Siga-nos

Agricultura

Barragem de Santa Clara faz 50 anos

Para assinalar a data, nos dias 10, 11 e 12 de maio, o Município de Odemira e a Associação de Beneficiários de Mira vão promover um programa de atividades abertas a toda a comunidade.

TDS Telefonia do Sul

Publicado

em

A Barragem de Santa Clara, no interior do concelho de Odemira assinala este ano o seu 50º aniversário. No dia 11 de maio de 1969, foi inaugurada aquela que é a maior obra pública do concelho, após 10 anos de construção.

A inauguração da Barragem aconteceu a 11 de maio de 1969, após 10 anos em construção, com a presença do Presidente da República, Almirante Américo Thomaz, e do Presidente do Conselho de Ministros, Marcello Caetano

As comemorações incluem cerimónia evocativa, exposições, concertos, atividades dirigidas ao público escolar e atividades desportivas, com entradas livres, com o objetivo de promover uma grande festa para a população para celebrar a obra que proporcionou o abastecimento de água a um vasto território entre o interior e o litoral.

Na manhã dia 10 de maio, na Barragem de Santa Clara, as atividades serão dedicadas à comunidade escolar, com ações de promoção ambiental (pelo Município de Odemira), visita às instalações da Barragem (pela Associação de Beneficiários do Mira), experiências sobre energia (pela ACAL – Associação para a Ciência do Alentejo Litoral), pintura mural com Mistik e Gnose e iniciação à canoagem (pelo Clube Fluvial Odemirense). Pelas 15.00 horas será inaugurada a exposição alusiva aos 50 anos da Barragem pela ZUT – Associação Cultural, que decorrerá em vários espaços da aldeia de Santa Clara-a-Velha. Durante a tarde decorrerá, na Casa do Povo, o colóquio “O Plano de Rega, a Barragem e a Charneca”, promovido pela Associação GESTO – Grupo de Estudos do Território de Odemira, e a tertúlia “Memórias vivas da Barragem”, dinamizado pelo Município. Pelas 21.00 horas, no Largo da Igreja Matriz, será apresentado um documentário sobre a construção da Barragem.

No dia 11 maio, na Barragem, pelas 15.00 horas, decorrerá a Cerimónia Comemorativa e inauguração de Monumento Evocativo, atuação dos alunos do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso e pintura de tela ao vivo por Philippe Peseux. Pelas 21.30 horas, terá início um espetáculo que reúne em palco o grupo Ala dos Namorados e a Banda Filarmónica de Lavre, seguido de espetáculo piromusical e a atuação do DJ João Machado.

No domingo dia 12 de maio, também junto à Barragem, será promovido o 2º Trail do Mira e o 13º percurso de BTT “Terras do Mira”. A partir das 15.00 horas decorrerá a Tarde Cultural, a atuação do grupo etnográfico Gentes do Alto Mira, Grupo Coral Cantadores do Desassossego e do artista Toy.

Durante os dias de sábado e domingo, das 10.00 às 18.00 horas, haverá passeios de barco, visitas às instalações da Barragem, exposição e exibição de documentário sobre a Barragem na aldeia de Santa Clara-a-Velha. Haverá transporte gratuito entre a aldeia de Santa Clara e a Barragem.

 

A Barragem de Santa Clara

A Barragem de Santa Clara é uma obra estruturante para a região, destinada a duas importantes valências: fornecimento de água para abastecimento público e rega. Até à construção da Barragem de Alqueva, esta foi a maior barragem portuguesa.

O Plano de Rega do Alentejo, lançado em 1957, possibilitou em 1962 a adjudicação de algumas obras, entre elas a barragem do Rio Mira, sob a responsabilidade do Ministério das Obras Públicas, à data liderado pelo Engº Eduardo Arantes e Oliveira.

A inauguração da Barragem aconteceu a 11 de maio de 1969, após 10 anos em construção, com a presença do Presidente da República, Almirante Américo Thomaz, e do Presidente do Conselho de Ministros, Marcello Caetano, bem como de todo o Governo, entidades regionais e nacionais e de milhares de populares.

A Barragem localiza-se no troço do Rio Mira, com início a cerca de 3 Km a montante da localidade de Santa Clara-a-Velha. Dispõe de uma bacia hidrográfica com uma área aproximada de 520 Km2, que serve uma albufeira com uma capacidade total de 485.000.000 m3. A área inundada pela albufeira é de 1986 ha, correspondendo a um perímetro de 242 Km.

Agricultura

Esporão vai andar ‘mais devagar’

‘Mais. Devagar.’ vem cimentar o percurso que o Esporão tem feito para construir uma empresa melhor e mais sustentável. É igualmente uma reflexão sobre o propósito da empresa e uma contribuição para mitigar os problemas que afectam o mundo, cada vez mais apressado e menos humano.

TDS Telefonia do Sul

Publicado

em

A nova campanha do Esporão inicia um novo ciclo na comunicação da empresa e das suas marcas. Desenvolvida pela agência holandesa KesselsKramer, a campanha é protagonizada por colaboradores do Esporão e pretende promover o debate na sociedade sobre a necessidade de abrandar nos dias de hoje.

Catarina Santos, Directora de Marketing do Esporão, explica que “Esta campanha é um desafio a todos nós, questionando a obsessão da sociedade moderna em querer fazer tudo mais depressa.

Quando, pelo contrário, abrandar traz-nos mais felicidade. No Esporão seguir o ritmo da natureza na nossa produção é algo que já nos guia. Para nós, devagar é melhor”. Este desafio fica explicito no Manifesto da marca e é resumido na sua  nova assinatura: ‘Slow Forward’, em inglês e ‘Mais. Devagar.’ em português.

Catarina Santos, acrescenta ainda que: “é uma campanha genuína na sua mensagem e na sua forma. Os colaboradores do Esporão deram literalmente a cara e a agência KesselsKramer ajudou-nos a contar a nossa história.”

Esta campanha surge no seguimento de um estudo realizado pela Universidade Católica Portuguesa sobre o ‘Slow Lifestyle em Portugal’, que foi apresentado no CCB a par de uma TALK com a voz mundial do Slow, Carl Honoré. A campanha, internacional e multimeios, é complementada com relações públicas e produção de conteúdos em diversas plataformas – redes sociais e até um site próprio www.maisdevagar.com

Mais. Devagar.’ vem cimentar o percurso que o Esporão tem feito para construir uma empresa melhor e mais sustentável. É igualmente uma reflexão sobre o propósito da empresa e uma contribuição para mitigar os problemas que afectam o mundo, cada vez mais apressado e menos humano.

Gijs van Den Berg, Director criativo da KesselsKramer, releva que para eles “é muito importante que a história que contamos seja genuína. Precisa de ser baseada no verdadeiro carácter da marca. ‘Mais. Devagar.’ não é um sentimento vazio, é uma filosofia que sustenta tudo o que o Esporão faz. Quisemos inspirar os outros a acreditar no poder do Slow, tanto quanto o Esporão acredita.”

MANIFESTO

Vivemos no tempo da pressa. Crescemos depressa. Trabalhamos depressa.

Comemos, bebemos, dormimos depressa.

Esquecemos depressa o que vemos depressa. E quando lemos, lemos depressa.

Amamos depressa. Fartamos depressa. E quando não enviamos emojis, escrevemos dprs.

Depressa não é para a frente. É só… urgente.

Depressa é à pressa.

Nós somos da terra do devagar.

Devagar tem outro sabor. Devagar é melhor.

Devagar tem respeito.

Devagar é um talento, e vai longe.

Sim, vivemos no tempo da pressa. Mas se tudo o que fizermos for para ontem, o que acontece a hoje e ao amanhã?

Há várias maneiras de andar para a frente. Esta é a nossa.

Esporão.

Mais. Devagar.

Continuar a ler
Publicidade
Acidentes6 horas atrás

Ciclista em estado grave após colisão com automóvel

Atletismo7 horas atrás

Circuito Fitness de Vila Nova de Stº André

Crime10 horas atrás

Tesoureiro da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Sor detido pela PJ

Autarquias15 horas atrás

Viana do Alentejo junta eleitos e nascidos em 1974

Crime15 horas atrás

PSP de Portalegre apreendeu arsenal de armas

Acidentes15 horas atrás

Acidente em Campo Maior com pesado

Crime16 horas atrás

Rio Tejo – Apreendidas 36 redes de pesca ilegal de meixão e enguias

Crime16 horas atrás

ASAE apreende 3 170 artigos em combate à contrafação

Agricultura17 horas atrás

Esporão vai andar ‘mais devagar’

Autarquias23 horas atrás

Bombeiros de Montemor o Novo com novas viaturas

Agricultura1 dia atrás

Investidores visitam Alqueva. Edia quer mostrar nova realidade criada pelo empreendimento e oportunidades de negócio.

Acidentes1 dia atrás

Despiste em S.Torpes(Sines) faz ferido ligeiro

Agenda1 dia atrás

Beja é Romana a partir de 5ª feira (vídeo)

Sociedade1 dia atrás

Principais impactes do Meo Sudoeste em livro. A TDS foi ouvir a população. (vídeo)

Vídeos incríveis1 dia atrás

Macacos tomam banho em piscina…para refrescar

Acidentes1 dia atrás

Ambulância em que morreram 2 socorristas não estava certificada

Música2 dias atrás

Cuba canta alentejano

Sociedade2 dias atrás

Conhece o pescador de Lampreias do Guadiana ? A TDS foi falar com ele.

Últimas2 dias atrás

Alterações às Leis Eleitorais

Música2 dias atrás

S.Martinho das Amoreiras recebe festival Terras Sem Sombra

Desportos2 dias atrás

Lusitano de Évora anuncia atleta para o Nacional de Futebol

Autarquias2 dias atrás

Requalificação do Centro Comunitário de Águas de Moura

Sociedade2 dias atrás

GNR sensibiliza 80 crianças sobre prevenção rodoviária

Sociedade2 dias atrás

O primeiro automóvel em Portugal em pintura

Sociedade2 dias atrás

Condicionamento de trânsito na A2 – Autoestrada do Sul

Notícia TDS2 meses atrás

Cidadão alemão denuncia arranque de sobreiros no Alentejo

Vídeos incríveis3 meses atrás

Beja não tem mar nem rio mas vai ter uma praia. Já a conhece?

Política2 meses atrás

Marido e mulher, pai e filha, irmãos e cunhados. Governo de Antº Costa tem de tudo.

Crime2 meses atrás

Aljustrel – Prisão preventiva por violência doméstica

Acidentes2 semanas atrás

As fotos e o video da ambulância que vitimou 2 socorristas da cruz vermelha de safara

Acidentes3 semanas atrás

Acidente faz um morto

Acidentes3 meses atrás

Acidente grave em Aljustrel. 2 jovens de 20 anos morrem ( com fotos )

Acidentes2 semanas atrás

Cavalo provoca acidente e mata mulher em Beja

Crime2 meses atrás

Homem detido em Vendas Novas por violência doméstica

Acidentes1 semana atrás

Acidente em Alcácer do Sal com 2 feridos graves

Últimas3 meses atrás

Homem de 49 anos morre após trator capotar em Odemira

Acidentes2 meses atrás

Touro à solta em Águas de Moura danificou 15 carros

Saúde3 meses atrás

Novo Hospital Central do Alentejo ‘nasce’ a 15 de Maio com entrega de documentação ao governo(imagens)

Sociedade2 meses atrás

Funeral de ‘Ti Mariana da Estação’ marcado por fortes emoções(veja vídeo)

Artes3 meses atrás

Nuno Veiga é fotojornalista é alentejano e é um dos melhores

Acidentes1 mês atrás

Camionista português morre em Badajoz

Acidentes2 semanas atrás

Despiste de ambulância mata 2 socorristas da Cruz Vermelha de Safara

Crime3 meses atrás

Homem detido por violar e engravidar menina de 13 anos, em Beja

Acidentes3 meses atrás

Acidente grave em Aljustrel com morte de 2 pessoas. Bombeiro conta o que viu. (com vídeo)

Acidentes2 meses atrás

Camião carregado de abóbora despista-se em Borba

Crime2 meses atrás

4 homens assaltam café na Landeira.

Acidentes2 meses atrás

Acidente no IP2. Casal e dois menores transportados para hopital Évora(fotos)

Crime2 meses atrás

4 detidos em fraude de 5 milhões em Beja, Évora, Setúbal e outros 6 distritos

Acidentes1 mês atrás

Acidente grave com 5 vítimas

Vídeos incríveis1 mês atrás

Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo (com vídeo)

Agricultura1 dia atrás

Investidores visitam Alqueva. Edia quer mostrar nova realidade criada pelo empreendimento e oportunidades de negócio.

Agenda1 dia atrás

Beja é Romana a partir de 5ª feira (vídeo)

Sociedade1 dia atrás

Principais impactes do Meo Sudoeste em livro. A TDS foi ouvir a população. (vídeo)

Vídeos incríveis1 dia atrás

Macacos tomam banho em piscina…para refrescar

Música2 dias atrás

Cuba canta alentejano

Sociedade2 dias atrás

Conhece o pescador de Lampreias do Guadiana ? A TDS foi falar com ele.

Agenda2 dias atrás

Santa Catarina (Alcácer do Sal) em festa. Veja programação

Futebol5 dias atrás

Benfiquista faz 200kms de bicicleta para ir à festa do título (vídeo/fotos)

Vídeos incríveis6 dias atrás

O Cristo Rei é sexagenário. Faz hoje 60 anos.

Música7 dias atrás

Monda em concerto para apresentar cal

Últimas1 semana atrás

Cheias, sismo, acidentes e incêndios no Cascade’19

Sociedade1 semana atrás

Bombeiros de Elvas salvam 3 gatos bebés durante incêndio (vídeo)

Desportos2 semanas atrás

A festa do Vit.Setúbal no relvado (vídeo)

Últimas2 semanas atrás

Peregrino espanhol ‘retrata’ Cristo pelas estradas

Política2 semanas atrás

Jerónimo Sousa está hoje no distrito de Évora(vídeo)

Artes2 semanas atrás

Dia da Festa do Azulejo em Beja

Desportos2 semanas atrás

Campeão de Portalegre recusa jogar no Nacional(vídeo)

Artes2 semanas atrás

Sugestão para hoje: Striptease em Aljustrel (vídeo)

Sociedade3 semanas atrás

Protesto por melhores estradas no Baixo Alentejo(c vídeo)

Acidentes3 semanas atrás

Choque entre pesados sem vítimas

Desportos4 semanas atrás

Alvaladense é campeão do Inatel de Beja

Sociedade4 semanas atrás

19ªRomaria chegou a Viana do Alentejo

Viagens4 semanas atrás

Os Anjos do Seixal ao Alandroal (vídeo)

Agricultura4 semanas atrás

Capoulas anuncia nova linha de crédito e novos apoios para o regadio.(vídeo)

Política4 semanas atrás

Ovibeja faz falta para o país diz Rio

Publicidade

Top

TDS Peça Orçamento