Siga-nos

Policias

Banda da PSP atuou nos 144 anos da PSP de Évora

Concerto incluido nos 144 anos da PSP de Évora

Carla Correia

Publicado

em

Foi um espetáculo memorável.

A Banda Sinfónica da PSP levou ontem largas dezenas de pessoas junto à Sé de Évora.

O concerto marcou o início das comemorações do 144º aniversário do comando distrital da PSP da cidade.

As comemorações vão continuar a partir de dia 1 de agosto com o hastear da bandeira nacional, sessão comemorativa e imposição de condecorações e um almoço comemorativo dos 144 anos.

A história da Banda da PSP

A Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública teve origem num agrupamento de elementos policiais com conhecimentos de música que pertenciam ao então Comando Distrital da PSP de Lisboa – actual Comando Metropolitano.

A partir de 1979, sob a Chefia do Major Silvério de Campos, aquele agrupamento evolui para um estágio de absoluto desenvolvimento artístico, o que permitiu concretizar a realização de um velho sonho de todo o pessoal da Polícia de Segurança Pública – integrar no seu efectivo uma Banda Sinfónica oficial.

0 reconhecimento público do seu mérito é notório, tendo já actuado nos mais distintos auditórios nacionais, tais como: Teatro Nacional de S. Carlos, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, entre muitos outros, para além de ter participado em programas de Rádio e Televisão.

No 128º Aniversário da Cruz Vermelha Internacional, a Banda Sinfónica da PSP foi agraciada com o Diploma e Medalha de agradecimento pela “ESPONTÂNEA E VALIOSA COOPERAÇÃO” prestada àquela Instituição.

À Banda de Música da PSP compete:

  • Contribuir para a divulgação da imagem da PSP na sua componente cultural e artística e para a valorização cultural e recreativa do pessoal da PSP;
  • Assegurar o enquadramento musical dos actos Policiais solenes;
  • Assegurar a representação da PSP em concertos, cerimónias ou festivais de âmbito nacional ou internacional;
  • Assegurar a execução de concertos ou outras intervenções musicais de carácter recreativo, em ligação com as comunidades locais que serve.

A Banda de Música da PSP rege-se por diploma próprio e é dirigida por um subintendente habilitado com o curso superior de direcção de orquestra ou equiparado.

Continuar a ler
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
700

Policias

PSP de Elvas apreende arma de fogo após discussão de trânsito

Arma de calibre 6,35mm foi apreendida juntamente com carregador e 6 munições

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

A PSP de Elvas teve conhecimento do incidente via 112.

Ocorrência aconteceu numa artéria da cidade de Elvas.

Com base numa discussão de trânsito um homem mostrou uma arma de fogo ao outro interveniente pelo lugar de estacionamento, tendo de imediato abandonado o local.

A PSP, conseguiu intercetar o cidadão.

Em comunicado a PSP confirma que “o cidadão do género masculino, de 59 anos, portava uma arma de fogo, da Classe B1, de calibre 6,35 mm, juntamente com o carregador da arma e 6 munições, estando devidamente habilitado com licença de uso e porte de arma de defesa.”

Por não estarem reunidos os pressupostos para a utilização da arma de fogo, de acordo com o Regime Jurídico de Armas e Suas Munições, Lei nº 50/2019 de 24 de julho, a arma, carregador e munições foram apreendidos pela PSP, juntamente com a licença de uso e porte de arma de defesa e livrete de manifesto da arma.

O processo seguirá os seus trâmites junto do Ministério Público, no Tribunal de Pequena Instância de Elvas.

Continuar a ler
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

CALENDÀRIO

Novembro 2019
S T Q Q S S D
« Out    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul