumento da nebulosidade e um aumento das probabilidades de chuva, em regime de aguaceiros e trovoadas dispersas.

Iremos continuar a assistir a um gradual aquecimento das águas costeiras e a condições meteorológicas deverão ser bastante agradáveis nas regiões do litoral, já que a instabilidade tenderá a ser mais acentuada no interior.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Agosto 2019
S T Q Q S S D
« Jul    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul