Siga-nos

Economia

Governo espanhol aprova novo Terminal de carga em Badajoz a pensar na Linha de Alta Velocidade

O Conselho de Ministros espanhol autorizou as obras do novo terminal de carga da Plataforma Logística do Sudoeste Europeu.

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

 Novo terminal de carga da Plataforma Logística do Sudoeste Europeu.

Irá permitir que os comboios façam a mudança diretamente nesta instalação, e não em San Fernando, como fazem atualmente. O investimento será de 12,1 milhões de euros e tem prazo de execução de 12 meses.

Este anúncio é um impulso para o terminal que é feito graças a um acordo entre a Adif e a Junta de Extremadura. «O objetivo desta ação é a construção de um novo terminal ferroviário intermodal de interesse autônomo que ajude a promover o desenvolvimento do transporte ferroviário de mercadorias na Extremadura, com o objetivo de que as empresas dessa comunidade possam se beneficiar com a diminuição de Custos de importação e exportação de mercadorias ».

Há apenas um mês, as entidades envolvidas anunciaram que o contrato havia sido modificado. Esta adenda estabeleceu o aumento do orçamento de 12,2 para 15,1 milhões de euros e também estendeu o período de execução para três anos, ou seja, até 2021.

Até agora, esperava-se que essa infraestrutura estivesse operacional. em 2020, desde que o acordo inicial foi assinado em 2018, com prazo de dois anos.

E em Portugal

De acordo com os dados do executivo comunitário, a modernização do troço Évora-Caia, com um custo estimado de 388 milhões de euros, recebe uma comparticipação da União Europeia de 56% (184 milhões de euros).
Durante o lançamento deste concurso, a comissária europeia para os Transportes, Violeta Bulc – que esteve presente no evento  –, considerou que esta é uma ligação ferroviária muito importante para todos os Estados-membros e também «muito importante  para o corredor Atlântico».

A construção e modernização dos troços do corredor internacional sul será concretizada com a utilização de travessa polivalente e bitola ibérica. « A utilização da travessa polivalente permitirá a eventual migração para a bitola europeia caso assim seja entendido no futuro»

Economia

A380 voltou a sair de Beja com destino à China

Maior avião comercial do mundo volta a voar para a China

Rádio e Televisão do Sul | TDS

Publicado

em

Foto: Bruno Baltazar | TDS (direitos reservados)

O A380 saiu do Aeroporto de Beja esta tarde com destino à China.

Foi fretado uma vez mais pelo governo francês. Desta vez irá buscar cidadãos europeus essencialmente franceses.

Em causa o Coronavírus que continua a ser o motivo para que muitos europeus queiram abandonar o continente Chinês.

A partida aconteceu cerca das 14h30 e a primeira paragem foi Paris aonde foi recolher um grupo de profissionais de saúde entre médicos e enfermeiros.

O regresso a Beja está agendado para o final desta semana.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS

Categorias

Comentários

ARQUIVO

Publicidade

Top

Copyright © 2019 TDS - Rádio e Televisão do Sul | redação: info@televisaodosul.pt 266702926 |Comercial: dialogohabil@gmail.com 917278022